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SPIEM NEWS
setembro de 2022

A SPIEM-NEWS é a newsletter electrónica da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.

Subscreva a SPIEM NEWS
Periodicidade: Bianual Contacto: [email protected] Editores: Ana Barbosa, Isabel Vale e Lurdes Serrazina

O que é esta newsletter?

Esta newsletter pretende constituir-se como um meio privilegiado de comunicação entre a direção da SPIEM e os/as sócios/as, aos quais é enviada por e-mail. Fica também disponível no site da Sociedade, onde pode ser consultada por investigadores, educadores e professores que tenham interesse pelo desenvolvimento da investigação em educação matemática.
Inclui informação de relevo para a comunidade de investigação em educação matemática, como notícias, anúncios de eventos, e divulgação de projetos e trabalhos de investigação com relevância e atualidade.
Convidamos todos/as a compartilhar informação sobre Notícias, Eventos e Recursos que considerem de interesse. Para tal, envie a sua contribuição por e-mail para [email protected]

ÍNDICE

1. Nota de abertura
2. O Encontro de Investigação em Educação Matemática EIEM 2022
3. Outras atividades da SPIEM
1. Webinars atlânticos em investigação em educação matemática
2. O novo programa de Matemática do Ensino Secundário
4. Conferências nacionais e internacionais
5. Submissão de candidaturas a projetos
6. Sites de sociedades de Investigação em Educação Matemática
7. Recursos em Investigação em Educação Matemática
8. Novos doutores em Educação Matemática

Finalmente concretizamos a SPIEM News, a newsletter da SPIEM. Projeto antigo, que com a crescente e generalizada disponibilização digital de informação pa-receu deixar de se justificar, pois as novidades e notícias a todos estão acessíveis, acabou por ganhar forma nestes tempos. Porquê agora?
É verdade que a SPIEM tem um site onde disponibi-liza muita informação, e que tudo o que se publica na newsletter se encontra na internet. Mas é preciso pro-curar — procurar e selecionar. A primeira função desta newsl etter é precisamente oferecer, de forma direta e em “poucas folhas”, um conjunto de informação selecio-nada e compilada relevante para quem se interessa por investigação em educação matemática. Por isso escolhe-mos apresentar uma lista de encontros e conferências, em território nacional e no estrangeiro, com indicação de data de submissão das propostas de comunicação; por isso incluímos também uma lista de recursos úteis para apoiar o trabalho em investigação em educação mate-mática; e, também por isso identificamos uma lista de candidaturas a projetos que constituem como oportuni-dades de financiamento no domínio da investigação em educação matemática.

No entanto, esta newsletter tem outra função. Ao ser a newsletter da SPIEM, reforça a identidade da Sociedade, dando visibilidade e pondo em comum actividades reali-zadas na comunidade portuguesa de investigadores em educação matemática. Por isso apresentamos notícias sobre a nossa principal realização anual, o EIEM, Encon-tro de Investigação em Educação Matemática, bem como sobre outra atividades que frequentemente passam des-percebidas aos sócios, em especial as que têm a ver com a nossa interação com outras sociedades de investigação, cujos sites também divulgamos. E por isso decidimos igualmente valorizar a identificação dos novos doutores em educação matemática, que ampliam a nossa comuni-dade, tornando-a mais sábia e mais dinâmica.
A SPIEM News não é, pois, apenas uma newsletter, mas é a afirmação da existência da Sociedade e dos seus sócios, e a valorização do seu trabalho, nomeadamente no que diz respeito à compreensão dos fenómenos edu-cativos e à identificação das condições que podem pro-mover o sucesso das aprendizagens em Matemática. Es-peramos que encontre interesse neste documento e que contribua para as suas futuras edições.

Ana Paula Canavarro
Presidente da SPIEM

eiem 2022

O EIEM é o nosso encontro. Já alguma vez participou? Venha este ano à sua 30ª edição. É em novembro, 19 e 20, na Universidade Nova, na Caparica.
Tem como propósito principal refletir sobre trabalhos de investigação, concluídos ou em curso, relativos a múltiplos aspetos associados ao desenvolvimento curricular. As comunicações podem ser apresentadas até 19 de setembro. Mais informação em eiem2022.spiem.pt

Além da realização do EIEM, sabe o que a SPIEM faz? Eis algumas das atividades que promovemos e/ou em que participamos:

Os webinares atlânticos em investigação em educação matemática são uma iniciativa das três sociedades de Investigação em Educação Matemática de Portugal, Espanha e Brasil. Estes webinares têm como objetivo criar oportunidade de socialização e debate da investigação que atualmente se desenvolve nos três países sobre um determinado tema, que será escolhido anualmente, criando uma ponte atlântica de diálogo e partilha.
Em cada ano, realiza-se um ciclo composto por três webinares, sobre um mesmo tema, sendo cada um dinami-zado por um/a investigador/a indicado/a por cada uma das sociedades. Em 2022 realiza-se a primeira edição dos web-inares e tem como tema geral a resolução de problemas.
Os webinares realizam-se on-line, e podem ser acom-panhados no YouTube da SBEM — Sociedade Brasileira de Educação Matemática. São sempre à quarta-feira, e têm a duração de 90 minutos, repartidos entre a apresentação por parte do/a investigador/a e a discussão com os participantes.
A inscrição nos webinares é gratuita e pode ser feita aqui:

Webinar 1 / 28 de setembro de 2022

13h30 Brasil (Brasília) • 17h30 Portugal continental • 18h30 Espanha

Investigadora: Hélia Jacinto, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Título: Resolução de Problemas de Matemática com Tecnologia: da atividade dos alunos ao conhecimento didático do professor

Webinar 2 / 26 de outubro de 2022

13h30 Brasil (Brasília) • 17h30 Portugal continental • 18h30 Espanha

Investigador: Ángel Gutiérrez, Universidad de Valencia
Título: Resolución de problemas y rasgos de alta capacidad matemática

Webinar 3 / 30 de novembro de 2022

12h30 Brasil (Brasília) • 17h30 Portugal continental • 18h30 Espanha

Investigadora: Norma Suely Gomes Allevato, Universidade Cruzeiro do Sul
Título: Resolução e Proposição de Problemas, na associação com as TIC’s: pesquisas e práticas em Educação Matemática

A SPIEM foi convidada para a colaborar na discussão pública da nova proposta de Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário. A reunião decorreu a 9 de setembro de 2022, e estiveram presentes dois elementos da direção da SPIEM: Rosa Tomás Ferreira e Neusa Branco.

Da apreciação da SPIEM destacam-se os seguintes aspetos:

  • As ideias inovadoras do currículo, que são explicitadas na introdução dos documentos propostos para cada percurso formativo e que são visíveis nas sugestões apresentadas pelos autores para a operacionalização das Aprendizagens Essenciais (nomeadamente, os objetivos de aprendizagem, as ações estratégicas de ensino e as áreas de competencia do Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória).
  • A relevância dada à Matemática para a cidadania, que fica refletida em todos os documentos apresentados e, portanto, comum a todos os percursos formativos do ensino secundário, visando contribuir de forma explícita para o desenvolvimento dos alunos deste ciclo de escolaridade enquanto cidadãos ativos, críticos, informados e interventivos.
  • A valorização dos percursos específicos de formação dos alunos, sendo exemplo deste aspeto a proposta de Aprendizagens Essenciais de Matemática B, de forma explícitamente próxima dos cursos de Artes Visuais, sem esquecer os cursos artísticos especializados.
  • O sentido da mudança dos programas do Ensino Secundário, uma vez que as Aprendizagens Essenciais agora propostas visam proporcionar maior equidade neste ciclo de escolaridade no que respeita ao ensino da Matemática, destacando-se a ideia de Matemática para todos. Contudo, perdeu-se a oportunidade para que esta ideia se verifique efetivamente em todos os percursos formativos do Ensino Secundário, uma vez que persistem alguns cursos sem uma disciplina de Matemática.
  • O reforço do papel da Matemática do Ensino Secundário na formação dos alunos, evidenciando
  • o que é essencial para a sua aprendizagem. Neste sentido, esta proposta de Aprendizagens Essenciais de Matemática afasta a ideia de que o papel principal da Matemática no Ensino Secundário é preparar os alunos para o Ensino Superior e confere ao próprio Ensino Secundário um papel determinante na formação integral dos alunos e fazendo deste ciclo de escolaridade um ciclo importante e relevante per se.
  • A ideia da Matemática para o futuro, ideia que encontra reflexo na relevância dos temas e abordagens propostas para o desenvolvimento de competências específicas e transversais, importantes para os desafios que o século XXI coloca aos alunos. 

