SPIEM NEWS
agosto de 2024
A SPIEM-NEWS é a newsletter electrónica da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.
Periodicidade: Bianual
Contacto: [email protected]
Editores: Hélia Jacinto, Letícia Martins, Neusa Branco e Lurdes Serrazina
O que é esta newsletter?
Esta newsletter pretende constituir-se como um meio privilegiado de comunicação entre a direção da SPIEM e os/as sócios/as, aos quais é enviada por e-mail. Fica também disponível no site da Sociedade, onde pode ser consultada por investigadores, educadores e professores que tenham interesse pelo desenvolvimento da investigação em educação matemática.
Inclui informação de relevo para a comunidade de investigação em educação matemática, como notícias, anúncios de eventos, e divulgação de projetos e trabalhos de investigação com relevância e atualidade.
Convidamos todos/as a compartilhar informação sobre Notícias, Eventos e Recursos que considerem de interesse. Para tal, envie a sua contribuição por e-mail para [email protected]
ÍNDICE
- Nota de abertura
- O Encontro de Investigação em Educação Matemática – EIEM 2024
- Outras atividades da SPIEM
- Chamada de artigos
- Conferências nacionais e internacionais
- Avisos para submissão de candidaturas a projetos/bolsas
- Novos doutores em educação matemática
- Sites de sociedades de investigação em educação matemática
Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo
(Sophia de Mello Breyner Andresen, 25 de abril 1974)
Celebrámos há pouco os 50 anos do 25 de abril, que recordamos hoje na voz límpida e insistente de uma poeta maior da língua portuguesa. Fazemo-lo para sublinhar todas as portas que esse abril abriu, e, desde logo, a porta fundamental da educação. Uma educação que passou a chegar a todos e se tornou mais inclusiva, mais complexa e mais crítica.
A educação em matemática não é alheia a esse movimento. Disso mesmo é testemunha a expansão do número de investigadores a ela devotados, o número crescente de publicações, de teses de doutoramento e dissertações de mestrado. A génese da própria SPIEM não é estranha a esse movimento: apostar na educação é também criar sinergias, mobilizar recursos, suscitar encontro entre quem a toma como campo específico de investigação. E por isso aqui continuamos.
A verdade é que ao longo destes últimos 50 anos a relevância da Matemática cresceu mais e mais. Afinal o que subjaz ao sucesso das chamadas tecnologias da informação e comunicação? O que está por trás da Inteligência Artificial? O que assegura a correção e explicabilidade dos seus algoritmos? Se a tecnologia que nos rodeia e da qual tão fortemente dependemos, é essencialmente Matemática, o ensino desta e a investigação que o suporta assumem um cariz cada vez mais fundamental.
Ao abrir esta 4.ª Newsletter, a nova direção da SPIEM tem consciência do papel deste instrumento como veículo de informação e congregador de sinergias.
Assinalamos precisamente neste número a mudança da direção da SPIEM. Queremos agradecer o trabalho da equipa anterior (Ana Paula Canavarro, Lurdes Serrazina e Rosa Antónia Tomás Ferreira) e, de forma particular, à Neusa Branco e ao António Domingos que aceitaram permanecer e integrar connosco a nova equipa.
Agradecemos, de forma muito especial, à equipa cessante responsável pela edição da Newsletter, a Isabel Vale, a Ana Barbosa e ainda a Lurdes Serrazina, que muito nos alegra se tenha disponibilizado para permanecer na nova equipa, à qual também agradecemos a aceitação deste novo desafio.
Como habitualmente, neste número encontrarão informação atualizada e que pensamos útil para o trabalho de investigação. Encontros, evento, projetos, datas. Uma delas não podemos deixar de referir aqui: o próximo EIEM, o EIEM 2024, que terá lugar na Escola Secundária do Cerco do Porto nos dias 22 e 23 de novembro.
O tema escolhido para este ano “Matemática para todos no século XXI” celebra as portas que abril abriu, como acima referimos, e mantém vivo, na educação matemática do presente, esse desígnio emancipatório que a revolução transportou. Apelamos a uma participação expressiva neste encontro!
