SPIEM NEWS
abril de 2023
A SPIEM-NEWS é a newsletter electrónica da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.
Periodicidade: Bianual Contacto: [email protected] Editores: Ana Barbosa, Isabel Vale e Lurdes Serrazina
O que é esta newsletter?
Esta newsletter pretende constituir-se como um meio privilegiado de comunicação entre a direção da SPIEM e os/as sócios/as, aos quais é enviada por e-mail. Fica também disponível no site da Sociedade, onde pode ser consultada por investigadores, educadores e professores que tenham interesse pelo desenvolvimento da investigação em educação matemática.
Inclui informação de relevo para a comunidade de investigação em educação matemática, como notícias, anúncios de eventos, e divulgação de projetos e trabalhos de investigação com relevância e atualidade.
Convidamos todos/as a compartilhar informação sobre Notícias, Eventos e Recursos que considerem de interesse. Para tal, envie a sua contribuição por e-mail para [email protected]
ÍNDICE
- Nota de abertura
- O Encontro de Investigação em Educação Matemática – EIEM 2023
- Outras atividades da SPIEM — Webinares — Escola de Verão
- Conferências nacionais e internacionais
- Submissão de candidaturas a projetos
- Recursos em investigação em educação matemática
- Sites de sociedades de investigação em educação matemática
- Novos doutores em educação matemática
Este é o segundo SPIEM News que segue a estrutura do número anterior e no qual destacamos algumas informações.
Para este ano civil de 2023 temos um conjunto alargado de propostas de encontros/conferências que podem ser inspiradores e apelativos para a partilha de trabalhos de investigação em curso ou finalizados.
Realizar-se-á em conjunto com a Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática a 2.ª Escola de Verão, destinada a doutorandos, tendo como o tema: A escrita de artigos científicos: desafios e oportunidades. Será na ESE de Bragança em 25 e 26 de julho de 2023.
Daremos continuidade aos webinares atlânticos, com a proposta de um ciclo composto por três webinares focados no tema “Designs de investigação em Educação Matemática”, da responsabilidade das três sociedades de Investigação em Educação Matemática de Portugal, Brasil e Espanha
Também lembramos que este ano, o EIEM 23 terá lugar em Aveiro, nos dias 18-19 de novembro, pelo que esperamos que tomem nota nas vossas agendas para nos encontrarmos e lançarmos a discussão à volta da “Resolução de problemas”. O Encontro de Investigação em Educação Matemática é uma oportunidade de fomentar a interação entre profissionais e académicos, permitindo ampliar o campo da nossa investigação. onde a oportunidade de colaborar com os colegas é provavelmente o bem mais valioso que a conferência proporciona. Sendo um tema transversal de certeza que irá suscitar a presença de vários colegas. Estas são algumas das razões para vos encorajar vivamente a participar neste evento. Por outro lado, também permite, desfrutar de Aveiro de forma descontraída e amigável.
Por fim gostaríamos de solicitar a todos os sócios que nos façam chegar sugestões de possíveis secções que sejam relevantes para a comunidade SPIEM, assim como informações que ajudem a complementar as já existentes, pois ajudam a divulgar os interesses e preocupações dos sócios da SPIEM.
Esperamos que desfrute deste boletim informativo e o considere tão esclarecedor para ler como foi para organizar.
O EIEM é o nosso encontro. Já alguma vez participou?
Em 2022 realizou-se o EIEM 2022 na Universidade Nova de Lisboa, Costa da Caparica, cujo tema foi Desenvolvimento curricular. Durante dois dias estiveram reunidos cerca de 60 participantes discutindo investigação nacional e internacional sobre o tema.
Venha este ano à 31.ª edição do EIEM. É em 18 e 19 de novembro, na Universidade de Aveiro. Tem como propósito principal refletir sobre trabalhos de investigação, concluidos ou em curso, relativos a múltiplos aspetos associados à Resolução de Problemas.
EIEM 2023
Encontro de Investigação em Educação Matemática
Universidade de Aveiro, Aveiro 18 e 19 de novembro 2023
Limite para submissão de trabalhos: 18 de setembro
Além da realização do EIEM, sabe o que a SPIEM faz?
