SPIEM News #02 – Abril de 2023

SPIEM NEWS
abril de 2023

A SPIEM-NEWS é a newsletter electrónica da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.

Subscreva a SPIEM NEWS

Periodicidade: Bianual
Contacto: [email protected]
Editores: Ana Barbosa, Isabel Vale
e Lurdes Serrazina

O que é esta newsletter?

Esta newsletter pretende constituir-se como um meio privilegiado de comunicação entre a direção da SPIEM e os/as sócios/as, aos quais é enviada por e-mail. Fica também disponível no site da Sociedade, onde pode ser consultada por investigadores, educadores e professores que tenham interesse pelo desenvolvimento da investigação em educação matemática.
Inclui informação de relevo para a comunidade de investigação em educação matemática, como notícias, anúncios de eventos, e divulgação de projetos e trabalhos de investigação com relevância e atualidade.
Convidamos todos/as a compartilhar informação sobre Notícias, Eventos e Recursos que considerem de interesse. Para tal, envie a sua contribuição por e-mail para [email protected]

ÍNDICE

ÍNDICE

  • Nota de abertura
  • O Encontro de Investigação em Educação Matemática – EIEM 2023
  • Outras atividades da SPIEM
    — Webinares
    — Escola de Verão
  • Conferências nacionais e internacionais
  • Submissão de candidaturas a projetos
  • Recursos em investigação em educação matemática
  • Sites de sociedades de investigação em educação matemática
  • Novos doutores em educação matemática

Este é o segundo SPIEM News que segue a estrutura do número anterior e no qual destacamos algumas informações.

Para este ano civil de 2023 temos um conjunto alargado de propostas de encontros/conferências que podem ser inspiradores e apelativos para a partilha de trabalhos de investigação em curso ou finalizados.

Realizar-se-á em conjunto com a Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática a 2.ª Escola de Verão, destinada a doutorandos, tendo como o tema: A escrita de artigos científicos: desafios e oportunidades. Será na ESE de Bragança em 25 e 26 de julho de 2023.

Daremos continuidade aos webinares atlânticos, com a proposta de um ciclo composto por três webinares focados no tema “Designs de investigação em Educação Matemática”, da responsabilidade das três sociedades de Investigação em Educação Matemática de Portugal, Brasil e Espanha

Também lembramos que este ano, o EIEM 23 terá lugar em Aveiro, nos dias 18-19 de novembro, pelo que esperamos que tomem nota nas vossas agendas para nos encontrarmos e lançarmos a discussão à volta da “Resolução de problemas”. O Encontro de Investigação em Educação Matemática é uma oportunidade de fomentar a interação entre profissionais e académicos, permitindo ampliar o campo da nossa investigação. onde a oportunidade de colaborar com os colegas é provavelmente o bem mais valioso que a conferência proporciona. Sendo um tema transversal de certeza que irá suscitar a presença de vários colegas. Estas são algumas das razões para vos encorajar vivamente a participar neste evento. Por outro lado, também permite, desfrutar de Aveiro de forma descontraída e amigável.

Por fim gostaríamos de solicitar a todos os sócios que nos façam chegar sugestões de possíveis secções que sejam relevantes para a comunidade SPIEM, assim como informações que ajudem a complementar as já existentes, pois ajudam a divulgar os interesses e preocupações dos sócios da SPIEM.


Esperamos que desfrute deste boletim informativo e o considere tão esclarecedor para ler como foi para organizar.

O EIEM é o nosso encontro. Já alguma vez participou?

Em 2022 realizou-se o EIEM 2022 na Universidade Nova de Lisboa, Costa da Caparica, cujo tema foi Desenvolvimento curricular. Durante dois dias estiveram reunidos cerca de 60 participantes discutindo investigação nacional e internacional sobre o tema.


Venha este ano à 31.ª edição do EIEM. É em 18 e 19 de novembro, na Universidade de Aveiro. Tem como propósito principal refletir sobre trabalhos de investigação, concluidos ou em curso, relativos a múltiplos aspetos associados à Resolução de Problemas.

