SPIEM News #04 – agosto de 2024

SPIEM NEWS
agosto de 2024

A SPIEM-NEWS é a newsletter electrónica da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.

Subscreva a SPIEM NEWS

Periodicidade: Bianual
Contacto: [email protected]
Editores: Hélia Jacinto, Letícia Martins, Neusa Branco e Lurdes Serrazina

O que é esta newsletter?

Esta newsletter pretende constituir-se como um meio privilegiado de comunicação entre a direção da SPIEM e os/as sócios/as, aos quais é enviada por e-mail. Fica também disponível no site da Sociedade, onde pode ser consultada por investigadores, educadores e professores que tenham interesse pelo desenvolvimento da investigação em educação matemática.
Inclui informação de relevo para a comunidade de investigação em educação matemática, como notícias, anúncios de eventos, e divulgação de projetos e trabalhos de investigação com relevância e atualidade.
Convidamos todos/as a compartilhar informação sobre Notícias, Eventos e Recursos que considerem de interesse. Para tal, envie a sua contribuição por e-mail para [email protected]

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

(Sophia de Mello Breyner Andresen, 25 de abril 1974)

Celebrámos há pouco os 50 anos do 25 de abril, que recordamos hoje na voz límpida e insistente de uma poeta maior da língua portuguesa. Fazemo-lo para sublinhar todas as portas que esse abril abriu, e, desde logo, a porta fundamental da educação. Uma educação que passou a chegar a todos e se tornou mais inclusiva, mais complexa e mais crítica.

A educação em matemática não é alheia a esse movimento. Disso mesmo é testemunha a expansão do número de investigadores a ela devotados, o número crescente de publicações, de teses de doutoramento e dissertações de mestrado. A génese da própria SPIEM não é estranha a esse movimento: apostar na educação é também criar sinergias, mobilizar recursos, suscitar encontro entre quem a toma como campo específico de investigação. E por isso aqui continuamos.

A verdade é que ao longo destes últimos 50 anos a relevância da Matemática cresceu mais e mais. Afinal o que subjaz ao sucesso das chamadas tecnologias da informação e comunicação? O que está por trás da Inteligência Artificial? O que assegura a correção e explicabilidade dos seus algoritmos? Se a tecnologia que nos rodeia e da qual tão fortemente dependemos, é essencialmente Matemática, o ensino desta e a investigação que o suporta assumem um cariz cada vez mais fundamental.

Ao abrir esta 4.ª Newsletter, a nova direção da SPIEM tem consciência do papel deste instrumento como veículo de informação e congregador de sinergias.

Assinalamos precisamente neste número a mudança da direção da SPIEM. Queremos agradecer o trabalho da equipa anterior (Ana Paula Canavarro, Lurdes Serrazina e Rosa Antónia Tomás Ferreira) e, de forma particular, à Neusa Branco e ao António Domingos que aceitaram permanecer e integrar connosco a nova equipa.

Agradecemos, de forma muito especial, à equipa cessante responsável pela edição da Newsletter, a Isabel Vale, a Ana Barbosa e ainda a Lurdes Serrazina, que muito nos alegra se tenha disponibilizado para permanecer na nova equipa, à qual também agradecemos a aceitação deste novo desafio.

Como habitualmente, neste número encontrarão informação atualizada e que pensamos útil para o trabalho de investigação. Encontros, evento, projetos, datas. Uma delas não podemos deixar de referir aqui: o próximo EIEM, o EIEM 2024, que terá lugar na Escola Secundária do Cerco do Porto nos dias 22 e 23 de novembro.

O tema escolhido para este ano “Matemática para todos no século XXI” celebra as portas que abril abriu, como acima referimos, e mantém vivo, na educação matemática do presente, esse desígnio emancipatório que a revolução transportou. Apelamos a uma participação expressiva neste encontro!

Gostaríamos, ainda, de dar nota que continua a preparação dos Webinares atlânticos organizados por várias sociedades de investigação em educação matemática: a SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática), a SEIEM (Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática), a SPIEM (Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática) e acabamos de dar as boas vinda à SOMIDEM (Sociedad Mexicana de Investigación y Divulgación de la Educación Matemática). Os agora quatro Webinares atlânticos contam com a temática “investigações sobre reformas curriculares em matemática” e vão decorrer entre 25 de setembro e 11 de dezembro.

Quando a preparação deste número estava praticamente concluída, fomos surpreendidos com a triste notícia do falecimento da Leonor Santos, que ao longo de uma fecunda carreira, como investigadora e professora, nas últimas décadas na Universidade de Lisboa, contribuiu de forma decisiva para o avanço da Educação Matemática, assim como para a construção de uma comunidade alargada nesta área. A Leonor foi também uma pessoa chave na criação da SPIEM, sociedade a que presidiu ao longo de seis anos, tendo igualmente servido como presidente da mesa da assembleia, por outros seis. À Leonor devemos o empenho, o dinamismo, o cuidado, a responsabilidade que revelou na sua vida e, em particular, que dedicou a esta comunidade de investigação em Educação Matemática.

Incluímos neste número uma lista dos principais trabalhos científicos da Leonor. Um ponto de entrada na sua vasta obra. Um testemunho sentido de reconhecimento e afeto.

Leonor Santos deixa-nos um trabalho muito relevante no domínio do desenvolvimento curricular de matemática e da didática da matemática que tem impacto no desenvolvimento profissional do professor, na sua prática letiva e nas aprendizagens dos alunos. Esse trabalho teve reflexo na sua intervenção, de âmbito nacional e internacional, em diversas entidades, em projetos de investigação e desenvolvimento e também em inúmeras publicações. Sendo difícil elencar toda a sua obra escrita, numa modesta homenagem à sua obra, deixamos aqui uma seleção de publicações que nos permitem contactar e revisitar alguns dos seus contributos para a investigação em educação matemática mais recentes.

Santos, L. (2022). O feedback como uma poderosa ferramenta para a aprendizagem matemática: uma meta-análise de estudos portugueses. Revemop, 4(e202210), 1-23. https://doi.org/10.33532/revemop.e202210

Santos, L., Mata-Pereira, J., da Ponte, J. P., & Oliveira, H. (2022). Teachers’ understanding of generalizing and justifying in a professional development course. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 18(1), em2067. https://doi.org/10.29333/ejmste/11488

Santos, L., Serrazina., L., & Martinho, M. H. (2022). Estudos sobre o professor que ensina Matemática ao longo de 30 anos na revista Quadrante. Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática, 31(2), 94-121. https://doi.org/10.48489/quadrante.27813

Sousa, M. T., & Santos, L. (2022). Avaliar para aprender em ciências experimentais. Revista Portuguesa de Educação 35(2), 190-210. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.21275

Santos, L., & Oliveira, H. (2021). Perceções de professores sobre uma formação visando o raciocínio matemático”. In N. Branco, S. Colaço, L. Serrazina, R. T. Ferreira, R. Santos, & A. P. Canavarro (Eds.), Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática – EIEM 2021: Capacidades matemáticas transversais (pp. 220-234). SPIEM. https://spiem.pt/DOCS/ATAS_ENCONTROS/atas_EIEM_2021.pdf

Sousa, M. T., & Santos, L. (2021). Articular práticas de avaliação pedagógica para aprender em ciências experimentais. Investigações em Ensino de Ciências, 26(2), 333-348. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p333

Vaz, L., & Santos, L. (2021). Concepções de professores de matemática em Portugal – um olhar a partir do ensino por competências. Revista Eletrônica de Educação Matemática, 16, 1-20. http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e75559

Dias, M., & Santos, L. (2020). Comparative study on current recommendations on technologies on the teaching of mathematics in Brazil and Portugal. Acta Scientiae, 22(6), 65-68. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.6002

Dias, M. O., Santos, L., & Barbosa, J. C. (2020). Tecnologias digitais nos currículos prescritos de Matemática no Brasil e em Portugal. Ensino em Re-Vista, 27(3), 1077-1105. http://dx.doi.org/10.14393/er-v27n3a2020-13

Santos, L. (2020). Não há tempo a perder! Editorial. Educação e Matemática, 158, 1. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2651/2696

Santos, L. (2020). A avaliação pedagógica em matemática: um desafio e uma inevitabilidade?. Educação e Matemática, 158, 3-8. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2652

Santos, L., & Pinto, J. (2020). O que pensam os alunos sobre a avaliação?. Revista Educação e Matemática, 158, 44-51. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2662

Santos, E., & Santos, L. (2019). O papel do GeoGebra nas práticas de regulação do ensino da área do paralelogramo. Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática, 28(1), 6–26. https://doi.org/10.48489/quadrante.22977

Tomás-Ferreira, R., Santos, L. (2019). Conexões no contexto das práticas e da formação de professores”. In N. Amado, A. P. Canavarro, S. Carreira, R. T. Ferreira, & I. Vale (Eds.), Livro de Atas do EIEM 2019, Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 347-354). SPIEM. https://spiem.pt/DOCS/ATAS_ENCONTROS/atas_EIEM_2019.pdf

Gutiérrez, A., & Santos, L. (Eds.) (2018). Ensino e Aprendizagem da Geometria [Número temático]. Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática, 27(2), 1-159. https://quadrante.apm.pt/issue/view/1202

Santos, L. (2018). Ler e escrever nas aulas de matemática. In C. Lopes & A. Nacarato (Orgs.), Orquestrando a oralidade, a leitura e a escrita na educação matemática (pp. 11-34). Mercado Letras. 

Canavarro, A. P., & Santos, L. (2018). A large scale cascade model in the context of mathematics curriculum reform: Interactive factor of influence of multipliers’ work. In E. Bergqvist, M. Österholm, C. Granberg, & L. Sumpter (Eds.), Proceedings of the 42nd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 2, pp. 203-210). Umeå, Sweden: PME.

Rangel, P., & Santos, L. (2018). A diferenciação pedagógica como estratégia de recuperação da aprendizagem matemática. In A. Rodrigues, A. Barbosa, A. Santiago,  A. Domingos, C. Carvalho, C. Ventura,  C. Costa, H. Rocha, J. M. Matos,  L. Serrazina, M. Almeida, P. Teixeira,  R. Carvalho, R. Machado, & S. Carreira (Eds.), Livro de Atas do EIEM 2018, Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 97-111). SPIEM. https://spiem.pt/DOCS/ATAS_ENCONTROS/atas_EIEM_2018.pdf

Semana, S., & Santos, L. (2018). Self-regulation capacity of middle school students in mathematics. ZDM Mathematics Education, 50, 743-755. https://doi.org/10.1007/s11858-018-0954-0

Silva, P., & Santos, L. (2018). Compreensão da representação bidimensional de policubos por alunos do 6° ano em tarefas de avaliação externa. Bolema: Boletim de Educação Matemática 32 62, 847-868. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v32n62a05

Ponte, J. P., Santos, L., Oliveira, H., & Henriques, A. (2017). Research on teaching practice in a Portuguese initial secondary mathematics teacher education program. ZDM Mathematics Education, 49, 291-303. http://doi.org/10.1007/s11858-017-0847-7

Bruno, I., Santos, L., & Costa, N. (2016). The way students’ internalize assessment criteria on inquiry reports. Studies in Educational Evaluation, 51, 55-66. http://doi.org/10.1016/j.stueduc.2016.09.002

Nortvedt, G., Santos, L., & Pinto, J. (2016). Assessment for learning in primary school mathematics teaching: The case of Norway and Portugal. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, 23(3), 377-395. http://doi.org/10.1080/0969594X.2015.1108900

Santos, L. (2016). A articulação entre a avaliação somativa e a formativa, na prática pedagógica: Uma impossibilidade ou um desafio? Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 24(92), 637-669. http://doi.org/10.1590/S0104-40362016000300006

Santos, L., & Cai, J. (2016). Curriculum and assessment. In A. Gutiérrez, G. Leder, & P. Boero (Eds.), The Second Handbook of Research on the Psychology of Mathematics Education (pp. 153-185). Sense Publishers. https://doi.org/10.1007/978-94-6300-561-6

Santos, L., & Semana, S. (2015). Developing mathematics written communication through expository writing supported by assessment strategies. Educational Studies in Mathematics, 88(1), 65-87. http://doi.org/10.1007/s10649-014-9557-z

Santos, L., Pinto, J., Rio, F., Pinto, F. L., Varandas, J. M., Moreirinha, O., Dias, P., Dias, S., & Bondoso, T. (2010). Avaliar para Aprender: Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário. Porto Editora.