Gostaríamos, ainda, de dar nota que continua a preparação dos Webinares atlânticos organizados por várias sociedades de investigação em educação matemática: a SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática), a SEIEM (Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática), a SPIEM (Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática) e acabamos de dar as boas vinda à SOMIDEM (Sociedad Mexicana de Investigación y Divulgación de la Educación Matemática). Os agora quatro Webinares atlânticos contam com a temática “investigações sobre reformas curriculares em matemática” e vão decorrer entre 25 de setembro e 11 de dezembro.
Quando a preparação deste número estava praticamente concluída, fomos surpreendidos com a triste notícia do falecimento da Leonor Santos, que ao longo de uma fecunda carreira, como investigadora e professora, nas últimas décadas na Universidade de Lisboa, contribuiu de forma decisiva para o avanço da Educação Matemática, assim como para a construção de uma comunidade alargada nesta área. A Leonor foi também uma pessoa chave na criação da SPIEM, sociedade a que presidiu ao longo de seis anos, tendo igualmente servido como presidente da mesa da assembleia, por outros seis. À Leonor devemos o empenho, o dinamismo, o cuidado, a responsabilidade que revelou na sua vida e, em particular, que dedicou a esta comunidade de investigação em Educação Matemática.
Incluímos neste número uma lista dos principais trabalhos científicos da Leonor. Um ponto de entrada na sua vasta obra. Um testemunho sentido de reconhecimento e afeto.
Leonor Santos deixa-nos um trabalho muito relevante no domínio do desenvolvimento curricular de matemática e da didática da matemática que tem impacto no desenvolvimento profissional do professor, na sua prática letiva e nas aprendizagens dos alunos. Esse trabalho teve reflexo na sua intervenção, de âmbito nacional e internacional, em diversas entidades, em projetos de investigação e desenvolvimento e também em inúmeras publicações. Sendo difícil elencar toda a sua obra escrita, numa modesta homenagem à sua obra, deixamos aqui uma seleção de publicações que nos permitem contactar e revisitar alguns dos seus contributos para a investigação em educação matemática mais recentes.
Santos, L. (2022). O feedback como uma poderosa ferramenta para a aprendizagem matemática: uma meta-análise de estudos portugueses. Revemop, 4(e202210), 1-23. https://doi.org/10.33532/revemop.e202210
Santos, L., Mata-Pereira, J., da Ponte, J. P., & Oliveira, H. (2022). Teachers’ understanding of generalizing and justifying in a professional development course. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 18(1), em2067. https://doi.org/10.29333/ejmste/11488
Santos, L., Serrazina., L., & Martinho, M. H. (2022). Estudos sobre o professor que ensina Matemática ao longo de 30 anos na revista Quadrante. Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática, 31(2), 94-121. https://doi.org/10.48489/quadrante.27813
Sousa, M. T., & Santos, L. (2022). Avaliar para aprender em ciências experimentais. Revista Portuguesa de Educação 35(2), 190-210. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.21275
Santos, L., & Oliveira, H. (2021). Perceções de professores sobre uma formação visando o raciocínio matemático”. In N. Branco, S. Colaço, L. Serrazina, R. T. Ferreira, R. Santos, & A. P. Canavarro (Eds.), Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática – EIEM 2021: Capacidades matemáticas transversais (pp. 220-234). SPIEM. https://spiem.pt/DOCS/ATAS_ENCONTROS/atas_EIEM_2021.pdf
Sousa, M. T., & Santos, L. (2021). Articular práticas de avaliação pedagógica para aprender em ciências experimentais. Investigações em Ensino de Ciências, 26(2), 333-348. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p333
Vaz, L., & Santos, L. (2021). Concepções de professores de matemática em Portugal – um olhar a partir do ensino por competências. Revista Eletrônica de Educação Matemática, 16, 1-20. http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e75559
Dias, M., & Santos, L. (2020). Comparative study on current recommendations on technologies on the teaching of mathematics in Brazil and Portugal. Acta Scientiae, 22(6), 65-68. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.6002
Dias, M. O., Santos, L., & Barbosa, J. C. (2020). Tecnologias digitais nos currículos prescritos de Matemática no Brasil e em Portugal. Ensino em Re-Vista, 27(3), 1077-1105. http://dx.doi.org/10.14393/er-v27n3a2020-13