EIEM 2023
Encontro de Investigação em Educação Matemática
Universidade de Aveiro, Aveiro 18 e 19 de novembro 2023
Limite para submissão de trabalhos: 18 de setembro

Além da realização do EIEM, sabe o que a SPIEM faz?
Eis algumas das atividades que promovemos e/ou em que participamos:

Daremos continuidade este ano aos webinares atlânticos em investigação em educação matemática, iniciativa das três sociedades de Investigação em Educação Matemática de Portugal, Espanha e Brasil. Estes webinares têm como objetivo criar oportunidade de socialização e debate da investigação que atualmente se desenvolve nos três países sobre um determinado tema, criando uma ponte atlântica de diálogo e partilha.

Durante este ano 2023 realiza-se um ciclo composto por três webinares, sendo cada um da responsabilidade de uma das sociedades dinamizadoras, que tem como tema geral Designs de investigação em Educação Matemática.

Os webinares realizam-se on-line, e podem ser acompanhados no YouTube da SBEM — Sociedade Brasileira de Educação Matemática. São nas últimas quarta-feiras de setembro, outubro e novembro (realizando-se em 27 de setembro, 25 de outubro e 29 de novembro) e têm a duração de 90 minutos, repartidos entre a apresentação do orador e a discussão com os participantes.

Webinar 1 / 27 de setembro de 2023

Investigador: João Pedro da Ponte, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Título: Estudos de aula em Investigação em Educação matemática

Webinar 2 / 25 de outubro de 2023

Investigadora: Berta Barquero, Universitat de Barcelona
Título: La ingeniería didáctica como metodología de investigación y de diseño.

Webinar 3 / 29 de novembro de 2023

Investigador: Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco, Programa de Estudos de Pós-Graduação em Educação
Título: A investigação matemática em um grupo de trabalho colaborativo.

A SPIEM em conjunto com a sua congénere Espanhola SEIEM vai realizar este ano (2023) mais uma escola de Verão luso-espanhola, este ano da responsabilidade de Portugal. Decorrerá na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Esta escola é destinada a jovens investigadores em Educação Matemática.

Escola de Verão

Dias: 25 e 26 de julho de 2023
Local: ESE de Bragança
Tema: A escrita de artigos científicos: desafios e oportunidades

Mais informações serão disponibilizadas na página da SPIEM (www.spiem.pt).
Com a participação de responsáveis por revistas de Educação Matemática em Espanha e Portugal, como:

Ceneida Fernández Verdú Universidade de Alicante, editora de AIEM

Juan Francisco Ruiz Hidalgo editor chefe de PNA

Susana Carreira Universidade do Algarve, diretora de Quadrante

Quer participar em conferências, seminários e encontros?
Consulte a lista. Em muitos ainda pode propor uma comunicação.

INCTE2023
International Conference on Teacher Education
Bragança, 3-6 maio 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://incte.ipb.pt/#filter=conferencia.pt

ICEMST2023
International Conference on Education in Mathematics, Science and Technology
Capadocia, Turquia ou Online, 18-21 maio 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://www.2023.icemst.com

MERGA 45
Mathematics Education Research Group of Australasia
Newcastle, Australia, , 2-6 julho 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://merga.net.au/Public/Annual-Conference/Home.aspx

ICRES2023
International Conference on Research in Education and Science (ICRES)
Capadocia, Turquia ou Online, 18-21 maio 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://www.2023.icres.net

ICTMT 16
International Conference on Technology in Mathematics Teaching
Atenas, Grécia, 7-10 junho 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://conferences.uoa.gr/event/47/

CERME 13
13th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
Budapeste, Hungria, 10-14 julho 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://cerme13.renyi.hu/

CIAIQ2023
12º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa
Lisboa e online, Portugal, 11-13 julho 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://ciaiq.ludomedia.org/sobre-pt/

PME 46
46th Annual Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education
Haifa, Israel, 16-21 julho 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://pme46.edu.haifa.ac.il/

XVI CIAEM
XVI Conferencia de Educación Matemática
Lima, Perú, 30 julho a 4 agosto 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://xvi.ciaem-iacme.org/