Menezes, L., Santos , L., & Gomes, H. (Eds.) (2008). Avaliação em Matemática: Problemas e desafios. SEM-SPCE.

Santos, L., & Pinto, J. (2008). Modelos de Avaliação das Aprendizagens. Universidade Aberta.

eiem 2024

O EIEM é um espaço privilegiado da nossa comunidade para estabelecer contactos e troca de conhecimentos.

O EIEM 2024 terá como tema “Matemática para todos no século XXI” e irá decorrer nos dias 22 e 23 de novembro na Escola Secundária do Cerco do Porto, na linda cidade do Porto.

O tema, e também o local, simbolizando um ideal de liberdade e igualdade de oportunidades no acesso à educação matemática, abre a possibilidade de uma ampla participação da comunidade pelo que encorajamos os investigadores, jovens e séniores, a apresentarem os seus trabalhos e a contribuírem para uma discussão enriquecedora em torno desta temática.

Mais informações serão divulgadas oportunamente na página da SPIEM.

https://eiem2024.spiem.pt/

Além da realização do EIEM, a SPIEM organiza ou participa noutras atividades.

Pelo terceiro ano consecutivo a SPIEM colabora na organização dos Webinares Atlânticos que têm sido promovidos em parceria com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e a Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática (SEIEM). Este ano junta-se a SOMIDEM – Sociedad Mexicana de Investigación y Divulgación de la Educación Matemática, pelo que este novo ciclo contará com quatro webinares.

Os webinares realizam-se on-line, à quarta-feira, e têm a duração de 90 minutos repartidos entre a apresentação do orador e a discussão com os participantes. À semelhança dos anos anteriores, podem ser acompanhados no YouTube da SBEM — Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

A temática deste novo ciclo de webinares é Investigações sobre reformas curriculares em matemática

Webinar 1 / 25 de setembro de 2024

Investigador: Ruy César Pietropaolo, Universidade Bandeirante Anhanguera, Brasil
Título: Base Nacional Comum Curricular em Matemática: uma leitura ambivalente.

Webinar 2 / 23 de outubro de 2024

Investigadora: Ana Paula Canavarro, Universidade de Évora, Portugal
Título: Evolução do currículo de matemática em Portugal: o que diz a investigação?

Webinar 3 / 20 de novembro de 2024

Investigador: José Luis Lupiáñez, Universidad de Granada, Espanha
Título: Investigar sobre el Currículo de Matemáticas.

Webinar 4 / 11 de dezembro de 2024

Investigador: David Block Sevilla, Departamento de Investigaciones Educativas -Cinvestav, México
Título: Cambios curriculares en la enseñanza de las matemáticas en México, en el último medio siglo.

Caso não tenha tido oportunidade de assistir ao último webinar de 2023, que ficou a cargo da SBEM, pode visualizar online a sessão dinamizada por Adair Nacarato que abordou a temática “A investigação matemática num grupo de trabalho colaborativo”.

 Está à procura de uma revista para divulgar o seu último artigo? Apresentamos aqui algumas opções de revistas, tanto nacionais como internacionais, que aceitam submissões no âmbito do ensino ou aprendizagem da Matemática. Amaioria destas revistas aceita submissões de manuscritos de forma contínua. Algumas propõem números temáticos que podem corresponder ao seu trabalho, por isso, também partilhamos chamadas para a submissão de artigos em algumas destas revistas.

A Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática recebe manuscritos em fluxo contínuo. A revista publica artigos que decorram de estudos empíricos e artigos de reflexão teórica que se centrem em questões relacionadas com o ensino e a aprendizagem da matemática e a formação do professor que ensina matemática, nos diferentes níveis de ensino, e que constituam um contributo original para a área. Consulte as condições para submissão na página da revista.
https://quadrante.apm.pt/about/submissions

A revista APEduC recebe manuscritos em fluxo contínuo. 
https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/about/submissions

O Boletim de Educação Matemática – BOLEMA tem como objetivo disseminar a produção em Educação Matemática ou áreas afins. Os trabalhos podem ser resultados de pesquisa empírica, ensaios ou outras formas padrão neste domínio do conhecimento. Com três edições ao ano, o BOLEMA recebe artigos em fluxo contínuo.
https://www.scielo.br/j/bolema/

Avances de Investigación en Educación Matemática é a revista da Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática. O objetivo da AIEM é contribuir para o avanço do conhecimento dos processos envolvidos na educação matemática e na investigação em educação matemática. A revista abrange todos os domínios de estudo da educação matemática e tem uma forte vocação internacional. É publicada duas vezes por ano: em maio e em novembro.
https://aiem.es

A PNA é uma revista de investigação em Didática da Matemática, da responsabilidade da Universidade de Granada, cujo principal objetivo é promover e divulgar investigação de qualidade realizada a nível nacional e internacional. É uma revista de publicação trimestral.
https://revistaseug.ugr.es/index.php/pna/

A Eucational Studies in Mathematics é uma revista que se debruça sobre os aspectos pedagógicos, metodológicos e didáticos do ensino e aprendizagem da matemática.
De momento existe uma chamada para artigos em aberto. Os artigos aceites serão divulgados numa modalidade de “coleção de artigos” num espaço próprio da ESM de forma a
Call for Papers for Article Collection: “Mathematics Education for Sustainable Futures”
Editores: Alf Coles, Kate le Roux, Mariam Makramalla, David Wagner
Aceita submissão de artigos entre 1 de abril de 2024 e 31 de outubro de 2025
https://link.springer.com/journal/10649/updates/26959150

A revista Interacções recebe manuscritos em fluxo contínuo, que incidam sobre investigação ou reflexão teórica em diversas áreas relacionadas com a educação. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/about/submissions

A Revista Portuguesa de Educação publica estudos científicos originais realizados na área da Educação e publica em fluxo contínuo. Aceita a submissão de manuscritos sobre investigação empiricamente sustentada ou textos de reflexão teórica inovadora que contribuam para o avanço do conhecimento em temáticas como inclusão social, cidadania, direitos humanos; políticas, governação e organização escolar; pedagogia e educação formal, não formal e informal; artigos e pré-prints de interface entre estas e outras áreas afins à da Educação; e recensões críticas de livros.
https://revistas.rcaap.pt/rpe/

A Sisyphus – Journal of Education pretende ser um espaço de debate sobre aspetos políticos, sociais, económicos, culturais, históricos, curriculares e organizacionais da educação. A revista publica artigos que apresentem investigações originais – estudos teóricos e análises empíricas – e que expressem uma grande variedade de métodos, de modo a encorajar a apresentação de trabalhos inovadores e provocadores baseados em diferentes orientações, incluindo as políticas. Os editores procurarão artigos de um vasto leque de disciplinas académicas, em busca de contribuições claras e significativas para a compreensão dos processos educativos. A revista é publicada quadrimestralmente e aceita contribuições em fluxo contínuo.
https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/issue/view/1645

A Education Sciences é uma revista académica internacional de acesso livre, com revisão por pares. O seu objetivo é divulgar resultados de investigação oportunos e de alta qualidade sobre uma vasta gama de temas. Esta revista cobra uma taxa de processamento do artigo (APC). Neste momento estão abertas várias chamadas para artigos em números temáticos, que pode pesquisar aqui:
https://www.mdpi.com/journal/education/special_issues

A Open Education Studies é uma revista internacional de acesso livre, com revisão por pares, que publica artigos originais e relevantes em todos os domínios da investigação em educação. Esta revista cobra uma taxa de processamento do artigo (APC).
https://www.degruyter.com/journal/key/edu/html

Quer participar em Conferências, Seminários e Encontros? Apresentamos alguns nos quais pode participar. Consulte a lista. Em muitos ainda pode propor uma comunicação.

MEDA4
Mathematics Education in the Digital Age
Università Degli Studi di Bari Aldo Moro, Bari, Italia,
3-6 setembro 2024
Limite para submissão de trabalhos: Fechado
https://www.dm.uniba.it/it/ricerca/convegni/2024/meda4

XXVII Simposio de la SEIEM
Córdoba, Espanha, 4-6 Setembro 2024
Limite para submissão de trabalhos: Fechado
https://www.seiem.es/act/simposios.shtml

8th International Conference on the History of Mathematics Education (ICHME-8)
Varsóvia, Polónia, 16-20 Setembro 2024
Limite para submissão de trabalhos: Fechado
https://ichme8.pl/

ICCS 2024
II International Conference on Child Studies
Universidade de Santiago de Compostela,
Espanha, 6-8 novembro 2024
Limite para submissão de trabalhos: fechado
https://www.ciec-um.com/eventos

ICSES2024
International Conference on Studies in Education and Social Sciences
Istanbul, Turquia ou online,
7-10 novembro 2024
Limite para submissão de trabalhos: 13 setembro 2024
https://www.2024.icses.net/

ICERI2024: 17th annual International Conference of Education, Research and Innovation
Seville, Espanha, 11-13 novembro 2024.
Limite para submissão de trabalhos: fechado
https://iated.org/iceri/

IX Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática
Praiamar Natal Hotel & Convention – Natal – RN, – Brasil, 26-30 novembro 2024
Limite para submissão de trabalhos: fechado
https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/apresentacao

The 27th ICMI Study: Mathematics Education and the Socio-Ecological
Ateneo de Manila University, Quezon City, Filipinas, 22-25 Janeiro 2025
Limite para submissão de trabalhos: fechado
https://icmistudy27.sciencesconf.org/

CERME 14
14th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
Bozen-Bolzano, Italy, 4-8 february 2025
Limite para submissão de trabalhos: 15 setembro 2024
https://www.cerme14.it/

AMTE
29th Annual AMTE Conference
Reno, Nevada, 6-8 fevereiro 2025
Limite para submissão de trabalhos: Fechado
https://amte.net/content/2025-annual-amte-conference