Santos, L. (2020). Não há tempo a perder! Editorial. Educação e Matemática, 158, 1. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2651/2696
Santos, L. (2020). A avaliação pedagógica em matemática: um desafio e uma inevitabilidade?. Educação e Matemática, 158, 3-8. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2652
Santos, L., & Pinto, J. (2020). O que pensam os alunos sobre a avaliação?. Revista Educação e Matemática, 158, 44-51. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2662
Santos, E., & Santos, L. (2019). O papel do GeoGebra nas práticas de regulação do ensino da área do paralelogramo. Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática, 28(1), 6–26. https://doi.org/10.48489/quadrante.22977
Tomás-Ferreira, R., Santos, L. (2019). Conexões no contexto das práticas e da formação de professores”. In N. Amado, A. P. Canavarro, S. Carreira, R. T. Ferreira, & I. Vale (Eds.), Livro de Atas do EIEM 2019, Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 347-354). SPIEM. https://spiem.pt/DOCS/ATAS_ENCONTROS/atas_EIEM_2019.pdf
Gutiérrez, A., & Santos, L. (Eds.) (2018). Ensino e Aprendizagem da Geometria [Número temático]. Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática, 27(2), 1-159. https://quadrante.apm.pt/issue/view/1202
Santos, L. (2018). Ler e escrever nas aulas de matemática. In C. Lopes & A. Nacarato (Orgs.), Orquestrando a oralidade, a leitura e a escrita na educação matemática (pp. 11-34). Mercado Letras.
Canavarro, A. P., & Santos, L. (2018). A large scale cascade model in the context of mathematics curriculum reform: Interactive factor of influence of multipliers’ work. In E. Bergqvist, M. Österholm, C. Granberg, & L. Sumpter (Eds.), Proceedings of the 42nd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 2, pp. 203-210). Umeå, Sweden: PME.
Rangel, P., & Santos, L. (2018). A diferenciação pedagógica como estratégia de recuperação da aprendizagem matemática. In A. Rodrigues, A. Barbosa, A. Santiago, A. Domingos, C. Carvalho, C. Ventura, C. Costa, H. Rocha, J. M. Matos, L. Serrazina, M. Almeida, P. Teixeira, R. Carvalho, R. Machado, & S. Carreira (Eds.), Livro de Atas do EIEM 2018, Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 97-111). SPIEM. https://spiem.pt/DOCS/ATAS_ENCONTROS/atas_EIEM_2018.pdf
Semana, S., & Santos, L. (2018). Self-regulation capacity of middle school students in mathematics. ZDM Mathematics Education, 50, 743-755. https://doi.org/10.1007/s11858-018-0954-0
Silva, P., & Santos, L. (2018). Compreensão da representação bidimensional de policubos por alunos do 6° ano em tarefas de avaliação externa. Bolema: Boletim de Educação Matemática 32 62, 847-868. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v32n62a05
Ponte, J. P., Santos, L., Oliveira, H., & Henriques, A. (2017). Research on teaching practice in a Portuguese initial secondary mathematics teacher education program. ZDM Mathematics Education, 49, 291-303. http://doi.org/10.1007/s11858-017-0847-7
Bruno, I., Santos, L., & Costa, N. (2016). The way students’ internalize assessment criteria on inquiry reports. Studies in Educational Evaluation, 51, 55-66. http://doi.org/10.1016/j.stueduc.2016.09.002
Nortvedt, G., Santos, L., & Pinto, J. (2016). Assessment for learning in primary school mathematics teaching: The case of Norway and Portugal. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, 23(3), 377-395. http://doi.org/10.1080/0969594X.2015.1108900
Santos, L. (2016). A articulação entre a avaliação somativa e a formativa, na prática pedagógica: Uma impossibilidade ou um desafio? Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 24(92), 637-669. http://doi.org/10.1590/S0104-40362016000300006
Santos, L., & Cai, J. (2016). Curriculum and assessment. In A. Gutiérrez, G. Leder, & P. Boero (Eds.), The Second Handbook of Research on the Psychology of Mathematics Education (pp. 153-185). Sense Publishers. https://doi.org/10.1007/978-94-6300-561-6
Santos, L., & Semana, S. (2015). Developing mathematics written communication through expository writing supported by assessment strategies. Educational Studies in Mathematics, 88(1), 65-87. http://doi.org/10.1007/s10649-014-9557-z
Santos, L., Pinto, J., Rio, F., Pinto, F. L., Varandas, J. M., Moreirinha, O., Dias, P., Dias, S., & Bondoso, T. (2010). Avaliar para Aprender: Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário. Porto Editora.