CIEAEM74
Commission Internationale pour l’Ètude et l’Amélioration de l’Enseignement des Mathématiques
Malmö, Suécia, 15-19 agosto 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://www.cieaem74.se

SEMT’ 23
International Symposium Elementary Mathematics Teaching
Praga, República Checa, 20-24 agosto 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://www.semt.cz/

CIAEM/IACME XVI
Conferencia interamericana de educacion mathematica/ Inter-American Conference on Mathematics Education
Lima, Peru, 30 julho – 4 Agosto 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://ciaem-iacme.org/xvi-ciaem-en-2023/

CADGME 2023
Conference on Digital Tools in Mathematics Education
Catania, Itália, 11-13 setembro 2023
Data limite para submissão de resumos: 30 abril 2023
Limite para submissão de trabalhos: 30 novembro 2023
https://ictma21.jp/#registration

ICERI 2023
The 13th International Conference on Education, Research and Innovation
Hangzhou, China, 08-10 setembro 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
http://www.iceri.org/

ICTMA21
The 21th International Conference on the Teaching of Mathematical Modelling and Applications
Awaji Island, Japão, 10-15 setembro 2023
Limite para submissão de trabalhos: 31 maio 2023
https://ictma21.jp/#registration

MEI 9
Conference on Research in Mathematics Education in Ireland
Dublin, Irlanda, 13-14 outubro 2023
Limite para submissão de trabalhos: 24 de abril 2023
https://sites.google.com/dcu.ie/meiconference/home

ICSES2023
International Conference on Studies in Education and Social Sciences
Antalya, Turkey ou online, 20-23 outubro 2023
Limite para submissão de trabalhos: 1 setembro 2023
https://www.2023.icses.net/

Quer concorrer a financiamento para investigação?
Estão abertas candidaturas, nacionais e internacionais


 

ERC Grants 2023
Âmbito: O European Research Council (ERC) visa apoiar e financiar projetos pioneiros e investigadores em etapas progressivas na carreira, com base na excelência científica. Para 2023, o ERC divulgou já datas de convocatórias provisórias e indicativas, de forma a que os investigadores possam planear as suas candidaturas. Este programa encoraja propostas de natureza interdisciplinar e pioneiras, que abordem novos e emergentes campos de investigação e introduzam abordagens inovadoras e invenções científicas não convencionais.

Prazo para candidaturas:
Proof of Concept – 20 abril e 21 setembro de 2023
Advanced Grant – 23 maio de 2023
https://erc.europa.eu/apply-grant


 

MSCA Postdoctoral Fellowships 2023
Âmbito: As Bolsas Individuais Marie Sklodowska-Curie destinam-se a financiar projectos individuais de investigadores doutorados em todas as áreas científicas.

Prazo para candidaturas: 13 de Setembro de 2023
bit.ly/3KFBa4I


 

Erasmus+ Small-scale partnerships in the fields of school education
Âmbito: As parcerias de pequena dimensão são concebidas para alargar o acesso ao programa a intervenientes de pequena dimensão e pessoas a quem é difícil chegar nos setores do ensino escolar, da educação de adultos, do ensino e formação profissionais, da juventude e do desporto. Esta ação também apoiará formatos flexíveis – combinando atividades de caráter transnacional e nacional, ainda que de dimensão europeia – permitindo assim que as organizações disponham de mais meios para chegar às pessoas com menos oportunidades. As parcerias de pequena dimensão também podem contribuir para a criação e o desenvolvimento de redes transnacionais e para fomentar sinergias com e entre políticas a nível local, regional, nacional e internacional.