Eis algumas das atividades que promovemos e/ou em que participamos:
Daremos continuidade este ano aos webinares atlânticos em investigação em educação matemática, iniciativa das três sociedades de Investigação em Educação Matemática de Portugal, Espanha e Brasil. Estes webinares têm como objetivo criar oportunidade de socialização e debate da investigação que atualmente se desenvolve nos três países sobre um determinado tema, criando uma ponte atlântica de diálogo e partilha.
Durante este ano 2023 realiza-se um ciclo composto por três webinares, sendo cada um da responsabilidade de uma das sociedades dinamizadoras, que tem como tema geral Designs de investigação em Educação Matemática.
Os webinares realizam-se on-line, e podem ser acompanhados no YouTube da SBEM — Sociedade Brasileira de Educação Matemática. São nas últimas quarta-feiras de setembro, outubro e novembro (realizando-se em 27 de setembro, 25 de outubro e 29 de novembro) e têm a duração de 90 minutos, repartidos entre a apresentação do orador e a discussão com os participantes.
Investigador: João Pedro da Ponte, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Título: Estudos de aula em Investigação em Educação matemática
Investigadora: Berta Barquero, Universitat de Barcelona
Título: La ingeniería didáctica como metodología de investigación y de diseño.
Investigador: Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco, Programa de Estudos de Pós-Graduação em Educação
Título: A investigação matemática em um grupo de trabalho colaborativo.
A SPIEM em conjunto com a sua congénere Espanhola SEIEM vai realizar este ano (2023) mais uma escola de Verão luso-espanhola, este ano da responsabilidade de Portugal. Decorrerá na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Esta escola é destinada a jovens investigadores em Educação Matemática.
Escola de Verão
Dias: 25 e 26 de julho de 2023
Local: ESE de Bragança
Tema: A escrita de artigos científicos: desafios e oportunidades
Mais informações serão disponibilizadas na página da SPIEM (www.spiem.pt).
Com a participação de responsáveis por revistas de Educação Matemática em Espanha e Portugal, como:
Ceneida Fernández Verdú Universidade de Alicante, editora de AIEM
Juan Francisco Ruiz Hidalgo editor chefe de PNA
Susana Carreira Universidade do Algarve, diretora de Quadrante
Quer participar em conferências, seminários e encontros?
Consulte a lista. Em muitos ainda pode propor uma comunicação.
INCTE2023
International Conference on Teacher Education
Bragança, 3-6 maio 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://incte.ipb.pt/#filter=conferencia.pt
ICEMST2023
International Conference on Education in Mathematics, Science and Technology
Capadocia, Turquia ou Online, 18-21 maio 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://www.2023.icemst.com
MERGA 45
Mathematics Education Research Group of Australasia
Newcastle, Australia, , 2-6 julho 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://merga.net.au/Public/Annual-Conference/Home.aspx
ICRES2023
International Conference on Research in Education and Science (ICRES)
Capadocia, Turquia ou Online, 18-21 maio 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://www.2023.icres.net
ICTMT 16
International Conference on Technology in Mathematics Teaching
Atenas, Grécia, 7-10 junho 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://conferences.uoa.gr/event/47/
CERME 13
13th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
Budapeste, Hungria, 10-14 julho 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://cerme13.renyi.hu/
CIAIQ2023
12º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa
Lisboa e online, Portugal, 11-13 julho 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://ciaiq.ludomedia.org/sobre-pt/
PME 46
46th Annual Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education
Haifa, Israel, 16-21 julho 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://pme46.edu.haifa.ac.il/
XVI CIAEM
XVI Conferencia de Educación Matemática
Lima, Perú, 30 julho a 4 agosto 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://xvi.ciaem-iacme.org/
CIEAEM74
Commission Internationale pour l’Ètude et l’Amélioration de l’Enseignement des Mathématiques
Malmö, Suécia, 15-19 agosto 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://www.cieaem74.se
SEMT’ 23
International Symposium Elementary Mathematics Teaching
Praga, República Checa, 20-24 agosto 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://www.semt.cz/
CIAEM/IACME XVI