Menezes, L., Santos , L., & Gomes, H. (Eds.) (2008). Avaliação em Matemática: Problemas e desafios. SEM-SPCE.
Santos, L., & Pinto, J. (2008). Modelos de Avaliação das Aprendizagens. Universidade Aberta.
O EIEM é um espaço privilegiado da nossa comunidade para estabelecer contactos e troca de conhecimentos.
O EIEM 2024 terá como tema “Matemática para todos no século XXI” e irá decorrer nos dias 22 e 23 de novembro na Escola Secundária do Cerco do Porto, na linda cidade do Porto.
O tema, e também o local, simbolizando um ideal de liberdade e igualdade de oportunidades no acesso à educação matemática, abre a possibilidade de uma ampla participação da comunidade pelo que encorajamos os investigadores, jovens e séniores, a apresentarem os seus trabalhos e a contribuírem para uma discussão enriquecedora em torno desta temática.
Mais informações serão divulgadas oportunamente na página da SPIEM.
Pelo terceiro ano consecutivo a SPIEM colabora na organização dos Webinares Atlânticos que têm sido promovidos em parceria com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e a Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática (SEIEM). Este ano junta-se a SOMIDEM – Sociedad Mexicana de Investigación y Divulgación de la Educación Matemática, pelo que este novo ciclo contará com quatro webinares.
Os webinares realizam-se on-line, à quarta-feira, e têm a duração de 90 minutos repartidos entre a apresentação do orador e a discussão com os participantes. À semelhança dos anos anteriores, podem ser acompanhados no YouTube da SBEM — Sociedade Brasileira de Educação Matemática.
A temática deste novo ciclo de webinares é Investigações sobre reformas curriculares em matemática.
Webinar 1 / 25 de setembro de 2024
Investigador: Ruy César Pietropaolo, Universidade Bandeirante Anhanguera, Brasil
Título: Base Nacional Comum Curricular em Matemática: uma leitura ambivalente.
Webinar 2 / 23 de outubro de 2024
Investigadora: Ana Paula Canavarro, Universidade de Évora, Portugal
Título: Evolução do currículo de matemática em Portugal: o que diz a investigação?
Webinar 3 / 20 de novembro de 2024
Investigador: José Luis Lupiáñez, Universidad de Granada, Espanha
Título: Investigar sobre el Currículo de Matemáticas.
Webinar 4 / 11 de dezembro de 2024
Investigador: David Block Sevilla, Departamento de Investigaciones Educativas -Cinvestav, México
Título: Cambios curriculares en la enseñanza de las matemáticas en México, en el último medio siglo.
Caso não tenha tido oportunidade de assistir ao último webinar de 2023, que ficou a cargo da SBEM, pode visualizar online a sessão dinamizada por Adair Nacarato que abordou a temática “A investigação matemática num grupo de trabalho colaborativo”.
Está à procura de uma revista para divulgar o seu último artigo? Apresentamos aqui algumas opções de revistas, tanto nacionais como internacionais, que aceitam submissões no âmbito do ensino ou aprendizagem da Matemática. Amaioria destas revistas aceita submissões de manuscritos de forma contínua. Algumas propõem números temáticos que podem corresponder ao seu trabalho, por isso, também partilhamos chamadas para a submissão de artigos em algumas destas revistas.
A Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática recebe manuscritos em fluxo contínuo. A revista publica artigos que decorram de estudos empíricos e artigos de reflexão teórica que se centrem em questões relacionadas com o ensino e a aprendizagem da matemática e a formação do professor que ensina matemática, nos diferentes níveis de ensino, e que constituam um contributo original para a área. Consulte as condições para submissão na página da revista.
https://quadrante.apm.pt/about/submissions
A revista APEduC recebe manuscritos em fluxo contínuo.
https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/about/submissions
O Boletim de Educação Matemática – BOLEMA tem como objetivo disseminar a produção em Educação Matemática ou áreas afins. Os trabalhos podem ser resultados de pesquisa empírica, ensaios ou outras formas padrão neste domínio do conhecimento. Com três edições ao ano, o BOLEMA recebe artigos em fluxo contínuo.
https://www.scielo.br/j/bolema/
Avances de Investigación en Educación Matemática é a revista da Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática. O objetivo da AIEM é contribuir para o avanço do conhecimento dos processos envolvidos na educação matemática e na investigação em educação matemática. A revista abrange todos os domínios de estudo da educação matemática e tem uma forte vocação internacional. É publicada duas vezes por ano: em maio e em novembro.
https://aiem.es
A PNA é uma revista de investigação em Didática da Matemática, da responsabilidade da Universidade de Granada, cujo principal objetivo é promover e divulgar investigação de qualidade realizada a nível nacional e internacional. É uma revista de publicação trimestral.
https://revistaseug.ugr.es/index.php/pna/
A Eucational Studies in Mathematics é uma revista que se debruça sobre os aspectos pedagógicos, metodológicos e didáticos do ensino e aprendizagem da matemática.
De momento existe uma chamada para artigos em aberto. Os artigos aceites serão divulgados numa modalidade de “coleção de artigos” num espaço próprio da ESM de forma a
Call for Papers for Article Collection: “Mathematics Education for Sustainable Futures”
Editores: Alf Coles, Kate le Roux, Mariam Makramalla, David Wagner
Aceita submissão de artigos entre 1 de abril de 2024 e 31 de outubro de 2025
https://link.springer.com/journal/10649/updates/26959150
A revista Interacções recebe manuscritos em fluxo contínuo, que incidam sobre investigação ou reflexão teórica em diversas áreas relacionadas com a educação. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/about/submissions
A Revista Portuguesa de Educação publica estudos científicos originais realizados na área da Educação e publica em fluxo contínuo. Aceita a submissão de manuscritos sobre investigação empiricamente sustentada ou textos de reflexão teórica inovadora que contribuam para o avanço do conhecimento em temáticas como inclusão social, cidadania, direitos humanos; políticas, governação e organização escolar; pedagogia e educação formal, não formal e informal; artigos e pré-prints de interface entre estas e outras áreas afins à da Educação; e recensões críticas de livros.
https://revistas.rcaap.pt/rpe/
A Sisyphus – Journal of Education pretende ser um espaço de debate sobre aspetos políticos, sociais, económicos, culturais, históricos, curriculares e organizacionais da educação. A revista publica artigos que apresentem investigações originais – estudos teóricos e análises empíricas – e que expressem uma grande variedade de métodos, de modo a encorajar a apresentação de trabalhos inovadores e provocadores baseados em diferentes orientações, incluindo as políticas. Os editores procurarão artigos de um vasto leque de disciplinas académicas, em busca de contribuições claras e significativas para a compreensão dos processos educativos. A revista é publicada quadrimestralmente e aceita contribuições em fluxo contínuo.
https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/issue/view/1645
A Education Sciences é uma revista académica internacional de acesso livre, com revisão por pares. O seu objetivo é divulgar resultados de investigação oportunos e de alta qualidade sobre uma vasta gama de temas. Esta revista cobra uma taxa de processamento do artigo (APC). Neste momento estão abertas várias chamadas para artigos em números temáticos, que pode pesquisar aqui:
https://www.mdpi.com/journal/education/special_issues
A Open Education Studies é uma revista internacional de acesso livre, com revisão por pares, que publica artigos originais e relevantes em todos os domínios da investigação em educação. Esta revista cobra uma taxa de processamento do artigo (APC).