Prazo para candidaturas: 4 outubro de 2023
bit.ly/3GUS5iH


Conhece estes recursos? Verifique a lista e encontre novidades e clássicos

Produtos do projeto REASON
– Raciocínio matemático e formação de professores
O projeto REASON tinha como objetivo estudar o conhecimento matemático e didático que os professores precisam para conduzir uma prática que promova o raciocínio matemático dos alunos e estudar formas de apoiar o seu desenvolvimento em professores e futuros professores dos ensinos básico e secundário. Deste projeto resultaram vários produtos que cosntituem um conjunto de recursos que podem ajudar os professores a suportar o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos dos vários níveis de ensino
http://reason.ie.ulisboa.pt/produtos/



Quadrante
– Revista de Investigação em Educação Matemática
A Quadrante celebrou o seu 30.º aniversário com a publicação de um número temático onde são passados em revista os trabalhos publicados ao longo da sua existência, desde 1992 até 2002 organizados em quatro temáticas: Ensino  e  aprendizagem  de  temas  matemáticos,  incluindo  artigos  sobre  Números, Geometria, Álgebra, Estatística; Estudos sobre o professor que ensina Matemática; Temas matemáticos transversais, incluindo  artigos sobre Resolução  de Problemas, Raciocínio, Comunicação e Modelação Matemática; e Desenvolvimento   curricular, incluindo, entre outros, artigos sobre Avaliação, Cidadania, Etnomatemática e Tecnologias.
Este número (Vol. 31 N.º 2, 2022) constitui um recurso muito relevante para quem queira conhcecer ou estudar o percuso investigativo em educação matemática em Portugal, em particular em qualquer uma das áreas temáticas referidas.
https://quadrante.apm.pt/



Coletânea de tarefas
Coletânea de tarefas resultante de um levantamento de recursos educativos coerentes com as novas Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Básico.
http://aem.dge.mec.pt/pt/recursos

 


 

LIVROS



Mathematics and Its Connections to the Arts and Sciences (MACAS) 15 Years of Interdisciplinary Mathematics Education
Michelsen, C., Beckmann, A., Viktor Freiman, V., Jankvist, U.T., & Savard, A. (Eds.) (2022). Mathematics and Its Connections to the Arts and Sciences (MACAS). Springer.
https://doi.org/10.1007/978-3-031-10518-0
Written by experts from all over the world
Contains innovative ideas relating to mathematics and its connections to other disciplines
Present practical measures for direct use in teaching and teacher education.

 



The Mathematics Teacher in the Digital Era – International Research on Professional Learning and Practice
Clark-Wilson, A., Robutti, O., & Sinclair, N. (Eds) (2022). The Mathematics Teacher in the Digital Era – International Research on Professional Learning and Practice. Springer
Informs policy makers about curriculum innovation in digital mathematics technologies
Links research and practice concerning digital technologies for mathematical learning
Additional multimedia content accessible in browser or via SN More Media App

 



Mathematical Challenges For All
Leikin, R. (Ed.) (2023). Mathematical Challenges For All. Springer.  
Recognizes the centrality of mathematical challenge in teaching and learning mathematics
Addresses cognitive and socio-emotional components of mathematical challenge
Provides a different view on learning and teaching processes in mathematics education


 

Conhece outras sociedades de investigação em educação matemática?
Consulte a atividade daquelas com quem mais colaboramos

SBEM
Sociedade Brasileira de Educação Matemática
http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/

SEIEM
Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática
https://www.seiem.es/

 

E de outras relevantes no campo da Investigação em Educação Matemática

 

ERME
European Society for Research
in Mathematics Education
http://erme.site/

ICMI
The International Commission
on Mathematical Instruction
https://www.mathunion.org/icmi

PME
International Group for the
Psychology of Mathematics Education
https://www.igpme.org/organization/history/

Conhece os novos doutores em Educação Matemática? Consulte como se ampliou a lista de teses até março de 2023 realizadas nas diferentes Institutições de Ensino Superior

Ana Cristina Azevedo da Silva
(fev 2023)
Fazer Matemática Com A Música Em Contexto Educativo.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Romaro Antonio Silva
(jan 2023)
Apropriação de práticas de numeramento na EJA/Proeja em comunidades quilombolas do estado Amapá – Brasil: A etnomatemática como possibilidade de ensino.
Instituto de Educação da Universidade do Minho

Mónica Sofia Correia Patrício
(dez 2022)
Conhecimento sobre Estatística e o seu ensino com investigações estatísticas: um estudo de caso no 2.º Ciclo do Ensino Básico.
Universidade de Évora.