WCQR
9th World Conference on Qualitative Research
Krakow, Polónia 4-6 fevereiro 2025, online, 11-13 fevereiro 2025
Limite para submissão de trabalhos: 27 setembro 2024
https://wcqr.ludomedia.org

4th thematic European Council for High Ability (ECHA) conference on inclusion and sustainability
The 14th International group for Mathematical Creativity and Giftedness conference
Karlstad, Suécia,16 – 18 Junho 2025
Limite para submissão de trabalhos: 1 novembro 2024
https://www.kau.se/en/gifted-doctoral-programme/conferences/combined-echa-and-igmcg-conference-16-18-june-2025

X CIBEM- X Congreso Iberoamericano de Educación Matemática
Guadalajara, México, 7-12 julho 2025
Limite para submissão de propostas: 31 de janeiro de 2025

PME 48
48th Annual Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education
Santiago, Chile, 2025
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://www.igpme.org/annual-conference/

ICTMA22
The 22nd International Conference on Teaching on Mathematical Modeling and Application
Linkoping, Suécia, 10-15 agosto 2025
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://liu.se/en/article/international-conference-ictma22

SEMT’ 25
International Symposium Elementary Mathematics Teaching
Praga, República Checa, 17-21 agosto 2025
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://www.semt.cz/

CIAEM/IACME XVII
Conferencia interamericana de educacion mathematica/ Inter-American Conference on Mathematics Education
Monterrey, México, Novembro 2027
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://ciaem-iacme.org/

ICME-16
International Congress on Mathematical Education
Praga, República Checa, 2028
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://www.mathunion.org/icmi/icme/icme-16-2028

Eventos para Jovens investigadores

13th YERME Summer school (YESS13)
The Young European Researchers in Mathematics Education – YERME Summer school (YESS), integra conferências por parte de investigadores experientes e permite que jovens investigadores se reúnam diariamente, durante uma semana, para trabalhar em grupos supervisionados por especialistas, lerem trabalhos de outros jovens investigadores, receberem e fornecerem feedback.
A próxima edição realiza-se entre 22-29 de agosto de 2024 na Universidad de Cantabria, Santander, Espanha.
https://yess13.unican.es

Aqui divulgamos linhas de financiamento a projetos, mediante concursos nacionais ou internacionais.

ERC Grants 2024
Âmbito: O European Research Council (ERC) visa apoiar e financiar projetos pioneiros e investigadores em etapas progressivas na carreira, com base na excelência científica. Este programa encoraja propostas de natureza interdisciplinar e pioneiras, que abordem novos e emergentes campos de investigação e introduzam abordagens inovadoras e invenções científicas não convencionais.
https://erc.europa.eu/apply-grant

MSCA Postdoctoral Fellowships 2024
Âmbito: As Bolsas Individuais Marie Sklodowska-Curie destinam-se a financiar projectos individuais de investigadores doutorados em todas as áreas científicas.
Prazo para candidaturas: 11 de Setembro de 2024
https://marie-sklodowska-curie-actions.ec.europa.eu/calls/msca-postdoctoral-fellowships-2024

Conhece os novos doutores? Consulte como se ampliou a lista de teses realizadas até junho de 2024 nas diferentes Instituições de Ensino Superior.

Flávia Batista Santos (novembro 2023)
Prática profissional de professores dos anos iniciais do ensino fundamental do Brasil em educação estatística, num contexto de trabalho colaborativo
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Miriam Criez Nobrega Ferreira (novembro 2023)
Pensamento algébrico nos anos iniciais: Desvelando as aprendizagens profissionais de professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Cília Cardoso Rodrigues da Silva (dezembro 2023)
Manifestações de flexibilidade de cálculo mental em tarefas que envolvem multiplicação e divisão numa perspetiva do sentido de número
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Letícia Gabriela Baptista Martins (dezembro 2023)
A resolução de problemas e a escrita matemática: Um estudo com alunos do ensino secundário
Instituto de Educação da Universidade do Minho

Nicole Gaspar Duarte (dezembro 2023)
O estudo de aula no desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores sobre discussão coletiva em matemática
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Micaela Sofia Martins Terceiro (janeiro 2024)
Integrar o Estudo de Aula na Formação Inicial de Professores de Matemática do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Paula Cristina Marques Gomes (fevereiro 2024)
O conhecimento e a prática letiva de professores de matemática do ensino secundário participantes em estudos de aula
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Mariana Custódia Capela Honrado Amaral (maio 2024)
Potencialidades da supervisão pedagógica em contexto colaborativo para a promoção de práticas de ensino com conexões matemáticas
Universidade de Évora

Luciana Vieira Andrade (maio 2024)
Saberes docentes e conhecimento didático do professor mobilizados na escolha do livro didático de Matemática
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Cacilda Helena Chivai (maio 2024)
Simulações Computacionais na Promoção da Capacidade Espacial 3D: um estudo no ensino secundário geral em Moçambique
Universidade de Trás os Montes e Alto Douro

Paula Vieira da Silva (junho 2024)
O pensamento geométrico nas provas de avaliação externa de Matemática: Um estudo no 2.º ciclo do ensino básico
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Cleide Rodrigues (junho 2024)
Contribuição do estudo de aula para o desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores de matemática no estágio supervisionado
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Sofia Alexandra Bolou Alegria (junho 2024)
Aprender com conexões entre a Matemática e a Dança Tradicional Portalegrense: um estudo no 1.º ciclo de escolaridade
Universidade de Évora

Conhece outras sociedades de investigação em educação matemática?
Consulte a atividade daquelas com quem mais colaboramos

SBEM
Sociedade Brasileira de Educação Matemática
http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/

SEIEM
Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática
https://www.seiem.es/

SOMIDEM
Sociedad Mexicana de Investigación y Divulgación de la Educación Matemática
https://somidem.org.mx/

E de outras igualmente relevantes no campo da investigação em Educação Matemática:

ERME
European Society for Research
in Mathematics Education
http://erme.site/

ICMI
The International Commission
on Mathematical Instruction
https://www.mathunion.org/icmi

IGPME
International Group for the Psychology of Mathematics Education
https://www.igpme.org/organization/history/

NCTM
National Council of Teachers of Mathematics
https://www.nctm.org/

AERA
American Educational Research Association
https://www.aera.net/

IGMCG
International Group for Mathematical
Creativity and Giftedeness
https://www.igmcg.org

NCETM
National Centre for Excellence in the Teaching of Mathematics
https://www.ncetm.org.uk/

SPIEM News #03 – Novembro de 2023

SPIEM NEWS
novembro de 2023

A SPIEM-NEWS é a newsletter electrónica da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.

Subscreva a SPIEM NEWS

Periodicidade: Bianual
Contacto: [email protected]
Editores: Ana Barbosa, Isabel Vale
e Lurdes Serrazina

O que é esta newsletter?

Esta newsletter pretende constituir-se como um meio privilegiado de comunicação entre a direção da SPIEM e os/as sócios/as, aos quais é enviada por e-mail. Fica também disponível no site da Sociedade, onde pode ser consultada por investigadores, educadores e professores que tenham interesse pelo desenvolvimento da investigação em educação matemática.
Inclui informação de relevo para a comunidade de investigação em educação matemática, como notícias, anúncios de eventos, e divulgação de projetos e trabalhos de investigação com relevância e atualidade.
Convidamos todos/as a compartilhar informação sobre Notícias, Eventos e Recursos que considerem de interesse. Para tal, envie a sua contribuição por e-mail para [email protected]

ÍNDICE

  1. Nota de abertura
  2. O Encontro de Investigação em Educação Matemática – EIEM 2023
  3. Outras atividades da SPIEM
    • 3.1 Webinares atlânticos
    • 3.2 Escola de Verão
    • 3.3 Participação da SPIEM no XXVI Simpósio da SEIEM
  4. Chamada de artigos
  5. Conferências nacionais e internacionais
  6. Submissão de candidaturas a projetos
  7. Recursos em investigação em educação matemática
  8. Novos doutores em educação matemática
  9. Sites de sociedades de investigação em educação matemática

Neste terceiro número da SPIEM News damos continuidade às secções apresentadas nas edições anteriores, no entanto são ainda divulgadas outras informações relevantes para a comunidade de investigadores em educação matemática.

Destacamos um conjunto de encontros e conferências programadas para 2023, 2024 e 2025 que poderão ser do interesse dos sócios da SPIEM e não só, que se constituem como uma oportunidade para a partilha de trabalhos de investigação em curso ou concluídos. No mesmo âmbito são também divulgadas algumas chamadas para a submissão de artigos em números temáticos de revistas como DEME, Education Sciences, MTML e PNA. A SPIEM News tem ainda a preocupação de dar a conhecer eventos e iniciativas em que a SPIEM está ou esteve envolvida, destacando-se: o EIEM 2023, que se irá realizar em Aveiro a 18 e 19 de novembro, subordinado ao tema Resolução de Problemas; a realização dos webinares atlânticos, promovidos pela SPIEM, SBEM e SEIEM, tendo já decorrido dois: o primeiro sobre Estudos de Aula, proferido por João Pedro da Ponte e o segundo sobre La ingeniería didáctica como metodología de investigación y de diseño da responsabilidade de Berta Barquero; a participação da SPIEM no XXVI Simpósio da SEIEM através da presença da sua Presidente, Ana Paula Canavarro.

Ainda no âmbito das parcerias entre SPIEM e SEIEM dá-se nota em números sobre a Escola de Verão para jovens investigadores em educação matemática que se realizou na Escola Superior de Educação de Bragança. Tendo em conta este público considerou-se pertinente incluir neste número (no ponto 5) da SPIEM News informação sobre as candidaturas à 13th YERME Summer School (YESS13) que se constitui como uma oportunidade para conhecer outros investigadores, desenvolver trabalho colaborativo e obter feedback sobre trabalhos em curso.

Como tem sido habitual em números anteriores solicitamos aos sócios da SPIEM que nos façam chegar sugestões de possíveis secções que considerem relevantes, assim como informações que ajudem a complementar as já disponibilizadas.

Esperamos que este boletim informativo seja do seu interesse e desejámos-lhe um bom trabalho!

O EIEM é o nosso encontro. Já alguma vez participou?
Venha este ano à 31.ª edição do EIEM. É em 18 e 19 de novembro, na Universidade de Aveiro subordinado ao tema Resolução de Problemas e tem como propósito principal refletir sobre o trabalho de investigação, concluídos ou em curso, relativos a múltiplos aspetos associados à Resolução de Problemas.

Pode ainda fazer a sua inscrição para participar no encontro até 3 de novembro.

Do programa destacamos três momentos plenários a saber:

Hélia Jacinto, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, com o tema “Resolução de Problemas de matemática com tecnologias: da competição matemática à sala de aula”.

Peter Liljedahl, Simon Frasier University, Canada, com o tema “Building Thinking Classrooms: A Summary of 15 Years of Research”
Painel Plenário, com o tema “Resolução de Problemas – Investigação, Currículo e Desenvolvimento Curricular na Educação Matemática” e com a participação de:

António Borralho (Moderador), Universidade de Évora
Alicia Bruna Castañeda, Universidad de La Laguna
Nélia Amado, Universidade do Algarve
Margarida Rodrigues, Escola Superior de Educação de Lisboa

Além da realização do EIEM, sabe o que a SPIEM faz?
Eis algumas das atividades que promovemos e/ou em que participamos:

Pelo segundo ano consecutivo estão a decorrer os webinares atlânticos promovidos pelas Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática (SEIEM) e da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM) desta vez com o tema global “Designs de investigação”.