Conferencia interamericana de educacion mathematica/ Inter-American Conference on Mathematics Education
Lima, Peru, 30 julho – 4 Agosto 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://ciaem-iacme.org/xvi-ciaem-en-2023/
CADGME 2023
Conference on Digital Tools in Mathematics Education
Catania, Itália, 11-13 setembro 2023
Data limite para submissão de resumos: 30 abril 2023
Limite para submissão de trabalhos: 30 novembro 2023
https://ictma21.jp/#registration
ICERI 2023
The 13th International Conference on Education, Research and Innovation
Hangzhou, China, 08-10 setembro 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
http://www.iceri.org/
ICTMA21
The 21th International Conference on the Teaching of Mathematical Modelling and Applications
Awaji Island, Japão, 10-15 setembro 2023
Limite para submissão de trabalhos: 31 maio 2023
https://ictma21.jp/#registration
MEI 9
Conference on Research in Mathematics Education in Ireland
Dublin, Irlanda, 13-14 outubro 2023
Limite para submissão de trabalhos: 24 de abril 2023
https://sites.google.com/dcu.ie/meiconference/home
ICSES2023
International Conference on Studies in Education and Social Sciences
Antalya, Turkey ou online, 20-23 outubro 2023
Limite para submissão de trabalhos: 1 setembro 2023
https://www.2023.icses.net/
Quer concorrer a financiamento para investigação?
Estão abertas candidaturas, nacionais e internacionais
ERC Grants 2023
Âmbito: O European Research Council (ERC) visa apoiar e financiar projetos pioneiros e investigadores em etapas progressivas na carreira, com base na excelência científica. Para 2023, o ERC divulgou já datas de convocatórias provisórias e indicativas, de forma a que os investigadores possam planear as suas candidaturas. Este programa encoraja propostas de natureza interdisciplinar e pioneiras, que abordem novos e emergentes campos de investigação e introduzam abordagens inovadoras e invenções científicas não convencionais.
Prazo para candidaturas:
Proof of Concept – 20 abril e 21 setembro de 2023
Advanced Grant – 23 maio de 2023
https://erc.europa.eu/apply-grant
MSCA Postdoctoral Fellowships 2023
Âmbito: As Bolsas Individuais Marie Sklodowska-Curie destinam-se a financiar projectos individuais de investigadores doutorados em todas as áreas científicas.
Prazo para candidaturas: 13 de Setembro de 2023
bit.ly/3KFBa4I
Erasmus+ Small-scale partnerships in the fields of school education
Âmbito: As parcerias de pequena dimensão são concebidas para alargar o acesso ao programa a intervenientes de pequena dimensão e pessoas a quem é difícil chegar nos setores do ensino escolar, da educação de adultos, do ensino e formação profissionais, da juventude e do desporto. Esta ação também apoiará formatos flexíveis – combinando atividades de caráter transnacional e nacional, ainda que de dimensão europeia – permitindo assim que as organizações disponham de mais meios para chegar às pessoas com menos oportunidades. As parcerias de pequena dimensão também podem contribuir para a criação e o desenvolvimento de redes transnacionais e para fomentar sinergias com e entre políticas a nível local, regional, nacional e internacional.
Prazo para candidaturas: 4 outubro de 2023
bit.ly/3GUS5iH
Conhece estes recursos? Verifique a lista e encontre novidades e clássicos
Produtos do projeto REASON
– Raciocínio matemático e formação de professores
O projeto REASON tinha como objetivo estudar o conhecimento matemático e didático que os professores precisam para conduzir uma prática que promova o raciocínio matemático dos alunos e estudar formas de apoiar o seu desenvolvimento em professores e futuros professores dos ensinos básico e secundário. Deste projeto resultaram vários produtos que cosntituem um conjunto de recursos que podem ajudar os professores a suportar o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos dos vários níveis de ensino
http://reason.ie.ulisboa.pt/produtos/
Quadrante
– Revista de Investigação em Educação Matemática
A Quadrante celebrou o seu 30.º aniversário com a publicação de um número temático onde são passados em revista os trabalhos publicados ao longo da sua existência, desde 1992 até 2002 organizados em quatro temáticas: Ensino e aprendizagem de temas matemáticos, incluindo artigos sobre Números, Geometria, Álgebra, Estatística; Estudos sobre o professor que ensina Matemática; Temas matemáticos transversais, incluindo artigos sobre Resolução de Problemas, Raciocínio, Comunicação e Modelação Matemática; e Desenvolvimento curricular, incluindo, entre outros, artigos sobre Avaliação, Cidadania, Etnomatemática e Tecnologias.