Sara Cristina Magalhães Gomes Ribeiro
(dez 2022)
Estudo etnomatemático sobre danças folclóricas: Construção e implementação pedagógica de tarefas matemáticas.
Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Sofia Isabel Andrade Graça
(set 2022)
Desenvolver a compreensão dos números racionais: uma experiência de ensino do 5.º ano de escolaridade.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

 

SPIEM News #01 – Setembro de 2022

SPIEM NEWS
setembro de 2022

A SPIEM-NEWS é a newsletter electrónica da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.

Subscreva a SPIEM NEWS

Periodicidade: Bianual
Contacto: [email protected]
Editores: Ana Barbosa, Isabel Vale
e Lurdes Serrazina

O que é esta newsletter?

Esta newsletter pretende constituir-se como um meio privilegiado de comunicação entre a direção da SPIEM e os/as sócios/as, aos quais é enviada por e-mail. Fica também disponível no site da Sociedade, onde pode ser consultada por investigadores, educadores e professores que tenham interesse pelo desenvolvimento da investigação em educação matemática.
Inclui informação de relevo para a comunidade de investigação em educação matemática, como notícias, anúncios de eventos, e divulgação de projetos e trabalhos de investigação com relevância e atualidade.
Convidamos todos/as a compartilhar informação sobre Notícias, Eventos e Recursos que considerem de interesse. Para tal, envie a sua contribuição por e-mail para [email protected]

ÍNDICE

1. Nota de abertura
2. O Encontro de Investigação em Educação Matemática EIEM 2022
3. Outras atividades da SPIEM
1. Webinars atlânticos em investigação em educação matemática
2. O novo programa de Matemática do Ensino Secundário
4. Conferências nacionais e internacionais
5. Submissão de candidaturas a projetos
6. Sites de sociedades de Investigação em Educação Matemática
7. Recursos em Investigação em Educação Matemática
8. Novos doutores em Educação Matemática

Finalmente concretizamos a SPIEM News, a newsletter da SPIEM. Projeto antigo, que com a crescente e generalizada disponibilização digital de informação pa-receu deixar de se justificar, pois as novidades e notícias a todos estão acessíveis, acabou por ganhar forma nestes tempos. Porquê agora?
É verdade que a SPIEM tem um site onde disponibi-liza muita informação, e que tudo o que se publica na newsletter se encontra na internet. Mas é preciso pro-curar — procurar e selecionar. A primeira função desta newsl etter é precisamente oferecer, de forma direta e em “poucas folhas”, um conjunto de informação selecio-nada e compilada relevante para quem se interessa por investigação em educação matemática. Por isso escolhe-mos apresentar uma lista de encontros e conferências, em território nacional e no estrangeiro, com indicação de data de submissão das propostas de comunicação; por isso incluímos também uma lista de recursos úteis para apoiar o trabalho em investigação em educação mate-mática; e, também por isso identificamos uma lista de candidaturas a projetos que constituem como oportuni-dades de financiamento no domínio da investigação em educação matemática.

No entanto, esta newsletter tem outra função. Ao ser a newsletter da SPIEM, reforça a identidade da Sociedade, dando visibilidade e pondo em comum actividades reali-zadas na comunidade portuguesa de investigadores em educação matemática. Por isso apresentamos notícias sobre a nossa principal realização anual, o EIEM, Encon-tro de Investigação em Educação Matemática, bem como sobre outra atividades que frequentemente passam des-percebidas aos sócios, em especial as que têm a ver com a nossa interação com outras sociedades de investigação, cujos sites também divulgamos. E por isso decidimos igualmente valorizar a identificação dos novos doutores em educação matemática, que ampliam a nossa comuni-dade, tornando-a mais sábia e mais dinâmica.
A SPIEM News não é, pois, apenas uma newsletter, mas é a afirmação da existência da Sociedade e dos seus sócios, e a valorização do seu trabalho, nomeadamente no que diz respeito à compreensão dos fenómenos edu-cativos e à identificação das condições que podem pro-mover o sucesso das aprendizagens em Matemática. Es-peramos que encontre interesse neste documento e que contribua para as suas futuras edições.