https://www.degruyter.com/journal/key/edu/html
MEDA4
Mathematics Education in the Digital Age
Università Degli Studi di Bari Aldo Moro, Bari, Italia,
3-6 setembro 2024
Limite para submissão de trabalhos: Fechado
https://www.dm.uniba.it/it/ricerca/convegni/2024/meda4
XXVII Simposio de la SEIEM
Córdoba, Espanha, 4-6 Setembro 2024
Limite para submissão de trabalhos: Fechado
https://www.seiem.es/act/simposios.shtml
8th International Conference on the History of Mathematics Education (ICHME-8)
Varsóvia, Polónia, 16-20 Setembro 2024
Limite para submissão de trabalhos: Fechado
https://ichme8.pl/
ICCS 2024
II International Conference on Child Studies
Universidade de Santiago de Compostela,
Espanha, 6-8 novembro 2024
Limite para submissão de trabalhos: fechado
https://www.ciec-um.com/eventos
ICSES2024
International Conference on Studies in Education and Social Sciences
Istanbul, Turquia ou online,
7-10 novembro 2024
Limite para submissão de trabalhos: 13 setembro 2024
https://www.2024.icses.net/
ICERI2024: 17th annual International Conference of Education, Research and Innovation
Seville, Espanha, 11-13 novembro 2024.
Limite para submissão de trabalhos: fechado
https://iated.org/iceri/
IX Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática
Praiamar Natal Hotel & Convention – Natal – RN, – Brasil, 26-30 novembro 2024
Limite para submissão de trabalhos: fechado
https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/apresentacao
The 27th ICMI Study: Mathematics Education and the Socio-Ecological
Ateneo de Manila University, Quezon City, Filipinas, 22-25 Janeiro 2025
Limite para submissão de trabalhos: fechado
https://icmistudy27.sciencesconf.org/
CERME 14
14th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
Bozen-Bolzano, Italy, 4-8 february 2025
Limite para submissão de trabalhos: 15 setembro 2024
https://www.cerme14.it/
AMTE
29th Annual AMTE Conference
Reno, Nevada, 6-8 fevereiro 2025
Limite para submissão de trabalhos: Fechado
https://amte.net/content/2025-annual-amte-conference
WCQR
9th World Conference on Qualitative Research
Krakow, Polónia 4-6 fevereiro 2025, online, 11-13 fevereiro 2025
Limite para submissão de trabalhos: 27 setembro 2024
https://wcqr.ludomedia.org
4th thematic European Council for High Ability (ECHA) conference on inclusion and sustainability
The 14th International group for Mathematical Creativity and Giftedness conference
Karlstad, Suécia,16 – 18 Junho 2025
Limite para submissão de trabalhos: 1 novembro 2024
https://www.kau.se/en/gifted-doctoral-programme/conferences/combined-echa-and-igmcg-conference-16-18-june-2025
PME 48
48th Annual Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education
Santiago, Chile, 2025
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://www.igpme.org/annual-conference/
ICTMA22
The 22nd International Conference on Teaching on Mathematical Modeling and Application
Linkoping, Suécia, 10-15 agosto 2025
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://liu.se/en/article/international-conference-ictma22
SEMT’ 25
International Symposium Elementary Mathematics Teaching
Praga, República Checa, 17-21 agosto 2025
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://www.semt.cz/
CIAEM/IACME XVII
Conferencia interamericana de educacion mathematica/ Inter-American Conference on Mathematics Education
Monterrey, México, Novembro 2027
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://ciaem-iacme.org/
ICME-16
International Congress on Mathematical Education
Praga, República Checa, 2028
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://www.mathunion.org/icmi/icme/icme-16-2028
Eventos para Jovens investigadores
13th YERME Summer school (YESS13)
The Young European Researchers in Mathematics Education – YERME Summer school (YESS), integra conferências por parte de investigadores experientes e permite que jovens investigadores se reúnam diariamente, durante uma semana, para trabalhar em grupos supervisionados por especialistas, lerem trabalhos de outros jovens investigadores, receberem e fornecerem feedback.
A próxima edição realiza-se entre 22-29 de agosto de 2024 na Universidad de Cantabria, Santander, Espanha.
https://yess13.unican.es
Aqui divulgamos linhas de financiamento a projetos, mediante concursos nacionais ou internacionais.