Este número (Vol. 31 N.º 2, 2022) constitui um recurso muito relevante para quem queira conhcecer ou estudar o percuso investigativo em educação matemática em Portugal, em particular em qualquer uma das áreas temáticas referidas.
https://quadrante.apm.pt/
Coletânea de tarefas
Coletânea de tarefas resultante de um levantamento de recursos educativos coerentes com as novas Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Básico.
http://aem.dge.mec.pt/pt/recursos
LIVROS
Mathematics and Its Connections to the Arts and Sciences (MACAS) 15 Years of Interdisciplinary Mathematics Education
Michelsen, C., Beckmann, A., Viktor Freiman, V., Jankvist, U.T., & Savard, A. (Eds.) (2022). Mathematics and Its Connections to the Arts and Sciences (MACAS). Springer.
https://doi.org/10.1007/978-3-031-10518-0
Written by experts from all over the world
Contains innovative ideas relating to mathematics and its connections to other disciplines
Present practical measures for direct use in teaching and teacher education.
The Mathematics Teacher in the Digital Era – International Research on Professional Learning and Practice
Clark-Wilson, A., Robutti, O., & Sinclair, N. (Eds) (2022). The Mathematics Teacher in the Digital Era – International Research on Professional Learning and Practice. Springer
Informs policy makers about curriculum innovation in digital mathematics technologies
Links research and practice concerning digital technologies for mathematical learning
Additional multimedia content accessible in browser or via SN More Media App
Mathematical Challenges For All
Leikin, R. (Ed.) (2023). Mathematical Challenges For All. Springer.
Recognizes the centrality of mathematical challenge in teaching and learning mathematics
Addresses cognitive and socio-emotional components of mathematical challenge
Provides a different view on learning and teaching processes in mathematics education
Conhece outras sociedades de investigação em educação matemática?
Consulte a atividade daquelas com quem mais colaboramos
SBEM
Sociedade Brasileira de Educação Matemática
http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/
SEIEM
Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática
https://www.seiem.es/
E de outras relevantes no campo da Investigação em Educação Matemática
ERME
European Society for Research
in Mathematics Education
http://erme.site/
ICMI
The International Commission
on Mathematical Instruction
https://www.mathunion.org/icmi
PME
International Group for the
Psychology of Mathematics Education
https://www.igpme.org/organization/history/
Conhece os novos doutores em Educação Matemática? Consulte como se ampliou a lista de teses até março de 2023 realizadas nas diferentes Institutições de Ensino Superior
Ana Cristina Azevedo da Silva
(fev 2023)
Fazer Matemática Com A Música Em Contexto Educativo.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Romaro Antonio Silva
(jan 2023)
Apropriação de práticas de numeramento na EJA/Proeja em comunidades quilombolas do estado Amapá – Brasil: A etnomatemática como possibilidade de ensino.
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Mónica Sofia Correia Patrício
(dez 2022)
Conhecimento sobre Estatística e o seu ensino com investigações estatísticas: um estudo de caso no 2.º Ciclo do Ensino Básico.
Universidade de Évora.
Sara Cristina Magalhães Gomes Ribeiro
(dez 2022)
Estudo etnomatemático sobre danças folclóricas: Construção e implementação pedagógica de tarefas matemáticas.
Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Sofia Isabel Andrade Graça
(set 2022)
Desenvolver a compreensão dos números racionais: uma experiência de ensino do 5.º ano de escolaridade.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.