Ana Paula Canavarro
Presidente da SPIEM

eiem 2022

O EIEM é o nosso encontro. Já alguma vez participou? Venha este ano à sua 30ª edição. É em novembro, 19 e 20, na Universidade Nova, na Caparica.
Tem como propósito principal refletir sobre trabalhos de investigação, concluídos ou em curso, relativos a múltiplos aspetos associados ao desenvolvimento curricular. As comunicações podem ser apresentadas até 19 de setembro. Mais informação em eiem2022.spiem.pt

Além da realização do EIEM, sabe o que a SPIEM faz? Eis algumas das atividades que promovemos e/ou em que participamos:

Os webinares atlânticos em investigação em educação matemática são uma iniciativa das três sociedades de Investigação em Educação Matemática de Portugal, Espanha e Brasil. Estes webinares têm como objetivo criar oportunidade de socialização e debate da investigação que atualmente se desenvolve nos três países sobre um determinado tema, que será escolhido anualmente, criando uma ponte atlântica de diálogo e partilha.
Em cada ano, realiza-se um ciclo composto por três webinares, sobre um mesmo tema, sendo cada um dinami-zado por um/a investigador/a indicado/a por cada uma das sociedades. Em 2022 realiza-se a primeira edição dos web-inares e tem como tema geral a resolução de problemas.
Os webinares realizam-se on-line, e podem ser acom-panhados no YouTube da SBEM — Sociedade Brasileira de Educação Matemática. São sempre à quarta-feira, e têm a duração de 90 minutos, repartidos entre a apresentação por parte do/a investigador/a e a discussão com os participantes.
A inscrição nos webinares é gratuita e pode ser feita aqui:

Webinar 1 / 28 de setembro de 2022

13h30 Brasil (Brasília) • 17h30 Portugal continental • 18h30 Espanha

Investigadora: Hélia Jacinto, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Título: Resolução de Problemas de Matemática com Tecnologia: da atividade dos alunos ao conhecimento didático do professor

Webinar 2 / 26 de outubro de 2022

13h30 Brasil (Brasília) • 17h30 Portugal continental • 18h30 Espanha

Investigador: Ángel Gutiérrez, Universidad de Valencia
Título: Resolución de problemas y rasgos de alta capacidad matemática

Webinar 3 / 30 de novembro de 2022

12h30 Brasil (Brasília) • 17h30 Portugal continental • 18h30 Espanha

Investigadora: Norma Suely Gomes Allevato, Universidade Cruzeiro do Sul
Título: Resolução e Proposição de Problemas, na associação com as TIC’s: pesquisas e práticas em Educação Matemática

A SPIEM foi convidada para a colaborar na discussão pública da nova proposta de Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário. A reunião decorreu a 9 de setembro de 2022, e estiveram presentes dois elementos da direção da SPIEM: Rosa Tomás Ferreira e Neusa Branco.

Da apreciação da SPIEM destacam-se os seguintes aspetos:

  • As ideias inovadoras do currículo, que são explicitadas na introdução dos documentos propostos para cada percurso formativo e que são visíveis nas sugestões apresentadas pelos autores para a operacionalização das Aprendizagens Essenciais (nomeadamente, os objetivos de aprendizagem, as ações estratégicas de ensino e as áreas de competencia do Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória).
  • A relevância dada à Matemática para a cidadania, que fica refletida em todos os documentos apresentados e, portanto, comum a todos os percursos formativos do ensino secundário, visando contribuir de forma explícita para o desenvolvimento dos alunos deste ciclo de escolaridade enquanto cidadãos ativos, críticos, informados e interventivos.
  • A valorização dos percursos específicos de formação dos alunos, sendo exemplo deste aspeto a proposta de Aprendizagens Essenciais de Matemática B, de forma explícitamente próxima dos cursos de Artes Visuais, sem esquecer os cursos artísticos especializados.
  • O sentido da mudança dos programas do Ensino Secundário, uma vez que as Aprendizagens Essenciais agora propostas visam proporcionar maior equidade neste ciclo de escolaridade no que respeita ao ensino da Matemática, destacando-se a ideia de Matemática para todos. Contudo, perdeu-se a oportunidade para que esta ideia se verifique efetivamente em todos os percursos formativos do Ensino Secundário, uma vez que persistem alguns cursos sem uma disciplina de Matemática.
  • O reforço do papel da Matemática do Ensino Secundário na formação dos alunos, evidenciando
  • o que é essencial para a sua aprendizagem. Neste sentido, esta proposta de Aprendizagens Essenciais de Matemática afasta a ideia de que o papel principal da Matemática no Ensino Secundário é preparar os alunos para o Ensino Superior e confere ao próprio Ensino Secundário um papel determinante na formação integral dos alunos e fazendo deste ciclo de escolaridade um ciclo importante e relevante per se.
  • A ideia da Matemática para o futuro, ideia que encontra reflexo na relevância dos temas e abordagens propostas para o desenvolvimento de competências específicas e transversais, importantes para os desafios que o século XXI coloca aos alunos. 