O primeiro webinar deste ano decorreu a 27 de setembro. Este foi da responsabilidade da SPIEM, que convidou João Pedro da Ponte para apresentar os “Estudos de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de Matemática”. Este webinar foi bastante participado por colegas dos três países.

Seguiu-se o segundo webinar a 25 de outubro, da responsabilidade da SEIEM, que convidou Berta Barquero para falar sobre “La ingeniería didáctica como metodología de investigación y de diseño”.

O terceiro webinar está a cargo da SBEM, que convidou Adair Nacarato para abordar a temática “A investigação matemática num grupo de trabalho colaborativo”. Este último webinar de 2023 realizar-se-á a 29 de novembro.

Os resumos de cada webinar e os horários podem ser consultados em Webinares atlânticos de investigação em educação matemática 2023 – SPIEM.

Todos os webinares podem ser seguidos no canal Youtube da SBEM, onde também é possível aceder aos webinares já realizados (em 2023 e em 2022). Na página da SPIEM encontra essa informação.

Como anunciado, realizou-se em 25 e 26 de julho a Escola de Verão SEIEM e SPIEM, na Escola Superior de Educação (ESE) de Bragança. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática (SEIEM) e da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM), cujo principal objetivo é contribuir para a formação dos jovens investigadores em educação matemática.

Participaram 29 jovens investigadores em Educação Matemática, sendo 21 espanhóis e 8 portugueses, que durante dois dias tiveram oportunidades de, em diálogo com investigadores seniores ligados a revistas da especialidade em Portugal e Espanha, analisarem questões relativas à publicação de artigos. A avaliação dos participantes foi muito positiva, com uma pontuação global de 9,2 em 10, tendo a maioria dos participantes considerado que a escola de verão contribuiu para a sua formação.

Agradece-se à organização local e aos investigadores seniores que contribuíram para o sucesso do evento.

A Presidente da SPIEM, Ana Paula Canavarro, participou no XXVI Simposio da SEIEM, nos dias 6 a 8 de setembro de 2023, na Universidad de La Rioja, Logroño, Espanha, no âmbito da parceria entre as duas Sociedades. O Simpósio teve também o contributo de Neusa Branco no “Seminario de Investigación: Retos de la formación del profesorado ante las exigencias de los nuevos currículos”, como participante indicada pela SPIEM. 

Quer publicar um artigo, mas não sabe onde? Apresentamos revistas, nacionais e internacionais onde o pode fazer. A maior parte recebe manuscritos em fluxo contínuo. Algumas propõem números temáticos que se podem adequar ao seu trabalho, por isso divulgamos chamadas para a submissão de artigos em algumas revistas. Veja se a sua área de interesse se enquadra nos temas propostos.

A Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática recebe manuscritos em fluxo contínuo. A revista publica artigos que decorram de estudos empíricos e artigos de reflexão teórica que se centrem em questões relacionadas com o ensino e a aprendizagem da matemática e a formação do professor que ensina matemática, nos diferentes níveis de ensino, e que constituam um contributo original para a área. Consulte as condições para submissão na página da revista.
https://quadrante.apm.pt/about/submissions

A Revista Online com revisão dupla e cega de pares Indagatio Didactica recebe manuscritos em fluxo contínuo. Está a aceitar submissões de propostas de artigos a publicar no volume 15, número regular de dezembro de 2023. https://proa.ua.pt/index.php/id/about/submissions

A revista Interacções recebe manuscritos em fluxo contínuo. Está a aceitar submissões de propostas para o Volume 19, N.º 64 de 2023 – Número especial “Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas e de Gestão” https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/about/submissions

A Sisyphus – Journal of Education pretende ser um espaço de debate sobre aspetos políticos, sociais, económicos, culturais, históricos, curriculares e organizacionais da educação. A revista publica artigos que apresentem investigações originais – estudos teóricos e análises empíricas – e que expressem uma grande variedade de métodos, de modo a encorajar a apresentação de trabalhos inovadores e provocadores baseados em diferentes orientações, incluindo as políticas. Os editores procurarão artigos de um vasto leque de disciplinas académicas, em busca de contribuições claras e significativas para a compreensão dos processos educativos. A revista é publicada quadrimestralmente e aceita contribuições em fluxo contínuo.
https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/issue/view/1645

O Boletim de Educação Matemática – BOLEMA tem como objetivo disseminar a produção em Educação Matemática ou áreas afins. Os trabalhos podem ser resultados de pesquisa empírica, ensaios ou outras formas padrão neste domínio do conhecimento. Com três edições ao ano, o BOLEMA recebe artigos em fluxo contínuo.
https://www.scielo.br/j/bolema/

Avances de Investigación en Educación Matemática é a revista da Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática. O objetivo da AIEM é contribuir para o avanço do conhecimento dos processos envolvidos na educação matemática e na investigação em educação matemática. A revista abrange todos os domínios de estudo da educação matemática e tem uma forte vocação internacional e é publicada duas vezes por ano, em maio e em novembro.
https://aiem.es

A PNA é uma revista de investigação em Didática da Matemática cujo principal objetivo é promover e divulgar investigação de qualidade realizada a nível nacional e internacional.

Chamada de artigos da PNA:
Special issue “The professional practices, preparation and support of mathematics teacher educators”
Editor convidado: Alessandro Ribeiro
Limite para a submissão de artigos: 30/11/2023
https://revistaseug.ugr.es/index.php/pna/SpecialIssue

Digital Experiences in Mathematics Education é uma revista dedicada ao debate sobre a natureza do pensamento e do ensino da matemática, sobre questões de equidade, diversidade cultural, desenvolvimento profissional e a própria natureza do pensamento matemático.

Chamada de artigos da DEME (Digital Experiences in Mathematics Education):
Special issue “Mathematics education in the era of ChatGPT: investigating its meaning and use for school and university education”
Editores convidados: Birgit Pepin Nils Buchholtz e Ulises Salinas-Hérnandez
Limite para a submissão de abstracts: 30/11/2023
https://www.4tu.nl/cee/news/news/Call%20for%20papers%20for%20DEME%20Special%20Issue/

A revista APEduC recebe manuscritos em fluxo contínuo. Está a aceitar submissões de propostas para o Volume 4, N.º 2, de novembro de 2023.
https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/about/submissions

A Revista Portuguesa de Educação publica estudos científicos originais realizados na área da Educação e publica em fluxo contínuo. Aceita a submissão de manuscritos sobre investigação empiricamente sustentada ou textos de reflexão teórica inovadora que contribuam para o avanço do conhecimento em temáticas como inclusão social, cidadania, direitos humanos; políticas, governação e organização escolar; pedagogia e educação formal, não formal e informal; artigos e pré-prints de interface entre estas e outras áreas afins à da Educação; e recensões críticas de livros.
https://revistas.rcaap.pt/rpe/

A Revista Lusófona de Educação é uma publicação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) do Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Os seus objetivos prioritários são a publicação de trabalhos científicos na área das Ciências de Educação e o intercâmbio com outras publicações científicas da mesma área ou áreas afins. De momento são apenas aceites propostas para os dossiers temáticos abertos.
https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao

A revista Acta Scientiae é uma publicação bimestral da Universidade Luterana do Brasil sob a responsabilidade do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Tem por Missão divulgar trabalhos de pesquisa científica e de revisão e resenhas da área de Ensino da CAPES, com foco no Ensino de Ciências e Matemática. O fluxo de publicação online dos artigos é contínuo.
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/

A Education Sciences é uma revista académica internacional de acesso livre, com revisão por pares, empenhada em proporcionar um acesso global inclusivo e equitativo à investigação. O seu objetivo é divulgar resultados de investigação oportunos e de alta qualidade sobre uma vasta gama de temas. Neste momento estão abertas as seguintes chamadas para artigos em números temáticos:

Special issue “Innovations in Mathematics Education: Evaluation, Research and Practice”
Editores convidados: Christopher Rakes, Robert Ronau e Jon Saderholm
Limite para a submissão de artigos: 01/12/2023
https://www.mdpi.com/journal/education/special_issues/4UOF4L44UR

Special issue “Methods and Tools in Mathematics Education”
Editores convidados: Francesca Ferra e Giulia Ferrari
Limite para a submissão de artigos: 31/01/2024
https://www.mdpi.com/journal/education/special_issues/55YKZP0B61

Special issue “Fostering mathematics teachers for a new era”
Editores convidados: João Pedro da Ponte e Olive Chapman
Limite para a submissão de artigos:15/04/2024
https://www.mdpi.com/journal/education/special_issues/H1F8YNREV3

A Open Education Studies é uma revista internacional de acesso livre, revista por pares, que publica artigos originais e relevantes em todos os domínios da investigação em educação. Publica contribuições teóricas, empíricas e metodológicas para a investigação em educação. A revista abrange todos abrange todos os níveis de ensino e aprendizagem, desde a primeira infância até à aprendizagem ao longo da vida.
https://www.degruyter.com/journal/key/edu/html

Neste momento estão abertas as seguintes chamadas para artigos em números temáticos:

Special issue: Disruptive Innovations in Education
Lead Editor: Carla M.A. Pinto, Polytechnic University of Porto – ISEP & CMUP, Portugal
Guest Editors: Mário Cruz, Polytechnic University of Porto – ESE, Portugal; Ricardo Queirós, Polytechnic University of Porto – ESMAD, Portugal; Daniela Mascarenhas, Polytechnic University of Porto – ESE, Portugal
Limite para a submissão de artigos: 30/12/2023.

Special issue: Building Bridges in STEAM Education in the 21st Century
Lead Editor: Carla M.A. Pinto, School of Engineering, Polytechnic of Porto, Portugal Guest Editors: Chris Brownell, Fresno Pacific University in California, USA; Zsolt Lavicza, Johannes Kepler University, Austria; Jorge Mendonça, School of Engineering, Polytechnic of Porto, Portugal; Ana Paula Lopes, Porto Accounting and Business School, Polytechnic of Porto; Filomena Soares, Porto Accounting and Business School, Polytechnic of Porto, Portugal
Limite para a submissão de artigos: 31/10/2023.

Quer participar em Conferências, Seminários e Encontros?
Apresentamos alguns nos quais pode participar. Consulte a lista. Em muitos ainda pode propor uma comunicação.