ERC Grants 2024
Âmbito: O European Research Council (ERC) visa apoiar e financiar projetos pioneiros e investigadores em etapas progressivas na carreira, com base na excelência científica. Este programa encoraja propostas de natureza interdisciplinar e pioneiras, que abordem novos e emergentes campos de investigação e introduzam abordagens inovadoras e invenções científicas não convencionais.
https://erc.europa.eu/apply-grant
MSCA Postdoctoral Fellowships 2024
Âmbito: As Bolsas Individuais Marie Sklodowska-Curie destinam-se a financiar projectos individuais de investigadores doutorados em todas as áreas científicas.
Prazo para candidaturas: 11 de Setembro de 2024
https://marie-sklodowska-curie-actions.ec.europa.eu/calls/msca-postdoctoral-fellowships-2024
Conhece os novos doutores? Consulte como se ampliou a lista de teses realizadas até junho de 2024 nas diferentes Instituições de Ensino Superior.
Flávia Batista Santos (novembro 2023)
Prática profissional de professores dos anos iniciais do ensino fundamental do Brasil em educação estatística, num contexto de trabalho colaborativo
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Miriam Criez Nobrega Ferreira (novembro 2023)
Pensamento algébrico nos anos iniciais: Desvelando as aprendizagens profissionais de professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Cília Cardoso Rodrigues da Silva (dezembro 2023)
Manifestações de flexibilidade de cálculo mental em tarefas que envolvem multiplicação e divisão numa perspetiva do sentido de número
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Letícia Gabriela Baptista Martins (dezembro 2023)
A resolução de problemas e a escrita matemática: Um estudo com alunos do ensino secundário
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Nicole Gaspar Duarte (dezembro 2023)
O estudo de aula no desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores sobre discussão coletiva em matemática
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Micaela Sofia Martins Terceiro (janeiro 2024)
Integrar o Estudo de Aula na Formação Inicial de Professores de Matemática do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Paula Cristina Marques Gomes (fevereiro 2024)
O conhecimento e a prática letiva de professores de matemática do ensino secundário participantes em estudos de aula
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Mariana Custódia Capela Honrado Amaral (maio 2024)
Potencialidades da supervisão pedagógica em contexto colaborativo para a promoção de práticas de ensino com conexões matemáticas
Universidade de Évora
Luciana Vieira Andrade (maio 2024)
Saberes docentes e conhecimento didático do professor mobilizados na escolha do livro didático de Matemática
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
Cacilda Helena Chivai (maio 2024)
Simulações Computacionais na Promoção da Capacidade Espacial 3D: um estudo no ensino secundário geral em Moçambique
Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
Paula Vieira da Silva (junho 2024)
O pensamento geométrico nas provas de avaliação externa de Matemática: Um estudo no 2.º ciclo do ensino básico
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Cleide Rodrigues (junho 2024)
Contribuição do estudo de aula para o desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores de matemática no estágio supervisionado
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Sofia Alexandra Bolou Alegria (junho 2024)
Aprender com conexões entre a Matemática e a Dança Tradicional Portalegrense: um estudo no 1.º ciclo de escolaridade
Universidade de Évora
Conhece outras sociedades de investigação em educação matemática?
Consulte a atividade daquelas com quem mais colaboramos
SBEM
Sociedade Brasileira de Educação Matemática
http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/
SEIEM
Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática
https://www.seiem.es/
SOMIDEM
Sociedad Mexicana de Investigación y Divulgación de la Educación Matemática
https://somidem.org.mx/
E de outras igualmente relevantes no campo da investigação em Educação Matemática:
ERME
European Society for Research
in Mathematics Education
http://erme.site/
ICMI
The International Commission
on Mathematical Instruction
https://www.mathunion.org/icmi
IGPME
International Group for the Psychology of Mathematics Education
https://www.igpme.org/organization/history/
NCTM
National Council of Teachers of Mathematics
https://www.nctm.org/
AERA
American Educational Research Association
https://www.aera.net/
IGMCG
International Group for Mathematical
Creativity and Giftedeness
https://www.igmcg.org
NCETM
National Centre for Excellence in the Teaching of Mathematics
https://www.ncetm.org.uk/