Esta ideia da Matemática para o futuro é consonante com a ideia de Matemática para o século XXI, expressa nas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico, que já começaram a vigorar em 2022/23. Com as Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário propostas, este ciclo de escolaridade mantém a coerência do percurso de aprendizagem dos alunos, complementa a sua formação e assegura um progressivo aprofundamento dos temas matemáticos. Ainda que com formulações diferentes, entre as Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico e as que são agora propostas para o Ensino Secundário, são evidentes aspetos essenciais para o desenvolvimento de competências de natureza diversificada que ilustram alinhamento desta proposta com as Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico, já homologadas, o que contribui para a concretização do previsto no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

  • O foco na compreensão, resolução de problemas e conexões, aspetos que contribuem para que a aprendizagem da Matemática seja contextualizada e significativa para os alunos.
  • A existência de temas optativos, um aspeto importante, acolhendo a tendência internacional e dando coerência ao percurso e desenvolvimento de competências. É muito positiva a possibilidade de temas optativos também nas Aprendizagens Essenciais propostas para os cursos profissionais, conferindo a flexibilidade que se pretende e indo ao encontro das necessidades dos alunos.
  • A indicação explícita de práticas diversas do pensamento computacional como tendo um caráter transversal nas aprendizagens de Matemática, com vários exemplos de operacionalização.
  • O reforço do papel da tecnologia como ferramenta de aprendizagem, com uso diversificado de recursos que devem ser selecionados em função do seu contributo para a melhoria da compreensão matemática e para a resolução de problemas complexos e desafiantes pelos alunos. Isto representa uma mudança muito significativa e relevante para a melhoria das aprendizagens.
  • A indicação de referências bibliográficas de suporte ao trabalho do professor. As referências são variadas em autores e em tipos de documentos, o que é também de valorizar.

Quer participar em conferências, seminários e encontros?
A maior parte já é presencial e em muitos ainda pode submeter comunicação:

Encuentro Internacional de Investigación em Educación Matemática (EIEM6)
Barranquilla, Colômbia ou Online, 20 e 21 outubro 2022 Data limite para submissão de trabalhos: Fechado https://licenciaturamatema.wixsite.com/eiem

ICERI 2022
Sevilha, Espanha ou Online, 7 a 9 novembro 2022
Data limite para submissão de resumos: Fechado https://iated.org/iceri/

International Conference on Studies in Education and Social Sciences (ICSES)
Antalya, Turquia ou Online, 10 a 13 novembro 2022 Submissão de resumos: 1 de outubro de 2022
https://www.2022.icses.net

IX CIBEM
Online, 5 a 9 dezembro 2022
Data limite para submissão de trabalhos: Fechado https://eventos.pucsp.br/ixcibem/

7th World Conference on Qualitative Research (WCQR2023)
Faro, Portugal, 25 a 27 janeiro 2023 
Submissão de propostas: 10 de outubro de 2022  https://wcqr.ludomedia.org/important-dates/

ROSEDA Conference
Porto, Portugal 23 a 25 fevereiro 2023
Submissão de trabalhos: data a anunciar
https://asymptote-project.eu/events/roseda-conference/

International Conference on Education in Mathematics, Science and Technology (ICEMST)
Capadocia, Turquia ou Online, 18 a 21 maio 2023 Submissão de resumos: até 31 de março de 2023
https://www.2023.icemst.com