FPMAT 2023
VIII Fórum Nacional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática
Instituto Federal do Piauí, Piauí, Brasil
30 de novembro a 02 de dezembro de 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://www.even3.com.br/viii-forum-nacional-de-formacao-inicial-de-professores-que-ensinam-matematica-343596/

XX ENEC/VI ISSE
Encontro Nacional de Educação em Ciência/International Seminar of Science Education
Universidade da Beira Interior, Covilhã
18 – 20 de janeiro de 2024
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://www.ubi.pt/entidade/xx_enec

WCQR
8th World Conference on Qualitative Research
Azores (Portugal) & Johannesburg (South Africa) e online
23-25 jan 2024
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://wcqr.ludomedia.org

ADMEE
35.º ColóquioADMEE – Association pour le Développement des Méthodologies d’Évaluation en Éducation.
Universidade do Minho, Braga, 24 – 26 janeiro 2024
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://admee2024.wixsite.com/35eme

MCG 2024
13th international Conference on Mathematical Creativity and Giftedness
Central University of Technology, South Africa, 20-23 fevereiro 2024
Limite para submissão de trabalhos: Fechada
https://www.igmcg.org/conf13

INTED2024
18th annual International Technology, Education and Development Conference
Valencia, Spain, 4-6 março 2024
Limite para submissão de trabalhos: 23 novembro 2023
https://iated.org/inted/

ICEMST2024
International Conference on Education in Mathematics, Science and Technology
Antalya, Turquia ou Online, 27-30 abril 2024
Limite para submissão de trabalhos: 1 fevereiro 2024
https://www.2023.icemst.com

DIDACTIFEN 2024
Supports didatiques, resources pédagogiques – Formes, (in-)égalités, autorités et pratiques
Liège Université, Liège, Belgique, 23-24 mai, 2024
Limite para submissão de trabalhos: 20 dezembro 2023
https://didactifen2024.sciencesconf.org

ATEE Springer Conference 2024
Teacher education research in Europe: trends, challenges, practices and perspetives.
Università degli studi di Bergamo, Bergamo, Italy
29 maio – 1 junho 2024
Limite para submissão de trabalhos: 25 janeiro 2024
https://ateespring2024.unibg.it

NORMA 24
Interplay between research and teaching practice in mathematics education
Aarhus University Copenhaga , Dinamarca, 4-7 junho 2024
Data limite de submissão: 1 novembro 2023
https://matematikdidaktik.dk/aktuelt/norma-24

FAME
Feedback and Assessment in Mathematics Education
Utrecht, The Netherlands, 5-7 junho 2024
Limite para submissão de trabalhos: 12 janeiro 2024
https://www.uu.nl/en/research/fame-feedback-assessment-in-mathematics-education

INDRUM 2024
International Network for Didactic Research in University Mathematics
University Mathematics Education Barcelona, Spain
10-14 junho 2024
Limite para submissão de trabalhos: 23 novembro, 2023
https://indrum2024.sciencesconf.org

EduTeach2024
8th Canadian International Conference on Advances in Education, Teaching & Technology – Future of Education and Role of Technology
University of Toronto, Toronto, Canada, 15-16 junho 2024
Limite para submissão de trabalhos: 30 abril 2024
https://educationconference.info

MERGA 46
Mathematics Education Research Group of Australasia
Griffith University, on the Gold Coast, Austrália
30 junho – 4 Julho 2024
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://merga.net.au/Public/Public/Annual-Conference/Home.aspx

ICCS 2024
II International Conference on Child Studies
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
3 – 5 julho 2024
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://www.iccs-meeting.org/iccs2024/

31-ICL
Thirty-first International Conference on Learning – The Converging Challenges for Inclusive Education: Intercultural Competences and Digital Literacies in Global Contexts
Utrecht University, Utrecht, Netherlands + Online
10-12 julho 2024
Limite para submissão de trabalhos: 10 dezembro 2023
https://thelearner.com/2024-conference

ICME-15
International Congress on Mathematical Education
Sidney, Australia, 7-14 julho 2024
Limite para submissão de trabalhos: fechada

CIAIQ2024
13º CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA
Universidade da Extremadura, Cáceres, Espanha e online, 16-18 julho 2024
Limite para submissão de trabalhos: 12 de janeiro de 2024
https://ciaiq.ludomedia.org/sobre-pt

PME 47
47th Annual Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education
New Zealand, 17-21 julho 2024
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://www.igpme.org/annual-conference/past-conferences

XXXIV SIEM
Seminário de Investigação em Educação Matemática
Agrupamento Escolas Rafael Bordalo Pinheiro
Caldas da Rainha, 17 -18 julho,2024
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias

MEDA4
Mathematics Education in the Digital Age
Università Degli Studi di Bari Aldo Moro, Bari, Italy, 3-6 September 2024
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://www.dm.uniba.it/it/ricerca/convegni/2024/meda4

ATEE Winter conference 2023
Teacher professional Development in times of global and local Transformations: International perspetives and challenges
University of Minho, IEC, Braga, 26 – 28 outubro 2024
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://atee.education/conferences/winter-conference

CADGME 2024
Conference on Digital Tools in Mathematics Education
University of Luxembourg, Esch-sur-Alzette, Luxembourg.
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://cadg.me

CERME 14
14th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
Bozen-Bolzano, Italy, 4-8 february 2025
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
http://erme.site/cerme-conferences

ICTMA22
The 22nd International Conference on Teaching on Mathematical Modeling and Application
Linkoping, Suécia, 10-15 agosto 2025,
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://liu.se/en/article/international-conference-ictma22

AMTE
28th Annual Conference of the Association of Mathematics Teacher Educators
Orlando, FL, USA, 8-10 february 2025
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://amte.net/content/2024-annual-amte-conference

CIAEM/IACME XVII
Conferencia interamericana de educacion mathematica/ Inter-American Conference on Mathematics Education
Monterrey, México, Novembro 2027
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://ciaem-iacme.org

Eventos para Jovens investigadores

Está a realizar Doutoramento ou é um jovem investigador? Este evento pode ser do seu interesse.

13th YERME Summer school (YESS13)
YERME Summer school (YESS), visa não só apresentar conferências por parte de investigadores experientes, mas também permitir que jovens investigadores se reúnam diariamente, durante uma semana, para trabalhar em grupos supervisionados por especialistas e partilhar os seus trabalhos de modo a receber feedback. O YESS é uma oportunidade para conhecer outros investigadores interessados na educação matemática. Esta escola de verão apoia a criação de esforços colaborativos, bem como a obtenção de feedback produtivo de forma significativa e respeitosa.
A próxima edição realiza-se entre 22-29 de agosto de 2024 na Universidad de Cantabria, em Cantabria, Espanha.
Inscreva-se aqui:
https://yess13.unican.es

Divulgação de linhas de finaciamento a projectos/concursos/Calls  nacionais e internacionais (p.e. FCT, Erasmus, Fundações, …)

FCT 2023
Projetos de I&D em todos os domínios científicos 2023
Âmbito: Os concursos anuais de Projetos de I&D em Todos os Domínios Científicos da FCT procuram aumentar a competitividade nacional e internacional da ciência e tecnologia, bem como contribuir para a inovação e transferência de conhecimento, assim como para a realização das aspirações globais definidas na Agenda 2030: Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Prazo previsto para candidaturas: 1-30 de novembro de 2023

ERC Grants 2024
Âmbito: O European Research Council (ERC) visa apoiar e financiar projetos pioneiros e investigadores em etapas progressivas na carreira, com base na excelência científica. Para 2023, o ERC divulgou já datas de convocatórias provisórias e indicativas, de forma a que os investigadores possam planear as suas candidaturas. Este programa encoraja propostas de natureza interdisciplinar e pioneiras, que abordem novos e emergentes campos de investigação e introduzam abordagens inovadoras e invenções científicas não convencionais.
Prazo para candidaturas:
Starting Grant – 24 de outubro de 2023
Consolidator Grant – 12 de dezembro de 2023
Proof of Concept – 14 de março de 2024 e 17 de setembro de 2024
Advanced Grant – 29 maio de 2024
https://erc.europa.eu/apply-grant

MSCA Postdoctoral Fellowships 2024
Âmbito: As Bolsas Individuais Marie Sklodowska-Curie destinam-se a financiar projectos individuais de investigadores doutorados em todas as áreas científicas.
Prazo para candidaturas: 11 de Setembro de 2024
https://marie-sklodowska-curie-actions.ec.europa.eu/calls/msca-postdoctoral-fellowships-2024

Conhece estes recursos? Verifique a lista e encontre novidades e clássicos.

Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática
A Quadrante vai publicar até ao final deste ano o número temático “Afetos na Educação Matemática”, editado por Nélia Amado e Pietro Di Martino. Este número (Vol. 32, n.º 2, 2023) contará com contribuições incidentes no papel dos fatores afetivos na aprendizagem da matemática, entre as quais se incluem estudos em todos os níveis de ensino, focando resultados e conclusões de projetos locais, nacionais ou internacionais. Também serão abordadas questões mais específicas, como:
A relação entre afeto e desempenho escolar em matemática, sucesso e insucesso na aprendizagem da matemática, as expetativas académicas e pessoais dos alunos; O interesse, a motivação, a autoconfiança e o gosto dos alunos na resolução de problemas matemáticos, na modelação matemática, na educação STEAM e na utilização das tecnologías; A influência do afeto na participação e envolvimento dos alunos nas aulas de matemática e em ambientes fora da escola, incluindo na aprendizagem da matemática em contexto virtual e online; Estudos sobre identidades, atitudes, crenças, emoções, valores e o seu desenvolvimento nos alunos; Estudos sobre identidades, atitudes, crenças, emoções, valores e o seu desenvolvimento na formação inicial e continua de professores.
Se tem interesse nesta área não deixe de ler este número da Quadrante.
https://quadrante.apm.pt

The role of the History of Mathematics in the Teaching/learning Process
Propõe novas formas de pensar aos professores de matemática e aos formadores de professores. Relaciona a história da matemática com a aprendizagem da matemática. Inclui a história contemporânea da tecnologia como elemento central da história da matemática.
https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-031-29900-1
Sanchez, S., Bayés, A., Appelbaum, P., & Aldon, G. (Eds.) (2023). The Role of the History of Mathematics in the Teaching/Learning Process. Springer.

The Evolution of Research on Teaching Mathematics
Discute os desafios teóricos e metodológicos associados à investigação sobre o previsão-processo-produto. Apresenta uma análise crítica da investigação atualmente existente sobre o processo de previsão-produção. Orienta a investigação futura no domínio da investigação sobre previsão-processo-produto.
Open access
https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-031-31193-2
Manizade, A., Buchholtz, N., & Beswick, K. (Eds.) (2023). The Evolution of Research on Teaching Mathematics: International Perspectives in the Digital Era. Springer.

Mathematics Curriculum Reforms Around the World – The 24th ICMI Study
Apresenta uma perspectiva global sobre as reformas curriculares da matemática escolar passadas, presentes e futuras, bem como ideias e práticas-chave em e sobre reformas curriculares de matemática em diferentes contextos.
Open access https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-031-13548-4
Shimizu, Y., & Vithal, R. (Eds.) (2023). Mathematics Curriculum Reforms Around the World – The 24th ICMI Study. Springer.

Handbook of Digital Resources in Mathematics Education
Articula recursos digitais e educação matemática, fornece uma perspectiva global, destacando os aspectos transformadores dos recursos digitais.
https://link.springer.com/referencework/10.1007/978-3-030-95060-6
Pipin, B., Gueudet, G., & Choppin, J. (Eds.) (2023). Handbook of Digital Resources in Mathematics Education. Springer Cham.

Conhece os novos doutores em Educação Matemática? Consulte como se ampliou a lista de teses até novembro de 2023 realizadas nas diferentes Institutições de Ensino Superior.

Bruna Mayara Batista Rodrigues
(maio 2023)
O desenvolvimento do conhecimento didático para ensinar estatística de professores de matemática num curso de especialização.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

 Ana Filipa Lemos Balinha
(julho 2023)
Visualização Espacial na Educação Pré-Escolar
Instituto de Educação da Universidade do Minho

Misleine Andrade Ferreira Peel
(julho 2023)
A aprendizagem através da perspetiva filosófica dos afetos e dos erros: um caminhar alagmático entre a matemática e a língua portuguesa.
Universidade da Beira Interior

Conhece outras sociedades de investigação em educação matemática?
Consulte a atividade daquelas com quem mais colaboramos

SBEM
Sociedade Brasileira de Educação Matemática
http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/

SEIEM
Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática
https://www.seiem.es/

E de outras relevantes no campo da Investigação em Educação Matemática

ERME
European Society for Research
in Mathematics Education
http://erme.site/

ICMI
The International Commission
on Mathematical Instruction
https://www.mathunion.org/icmi

IGPME
International Group for the Psychology of Mathematics Education
https://www.igpme.org/organization/history/

NCTM
National Council of Teachers of Mathematics
https://www.nctm.org/

AERA
American Educational Research Association
https://www.aera.net/

IGMCG
International Group for Mathematical
Creativity and Giftedeness
https://www.igmcg.org

SPIEM News #02 – Abril de 2023

SPIEM NEWS
abril de 2023

A SPIEM-NEWS é a newsletter electrónica da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.

Subscreva a SPIEM NEWS
Periodicidade: Bianual Contacto: [email protected] Editores: Ana Barbosa, Isabel Vale e Lurdes Serrazina

O que é esta newsletter?

Esta newsletter pretende constituir-se como um meio privilegiado de comunicação entre a direção da SPIEM e os/as sócios/as, aos quais é enviada por e-mail. Fica também disponível no site da Sociedade, onde pode ser consultada por investigadores, educadores e professores que tenham interesse pelo desenvolvimento da investigação em educação matemática.
Inclui informação de relevo para a comunidade de investigação em educação matemática, como notícias, anúncios de eventos, e divulgação de projetos e trabalhos de investigação com relevância e atualidade.
Convidamos todos/as a compartilhar informação sobre Notícias, Eventos e Recursos que considerem de interesse. Para tal, envie a sua contribuição por e-mail para [email protected]

ÍNDICE

ÍNDICE
  • Nota de abertura
  • O Encontro de Investigação em Educação Matemática – EIEM 2023
  • Outras atividades da SPIEM — Webinares — Escola de Verão
  • Conferências nacionais e internacionais
  • Submissão de candidaturas a projetos
  • Recursos em investigação em educação matemática
  • Sites de sociedades de investigação em educação matemática
  • Novos doutores em educação matemática

Este é o segundo SPIEM News que segue a estrutura do número anterior e no qual destacamos algumas informações.

Para este ano civil de 2023 temos um conjunto alargado de propostas de encontros/conferências que podem ser inspiradores e apelativos para a partilha de trabalhos de investigação em curso ou finalizados.

Realizar-se-á em conjunto com a Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática a 2.ª Escola de Verão, destinada a doutorandos, tendo como o tema: A escrita de artigos científicos: desafios e oportunidades. Será na ESE de Bragança em 25 e 26 de julho de 2023.

Daremos continuidade aos webinares atlânticos, com a proposta de um ciclo composto por três webinares focados no tema “Designs de investigação em Educação Matemática”, da responsabilidade das três sociedades de Investigação em Educação Matemática de Portugal, Brasil e Espanha

Também lembramos que este ano, o EIEM 23 terá lugar em Aveiro, nos dias 18-19 de novembro, pelo que esperamos que tomem nota nas vossas agendas para nos encontrarmos e lançarmos a discussão à volta da “Resolução de problemas”. O Encontro de Investigação em Educação Matemática é uma oportunidade de fomentar a interação entre profissionais e académicos, permitindo ampliar o campo da nossa investigação. onde a oportunidade de colaborar com os colegas é provavelmente o bem mais valioso que a conferência proporciona. Sendo um tema transversal de certeza que irá suscitar a presença de vários colegas. Estas são algumas das razões para vos encorajar vivamente a participar neste evento. Por outro lado, também permite, desfrutar de Aveiro de forma descontraída e amigável.

Por fim gostaríamos de solicitar a todos os sócios que nos façam chegar sugestões de possíveis secções que sejam relevantes para a comunidade SPIEM, assim como informações que ajudem a complementar as já existentes, pois ajudam a divulgar os interesses e preocupações dos sócios da SPIEM.


Esperamos que desfrute deste boletim informativo e o considere tão esclarecedor para ler como foi para organizar.

O EIEM é o nosso encontro. Já alguma vez participou?

Em 2022 realizou-se o EIEM 2022 na Universidade Nova de Lisboa, Costa da Caparica, cujo tema foi Desenvolvimento curricular. Durante dois dias estiveram reunidos cerca de 60 participantes discutindo investigação nacional e internacional sobre o tema.


Venha este ano à 31.ª edição do EIEM. É em 18 e 19 de novembro, na Universidade de Aveiro. Tem como propósito principal refletir sobre trabalhos de investigação, concluidos ou em curso, relativos a múltiplos aspetos associados à Resolução de Problemas.

EIEM 2023
Encontro de Investigação em Educação Matemática
Universidade de Aveiro, Aveiro 18 e 19 de novembro 2023
Limite para submissão de trabalhos: 18 de setembro

Além da realização do EIEM, sabe o que a SPIEM faz?
Eis algumas das atividades que promovemos e/ou em que participamos:

Daremos continuidade este ano aos webinares atlânticos em investigação em educação matemática, iniciativa das três sociedades de Investigação em Educação Matemática de Portugal, Espanha e Brasil. Estes webinares têm como objetivo criar oportunidade de socialização e debate da investigação que atualmente se desenvolve nos três países sobre um determinado tema, criando uma ponte atlântica de diálogo e partilha.

Durante este ano 2023 realiza-se um ciclo composto por três webinares, sendo cada um da responsabilidade de uma das sociedades dinamizadoras, que tem como tema geral Designs de investigação em Educação Matemática.

Os webinares realizam-se on-line, e podem ser acompanhados no YouTube da SBEM — Sociedade Brasileira de Educação Matemática. São nas últimas quarta-feiras de setembro, outubro e novembro (realizando-se em 27 de setembro, 25 de outubro e 29 de novembro) e têm a duração de 90 minutos, repartidos entre a apresentação do orador e a discussão com os participantes.

Webinar 1 / 27 de setembro de 2023

Investigador: João Pedro da Ponte, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Título: Estudos de aula em Investigação em Educação matemática

Webinar 2 / 25 de outubro de 2023

Investigadora: Berta Barquero, Universitat de Barcelona
Título: La ingeniería didáctica como metodología de investigación y de diseño.

Webinar 3 / 29 de novembro de 2023

Investigador: Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco, Programa de Estudos de Pós-Graduação em Educação
Título: A investigação matemática em um grupo de trabalho colaborativo.

A SPIEM em conjunto com a sua congénere Espanhola SEIEM vai realizar este ano (2023) mais uma escola de Verão luso-espanhola, este ano da responsabilidade de Portugal. Decorrerá na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Esta escola é destinada a jovens investigadores em Educação Matemática.

Escola de Verão

Dias: 25 e 26 de julho de 2023
Local: ESE de Bragança
Tema: A escrita de artigos científicos: desafios e oportunidades

Mais informações serão disponibilizadas na página da SPIEM (www.spiem.pt).
Com a participação de responsáveis por revistas de Educação Matemática em Espanha e Portugal, como:

Ceneida Fernández Verdú Universidade de Alicante, editora de AIEM

Juan Francisco Ruiz Hidalgo editor chefe de PNA

Susana Carreira Universidade do Algarve, diretora de Quadrante

Quer participar em conferências, seminários e encontros?
Consulte a lista. Em muitos ainda pode propor uma comunicação.

INCTE2023
International Conference on Teacher Education
Bragança, 3-6 maio 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://incte.ipb.pt/#filter=conferencia.pt

ICEMST2023
International Conference on Education in Mathematics, Science and Technology
Capadocia, Turquia ou Online, 18-21 maio 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://www.2023.icemst.com

MERGA 45
Mathematics Education Research Group of Australasia
Newcastle, Australia, , 2-6 julho 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://merga.net.au/Public/Annual-Conference/Home.aspx

ICRES2023
International Conference on Research in Education and Science (ICRES)
Capadocia, Turquia ou Online, 18-21 maio 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://www.2023.icres.net

ICTMT 16
International Conference on Technology in Mathematics Teaching
Atenas, Grécia, 7-10 junho 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://conferences.uoa.gr/event/47/

CERME 13
13th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
Budapeste, Hungria, 10-14 julho 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://cerme13.renyi.hu/

CIAIQ2023
12º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa
Lisboa e online, Portugal, 11-13 julho 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://ciaiq.ludomedia.org/sobre-pt/

PME 46
46th Annual Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education
Haifa, Israel, 16-21 julho 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://pme46.edu.haifa.ac.il/

XVI CIAEM
XVI Conferencia de Educación Matemática
Lima, Perú, 30 julho a 4 agosto 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://xvi.ciaem-iacme.org/

CIEAEM74
Commission Internationale pour l’Ètude et l’Amélioration de l’Enseignement des Mathématiques
Malmö, Suécia, 15-19 agosto 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://www.cieaem74.se

SEMT’ 23
International Symposium Elementary Mathematics Teaching
Praga, República Checa, 20-24 agosto 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://www.semt.cz/

CIAEM/IACME XVI
Conferencia interamericana de educacion mathematica/ Inter-American Conference on Mathematics Education
Lima, Peru, 30 julho – 4 Agosto 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://ciaem-iacme.org/xvi-ciaem-en-2023/

CADGME 2023
Conference on Digital Tools in Mathematics Education
Catania, Itália, 11-13 setembro 2023
Data limite para submissão de resumos: 30 abril 2023
Limite para submissão de trabalhos: 30 novembro 2023
https://ictma21.jp/#registration

ICERI 2023
The 13th International Conference on Education, Research and Innovation
Hangzhou, China, 08-10 setembro 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
http://www.iceri.org/

ICTMA21
The 21th International Conference on the Teaching of Mathematical Modelling and Applications
Awaji Island, Japão, 10-15 setembro 2023
Limite para submissão de trabalhos: 31 maio 2023
https://ictma21.jp/#registration

MEI 9
Conference on Research in Mathematics Education in Ireland
Dublin, Irlanda, 13-14 outubro 2023
Limite para submissão de trabalhos: 24 de abril 2023
https://sites.google.com/dcu.ie/meiconference/home

ICSES2023
International Conference on Studies in Education and Social Sciences
Antalya, Turkey ou online, 20-23 outubro 2023
Limite para submissão de trabalhos: 1 setembro 2023
https://www.2023.icses.net/

Quer concorrer a financiamento para investigação?
Estão abertas candidaturas, nacionais e internacionais


 

ERC Grants 2023
Âmbito: O European Research Council (ERC) visa apoiar e financiar projetos pioneiros e investigadores em etapas progressivas na carreira, com base na excelência científica. Para 2023, o ERC divulgou já datas de convocatórias provisórias e indicativas, de forma a que os investigadores possam planear as suas candidaturas. Este programa encoraja propostas de natureza interdisciplinar e pioneiras, que abordem novos e emergentes campos de investigação e introduzam abordagens inovadoras e invenções científicas não convencionais.