International Conference on Research in Education and Science (ICRES)
Capadocia, Turquia ou Online, 18 a 21 maio 2023 Submissão de resumos: até 31 de março de 2023
https://www.2023.icres.net

CERME 13
Budapeste, Hungria, 10 a 14 julho 2023
Submissão de trabalhos: 15 de fevereiro de 2023
https://cerme13.renyi.hu/Announcements

PME 46
Haifa, Israel, 17 a 21 julho 2023
Data limite para submissão de trabalhos: a anunciar

XVI CIAEM
Lima, Perú, 30 julho a 4 agosto 2023
Submissão de trabalhos: até 30 de outubro de 2022
https://ciaem-iacme.org/xvi-ciaem-en-2023/

SEMT – International Symposium Elementary Mathematics Teaching
Praga, República Checa, 20 a 24 agosto 2023
Data limite para submissão de trabalhos: a anunciar

ICME 15
Sydney, Austrália, 7 a 14 julho 2024
Submissão de trabalhos: até 1 de maio de 2024 https://icme15.com/home/

Quer concorrer a financiamento para investigação? Estão abertas candidaturas:

ERC Grants 2023
Âmbito: O European Research Council (ERC) visa apoiar e financiar projetos pioneiros e investigadores em etapas progressivas na carreira, com base na excelência científica. Para 2023, o ERC divulgou já datas de convocatórias provisórias e indicativas, de forma a que os investigadores possam planear as suas candidaturas. Este programa encoraja propostas de natureza interdisciplinar e pioneiras, que abordem novos e emergentes campos de investigação e introduzam abordagens inovadoras e invenções científicas não convencionais.

Prazo para candidaturas:
Starting Grant – 25/10/2022
Consolidator Grant – 2/02/2023
Advanced Grant – 23/05/2023
Synergy Grant – 8/11/2022
https://www.hezelburcht.com/en/grants/

Conhece estes recursos? Verifique a lista e encontre novidades e clássicos:

Normas APA (7.ª ed)
American Psychological Association (2020). Publication Manual of the American Psychological Association
2020: the official guide to APA style (7th ed.). American Psychological Association.

International Handbook of Mathematics Teacher Education: Volume 1
Potari, D., & Chapman, O. (2020). International Handbook of Mathematics Teacher Education: Volume 1 (2nd ed.). Brill Sense.

International Handbook of Mathematics Teacher Education: Volume 2
Llinares, S., & Chapman, O. (2020). International Handbook of Mathematics Teacher Education: Volume 2 (2nd ed.). Brill Sense.

International Handbook of Mathematics Teacher Education: Volume 3
Lloyd, G., & Chapman, O. (2020). International Handbook of Mathematics Teacher Education: Volume 3 (2nd ed.). Brill Sense.

Handbook of International Research in Mathematics Education
English, L., & Kirshner, D. (2008). Handbook of International Research in Mathematics Education. Routledge.

Second Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning
Lester, F. (2007). Second Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning. NCTM.

Conhece outras sociedades de investigação em educação matemática?
Consulte a atividade daquelas com quem mais colaboramos:

SBEM
Sociedade Brasileira de Educação Matemática
http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/

SEIEM
Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática
https://www.seiem.es/

Conhece os novos doutores em educação matemática? Consulte como se ampliou a lista de teses até agosto de 2022.

Joana Rita Bandeira da Conceição (jul 2022)
O desenvolvimento da estruturação espacial nos primeiros anos de escolaridade
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Joana Rosa Baião Latas (jun 2022)
Explorações etnomatemáticas na ilha do Príncipe: uma proposta de trilho
Universidade de Coimbra

Simão Pedro Mateus Selezi (fev 2022)
Identificação e Valorização dos Saberes Matemáticos Presentes em Artefactos Culturais da Etnia Nganguela: Uma Contribuição para o Ensino da Matemática
Universidade de Coimbra

Claudenice Cardoso Brito (jan 2022)
A Teoria Histórico-Cultural como fundamento para a formação do Alfabetizador Matemático
Universidade da Beira Interior