Prazo para candidaturas:
Proof of Concept – 20 abril e 21 setembro de 2023
Advanced Grant – 23 maio de 2023
https://erc.europa.eu/apply-grant


 

MSCA Postdoctoral Fellowships 2023
Âmbito: As Bolsas Individuais Marie Sklodowska-Curie destinam-se a financiar projectos individuais de investigadores doutorados em todas as áreas científicas.

Prazo para candidaturas: 13 de Setembro de 2023
bit.ly/3KFBa4I


 

Erasmus+ Small-scale partnerships in the fields of school education
Âmbito: As parcerias de pequena dimensão são concebidas para alargar o acesso ao programa a intervenientes de pequena dimensão e pessoas a quem é difícil chegar nos setores do ensino escolar, da educação de adultos, do ensino e formação profissionais, da juventude e do desporto. Esta ação também apoiará formatos flexíveis – combinando atividades de caráter transnacional e nacional, ainda que de dimensão europeia – permitindo assim que as organizações disponham de mais meios para chegar às pessoas com menos oportunidades. As parcerias de pequena dimensão também podem contribuir para a criação e o desenvolvimento de redes transnacionais e para fomentar sinergias com e entre políticas a nível local, regional, nacional e internacional.

Prazo para candidaturas: 4 outubro de 2023
bit.ly/3GUS5iH


Conhece estes recursos? Verifique a lista e encontre novidades e clássicos

Produtos do projeto REASON
– Raciocínio matemático e formação de professores
O projeto REASON tinha como objetivo estudar o conhecimento matemático e didático que os professores precisam para conduzir uma prática que promova o raciocínio matemático dos alunos e estudar formas de apoiar o seu desenvolvimento em professores e futuros professores dos ensinos básico e secundário. Deste projeto resultaram vários produtos que cosntituem um conjunto de recursos que podem ajudar os professores a suportar o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos dos vários níveis de ensino
http://reason.ie.ulisboa.pt/produtos/



Quadrante
– Revista de Investigação em Educação Matemática
A Quadrante celebrou o seu 30.º aniversário com a publicação de um número temático onde são passados em revista os trabalhos publicados ao longo da sua existência, desde 1992 até 2002 organizados em quatro temáticas: Ensino  e  aprendizagem  de  temas  matemáticos,  incluindo  artigos  sobre  Números, Geometria, Álgebra, Estatística; Estudos sobre o professor que ensina Matemática; Temas matemáticos transversais, incluindo  artigos sobre Resolução  de Problemas, Raciocínio, Comunicação e Modelação Matemática; e Desenvolvimento   curricular, incluindo, entre outros, artigos sobre Avaliação, Cidadania, Etnomatemática e Tecnologias.
Este número (Vol. 31 N.º 2, 2022) constitui um recurso muito relevante para quem queira conhcecer ou estudar o percuso investigativo em educação matemática em Portugal, em particular em qualquer uma das áreas temáticas referidas.
https://quadrante.apm.pt/



Coletânea de tarefas
Coletânea de tarefas resultante de um levantamento de recursos educativos coerentes com as novas Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Básico.
http://aem.dge.mec.pt/pt/recursos

 


 

LIVROS



Mathematics and Its Connections to the Arts and Sciences (MACAS) 15 Years of Interdisciplinary Mathematics Education
Michelsen, C., Beckmann, A., Viktor Freiman, V., Jankvist, U.T., & Savard, A. (Eds.) (2022). Mathematics and Its Connections to the Arts and Sciences (MACAS). Springer.
https://doi.org/10.1007/978-3-031-10518-0
Written by experts from all over the world
Contains innovative ideas relating to mathematics and its connections to other disciplines
Present practical measures for direct use in teaching and teacher education.

 



The Mathematics Teacher in the Digital Era – International Research on Professional Learning and Practice
Clark-Wilson, A., Robutti, O., & Sinclair, N. (Eds) (2022). The Mathematics Teacher in the Digital Era – International Research on Professional Learning and Practice. Springer
Informs policy makers about curriculum innovation in digital mathematics technologies
Links research and practice concerning digital technologies for mathematical learning
Additional multimedia content accessible in browser or via SN More Media App

 



Mathematical Challenges For All
Leikin, R. (Ed.) (2023). Mathematical Challenges For All. Springer.  
Recognizes the centrality of mathematical challenge in teaching and learning mathematics
Addresses cognitive and socio-emotional components of mathematical challenge
Provides a different view on learning and teaching processes in mathematics education


 

Conhece outras sociedades de investigação em educação matemática?
Consulte a atividade daquelas com quem mais colaboramos

SBEM
Sociedade Brasileira de Educação Matemática
http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/

SEIEM
Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática
https://www.seiem.es/

 

E de outras relevantes no campo da Investigação em Educação Matemática

 

ERME
European Society for Research
in Mathematics Education
http://erme.site/

ICMI
The International Commission
on Mathematical Instruction
https://www.mathunion.org/icmi

PME
International Group for the
Psychology of Mathematics Education
https://www.igpme.org/organization/history/

Conhece os novos doutores em Educação Matemática? Consulte como se ampliou a lista de teses até março de 2023 realizadas nas diferentes Institutições de Ensino Superior

Ana Cristina Azevedo da Silva
(fev 2023)
Fazer Matemática Com A Música Em Contexto Educativo.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Romaro Antonio Silva
(jan 2023)
Apropriação de práticas de numeramento na EJA/Proeja em comunidades quilombolas do estado Amapá – Brasil: A etnomatemática como possibilidade de ensino.
Instituto de Educação da Universidade do Minho

Mónica Sofia Correia Patrício
(dez 2022)
Conhecimento sobre Estatística e o seu ensino com investigações estatísticas: um estudo de caso no 2.º Ciclo do Ensino Básico.
Universidade de Évora.

Sara Cristina Magalhães Gomes Ribeiro
(dez 2022)
Estudo etnomatemático sobre danças folclóricas: Construção e implementação pedagógica de tarefas matemáticas.
Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Sofia Isabel Andrade Graça
(set 2022)
Desenvolver a compreensão dos números racionais: uma experiência de ensino do 5.º ano de escolaridade.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

 

SPIEM News #01 – Setembro de 2022

SPIEM NEWS
setembro de 2022

A SPIEM-NEWS é a newsletter electrónica da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.

Subscreva a SPIEM NEWS
Periodicidade: Bianual Contacto: [email protected] Editores: Ana Barbosa, Isabel Vale e Lurdes Serrazina

O que é esta newsletter?

Esta newsletter pretende constituir-se como um meio privilegiado de comunicação entre a direção da SPIEM e os/as sócios/as, aos quais é enviada por e-mail. Fica também disponível no site da Sociedade, onde pode ser consultada por investigadores, educadores e professores que tenham interesse pelo desenvolvimento da investigação em educação matemática.
Inclui informação de relevo para a comunidade de investigação em educação matemática, como notícias, anúncios de eventos, e divulgação de projetos e trabalhos de investigação com relevância e atualidade.
Convidamos todos/as a compartilhar informação sobre Notícias, Eventos e Recursos que considerem de interesse. Para tal, envie a sua contribuição por e-mail para [email protected]

ÍNDICE

1. Nota de abertura
2. O Encontro de Investigação em Educação Matemática EIEM 2022
3. Outras atividades da SPIEM
1. Webinars atlânticos em investigação em educação matemática
2. O novo programa de Matemática do Ensino Secundário
4. Conferências nacionais e internacionais
5. Submissão de candidaturas a projetos
6. Sites de sociedades de Investigação em Educação Matemática
7. Recursos em Investigação em Educação Matemática
8. Novos doutores em Educação Matemática

Finalmente concretizamos a SPIEM News, a newsletter da SPIEM. Projeto antigo, que com a crescente e generalizada disponibilização digital de informação pa-receu deixar de se justificar, pois as novidades e notícias a todos estão acessíveis, acabou por ganhar forma nestes tempos. Porquê agora?
É verdade que a SPIEM tem um site onde disponibi-liza muita informação, e que tudo o que se publica na newsletter se encontra na internet. Mas é preciso pro-curar — procurar e selecionar. A primeira função desta newsl etter é precisamente oferecer, de forma direta e em “poucas folhas”, um conjunto de informação selecio-nada e compilada relevante para quem se interessa por investigação em educação matemática. Por isso escolhe-mos apresentar uma lista de encontros e conferências, em território nacional e no estrangeiro, com indicação de data de submissão das propostas de comunicação; por isso incluímos também uma lista de recursos úteis para apoiar o trabalho em investigação em educação mate-mática; e, também por isso identificamos uma lista de candidaturas a projetos que constituem como oportuni-dades de financiamento no domínio da investigação em educação matemática.

No entanto, esta newsletter tem outra função. Ao ser a newsletter da SPIEM, reforça a identidade da Sociedade, dando visibilidade e pondo em comum actividades reali-zadas na comunidade portuguesa de investigadores em educação matemática. Por isso apresentamos notícias sobre a nossa principal realização anual, o EIEM, Encon-tro de Investigação em Educação Matemática, bem como sobre outra atividades que frequentemente passam des-percebidas aos sócios, em especial as que têm a ver com a nossa interação com outras sociedades de investigação, cujos sites também divulgamos. E por isso decidimos igualmente valorizar a identificação dos novos doutores em educação matemática, que ampliam a nossa comuni-dade, tornando-a mais sábia e mais dinâmica.
A SPIEM News não é, pois, apenas uma newsletter, mas é a afirmação da existência da Sociedade e dos seus sócios, e a valorização do seu trabalho, nomeadamente no que diz respeito à compreensão dos fenómenos edu-cativos e à identificação das condições que podem pro-mover o sucesso das aprendizagens em Matemática. Es-peramos que encontre interesse neste documento e que contribua para as suas futuras edições.

Ana Paula Canavarro
Presidente da SPIEM

eiem 2022

O EIEM é o nosso encontro. Já alguma vez participou? Venha este ano à sua 30ª edição. É em novembro, 19 e 20, na Universidade Nova, na Caparica.
Tem como propósito principal refletir sobre trabalhos de investigação, concluídos ou em curso, relativos a múltiplos aspetos associados ao desenvolvimento curricular. As comunicações podem ser apresentadas até 19 de setembro. Mais informação em eiem2022.spiem.pt

Além da realização do EIEM, sabe o que a SPIEM faz? Eis algumas das atividades que promovemos e/ou em que participamos:

Os webinares atlânticos em investigação em educação matemática são uma iniciativa das três sociedades de Investigação em Educação Matemática de Portugal, Espanha e Brasil. Estes webinares têm como objetivo criar oportunidade de socialização e debate da investigação que atualmente se desenvolve nos três países sobre um determinado tema, que será escolhido anualmente, criando uma ponte atlântica de diálogo e partilha.
Em cada ano, realiza-se um ciclo composto por três webinares, sobre um mesmo tema, sendo cada um dinami-zado por um/a investigador/a indicado/a por cada uma das sociedades. Em 2022 realiza-se a primeira edição dos web-inares e tem como tema geral a resolução de problemas.
Os webinares realizam-se on-line, e podem ser acom-panhados no YouTube da SBEM — Sociedade Brasileira de Educação Matemática. São sempre à quarta-feira, e têm a duração de 90 minutos, repartidos entre a apresentação por parte do/a investigador/a e a discussão com os participantes.
A inscrição nos webinares é gratuita e pode ser feita aqui:

Webinar 1 / 28 de setembro de 2022

13h30 Brasil (Brasília) • 17h30 Portugal continental • 18h30 Espanha

Investigadora: Hélia Jacinto, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Título: Resolução de Problemas de Matemática com Tecnologia: da atividade dos alunos ao conhecimento didático do professor

Webinar 2 / 26 de outubro de 2022

13h30 Brasil (Brasília) • 17h30 Portugal continental • 18h30 Espanha

Investigador: Ángel Gutiérrez, Universidad de Valencia
Título: Resolución de problemas y rasgos de alta capacidad matemática

Webinar 3 / 30 de novembro de 2022

12h30 Brasil (Brasília) • 17h30 Portugal continental • 18h30 Espanha

Investigadora: Norma Suely Gomes Allevato, Universidade Cruzeiro do Sul
Título: Resolução e Proposição de Problemas, na associação com as TIC’s: pesquisas e práticas em Educação Matemática

A SPIEM foi convidada para a colaborar na discussão pública da nova proposta de Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário. A reunião decorreu a 9 de setembro de 2022, e estiveram presentes dois elementos da direção da SPIEM: Rosa Tomás Ferreira e Neusa Branco.

Da apreciação da SPIEM destacam-se os seguintes aspetos:

  • As ideias inovadoras do currículo, que são explicitadas na introdução dos documentos propostos para cada percurso formativo e que são visíveis nas sugestões apresentadas pelos autores para a operacionalização das Aprendizagens Essenciais (nomeadamente, os objetivos de aprendizagem, as ações estratégicas de ensino e as áreas de competencia do Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória).
  • A relevância dada à Matemática para a cidadania, que fica refletida em todos os documentos apresentados e, portanto, comum a todos os percursos formativos do ensino secundário, visando contribuir de forma explícita para o desenvolvimento dos alunos deste ciclo de escolaridade enquanto cidadãos ativos, críticos, informados e interventivos.
  • A valorização dos percursos específicos de formação dos alunos, sendo exemplo deste aspeto a proposta de Aprendizagens Essenciais de Matemática B, de forma explícitamente próxima dos cursos de Artes Visuais, sem esquecer os cursos artísticos especializados.
  • O sentido da mudança dos programas do Ensino Secundário, uma vez que as Aprendizagens Essenciais agora propostas visam proporcionar maior equidade neste ciclo de escolaridade no que respeita ao ensino da Matemática, destacando-se a ideia de Matemática para todos. Contudo, perdeu-se a oportunidade para que esta ideia se verifique efetivamente em todos os percursos formativos do Ensino Secundário, uma vez que persistem alguns cursos sem uma disciplina de Matemática.
  • O reforço do papel da Matemática do Ensino Secundário na formação dos alunos, evidenciando
  • o que é essencial para a sua aprendizagem. Neste sentido, esta proposta de Aprendizagens Essenciais de Matemática afasta a ideia de que o papel principal da Matemática no Ensino Secundário é preparar os alunos para o Ensino Superior e confere ao próprio Ensino Secundário um papel determinante na formação integral dos alunos e fazendo deste ciclo de escolaridade um ciclo importante e relevante per se.
  • A ideia da Matemática para o futuro, ideia que encontra reflexo na relevância dos temas e abordagens propostas para o desenvolvimento de competências específicas e transversais, importantes para os desafios que o século XXI coloca aos alunos. 

Esta ideia da Matemática para o futuro é consonante com a ideia de Matemática para o século XXI, expressa nas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico, que já começaram a vigorar em 2022/23. Com as Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário propostas, este ciclo de escolaridade mantém a coerência do percurso de aprendizagem dos alunos, complementa a sua formação e assegura um progressivo aprofundamento dos temas matemáticos. Ainda que com formulações diferentes, entre as Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico e as que são agora propostas para o Ensino Secundário, são evidentes aspetos essenciais para o desenvolvimento de competências de natureza diversificada que ilustram alinhamento desta proposta com as Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico, já homologadas, o que contribui para a concretização do previsto no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

  • O foco na compreensão, resolução de problemas e conexões, aspetos que contribuem para que a aprendizagem da Matemática seja contextualizada e significativa para os alunos.
  • A existência de temas optativos, um aspeto importante, acolhendo a tendência internacional e dando coerência ao percurso e desenvolvimento de competências. É muito positiva a possibilidade de temas optativos também nas Aprendizagens Essenciais propostas para os cursos profissionais, conferindo a flexibilidade que se pretende e indo ao encontro das necessidades dos alunos.
  • A indicação explícita de práticas diversas do pensamento computacional como tendo um caráter transversal nas aprendizagens de Matemática, com vários exemplos de operacionalização.
  • O reforço do papel da tecnologia como ferramenta de aprendizagem, com uso diversificado de recursos que devem ser selecionados em função do seu contributo para a melhoria da compreensão matemática e para a resolução de problemas complexos e desafiantes pelos alunos. Isto representa uma mudança muito significativa e relevante para a melhoria das aprendizagens.
  • A indicação de referências bibliográficas de suporte ao trabalho do professor. As referências são variadas em autores e em tipos de documentos, o que é também de valorizar.

Quer participar em conferências, seminários e encontros?
A maior parte já é presencial e em muitos ainda pode submeter comunicação:

Encuentro Internacional de Investigación em Educación Matemática (EIEM6)
Barranquilla, Colômbia ou Online, 20 e 21 outubro 2022 Data limite para submissão de trabalhos: Fechado https://licenciaturamatema.wixsite.com/eiem

ICERI 2022
Sevilha, Espanha ou Online, 7 a 9 novembro 2022
Data limite para submissão de resumos: Fechado https://iated.org/iceri/

International Conference on Studies in Education and Social Sciences (ICSES)
Antalya, Turquia ou Online, 10 a 13 novembro 2022 Submissão de resumos: 1 de outubro de 2022
https://www.2022.icses.net

IX CIBEM
Online, 5 a 9 dezembro 2022
Data limite para submissão de trabalhos: Fechado https://eventos.pucsp.br/ixcibem/

7th World Conference on Qualitative Research (WCQR2023)
Faro, Portugal, 25 a 27 janeiro 2023 
Submissão de propostas: 10 de outubro de 2022  https://wcqr.ludomedia.org/important-dates/

ROSEDA Conference
Porto, Portugal 23 a 25 fevereiro 2023
Submissão de trabalhos: data a anunciar
https://asymptote-project.eu/events/roseda-conference/

International Conference on Education in Mathematics, Science and Technology (ICEMST)
Capadocia, Turquia ou Online, 18 a 21 maio 2023 Submissão de resumos: até 31 de março de 2023
https://www.2023.icemst.com

International Conference on Research in Education and Science (ICRES)
Capadocia, Turquia ou Online, 18 a 21 maio 2023 Submissão de resumos: até 31 de março de 2023
https://www.2023.icres.net

CERME 13
Budapeste, Hungria, 10 a 14 julho 2023
Submissão de trabalhos: 15 de fevereiro de 2023
https://cerme13.renyi.hu/Announcements

PME 46
Haifa, Israel, 17 a 21 julho 2023
Data limite para submissão de trabalhos: a anunciar

XVI CIAEM
Lima, Perú, 30 julho a 4 agosto 2023
Submissão de trabalhos: até 30 de outubro de 2022
https://ciaem-iacme.org/xvi-ciaem-en-2023/

SEMT – International Symposium Elementary Mathematics Teaching
Praga, República Checa, 20 a 24 agosto 2023
Data limite para submissão de trabalhos: a anunciar

ICME 15
Sydney, Austrália, 7 a 14 julho 2024
Submissão de trabalhos: até 1 de maio de 2024 https://icme15.com/home/

Quer concorrer a financiamento para investigação? Estão abertas candidaturas:

ERC Grants 2023
Âmbito: O European Research Council (ERC) visa apoiar e financiar projetos pioneiros e investigadores em etapas progressivas na carreira, com base na excelência científica. Para 2023, o ERC divulgou já datas de convocatórias provisórias e indicativas, de forma a que os investigadores possam planear as suas candidaturas. Este programa encoraja propostas de natureza interdisciplinar e pioneiras, que abordem novos e emergentes campos de investigação e introduzam abordagens inovadoras e invenções científicas não convencionais.

Prazo para candidaturas:
Starting Grant – 25/10/2022
Consolidator Grant – 2/02/2023
Advanced Grant – 23/05/2023
Synergy Grant – 8/11/2022
https://www.hezelburcht.com/en/grants/

Conhece estes recursos? Verifique a lista e encontre novidades e clássicos:

Normas APA (7.ª ed)
American Psychological Association (2020). Publication Manual of the American Psychological Association
2020: the official guide to APA style (7th ed.). American Psychological Association.

International Handbook of Mathematics Teacher Education: Volume 1
Potari, D., & Chapman, O. (2020). International Handbook of Mathematics Teacher Education: Volume 1 (2nd ed.). Brill Sense.

International Handbook of Mathematics Teacher Education: Volume 2
Llinares, S., & Chapman, O. (2020). International Handbook of Mathematics Teacher Education: Volume 2 (2nd ed.). Brill Sense.

International Handbook of Mathematics Teacher Education: Volume 3
Lloyd, G., & Chapman, O. (2020). International Handbook of Mathematics Teacher Education: Volume 3 (2nd ed.). Brill Sense.

Handbook of International Research in Mathematics Education
English, L., & Kirshner, D. (2008). Handbook of International Research in Mathematics Education. Routledge.

Second Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning
Lester, F. (2007). Second Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning. NCTM.

Conhece outras sociedades de investigação em educação matemática?
Consulte a atividade daquelas com quem mais colaboramos:

SBEM
Sociedade Brasileira de Educação Matemática
http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/

SEIEM
Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática
https://www.seiem.es/

Conhece os novos doutores em educação matemática? Consulte como se ampliou a lista de teses até agosto de 2022.

Joana Rita Bandeira da Conceição (jul 2022)
O desenvolvimento da estruturação espacial nos primeiros anos de escolaridade
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Joana Rosa Baião Latas (jun 2022)
Explorações etnomatemáticas na ilha do Príncipe: uma proposta de trilho
Universidade de Coimbra

Simão Pedro Mateus Selezi (fev 2022)
Identificação e Valorização dos Saberes Matemáticos Presentes em Artefactos Culturais da Etnia Nganguela: Uma Contribuição para o Ensino da Matemática
Universidade de Coimbra

Claudenice Cardoso Brito (jan 2022)
A Teoria Histórico-Cultural como fundamento para a formação do Alfabetizador Matemático
Universidade da Beira Interior