Esta ideia da Matemática para o futuro é consonante com a ideia de Matemática para o século XXI, expressa nas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico, que já começaram a vigorar em 2022/23. Com as Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário propostas, este ciclo de escolaridade mantém a coerência do percurso de aprendizagem dos alunos, complementa a sua formação e assegura um progressivo aprofundamento dos temas matemáticos. Ainda que com formulações diferentes, entre as Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico e as que são agora propostas para o Ensino Secundário, são evidentes aspetos essenciais para o desenvolvimento de competências de natureza diversificada que ilustram alinhamento desta proposta com as Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico, já homologadas, o que contribui para a concretização do previsto no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

  • O foco na compreensão, resolução de problemas e conexões, aspetos que contribuem para que a aprendizagem da Matemática seja contextualizada e significativa para os alunos.
  • A existência de temas optativos, um aspeto importante, acolhendo a tendência internacional e dando coerência ao percurso e desenvolvimento de competências. É muito positiva a possibilidade de temas optativos também nas Aprendizagens Essenciais propostas para os cursos profissionais, conferindo a flexibilidade que se pretende e indo ao encontro das necessidades dos alunos.
  • A indicação explícita de práticas diversas do pensamento computacional como tendo um caráter transversal nas aprendizagens de Matemática, com vários exemplos de operacionalização.
  • O reforço do papel da tecnologia como ferramenta de aprendizagem, com uso diversificado de recursos que devem ser selecionados em função do seu contributo para a melhoria da compreensão matemática e para a resolução de problemas complexos e desafiantes pelos alunos. Isto representa uma mudança muito significativa e relevante para a melhoria das aprendizagens.
  • A indicação de referências bibliográficas de suporte ao trabalho do professor. As referências são variadas em autores e em tipos de documentos, o que é também de valorizar.

Quer participar em conferências, seminários e encontros?
A maior parte já é presencial e em muitos ainda pode submeter comunicação:

Encuentro Internacional de Investigación em Educación Matemática (EIEM6)
Barranquilla, Colômbia ou Online, 20 e 21 outubro 2022 Data limite para submissão de trabalhos: Fechado https://licenciaturamatema.wixsite.com/eiem

ICERI 2022
Sevilha, Espanha ou Online, 7 a 9 novembro 2022
Data limite para submissão de resumos: Fechado https://iated.org/iceri/

International Conference on Studies in Education and Social Sciences (ICSES)
Antalya, Turquia ou Online, 10 a 13 novembro 2022 Submissão de resumos: 1 de outubro de 2022
https://www.2022.icses.net

IX CIBEM
Online, 5 a 9 dezembro 2022
Data limite para submissão de trabalhos: Fechado https://eventos.pucsp.br/ixcibem/

7th World Conference on Qualitative Research (WCQR2023)
Faro, Portugal, 25 a 27 janeiro 2023 
Submissão de propostas: 10 de outubro de 2022  https://wcqr.ludomedia.org/important-dates/

ROSEDA Conference
Porto, Portugal 23 a 25 fevereiro 2023
Submissão de trabalhos: data a anunciar
https://asymptote-project.eu/events/roseda-conference/

International Conference on Education in Mathematics, Science and Technology (ICEMST)
Capadocia, Turquia ou Online, 18 a 21 maio 2023 Submissão de resumos: até 31 de março de 2023
https://www.2023.icemst.com

International Conference on Research in Education and Science (ICRES)
Capadocia, Turquia ou Online, 18 a 21 maio 2023 Submissão de resumos: até 31 de março de 2023
https://www.2023.icres.net

CERME 13
Budapeste, Hungria, 10 a 14 julho 2023
Submissão de trabalhos: 15 de fevereiro de 2023
https://cerme13.renyi.hu/Announcements

PME 46
Haifa, Israel, 17 a 21 julho 2023
Data limite para submissão de trabalhos: a anunciar

XVI CIAEM
Lima, Perú, 30 julho a 4 agosto 2023
Submissão de trabalhos: até 30 de outubro de 2022
https://ciaem-iacme.org/xvi-ciaem-en-2023/

SEMT – International Symposium Elementary Mathematics Teaching
Praga, República Checa, 20 a 24 agosto 2023
Data limite para submissão de trabalhos: a anunciar

ICME 15
Sydney, Austrália, 7 a 14 julho 2024
Submissão de trabalhos: até 1 de maio de 2024 https://icme15.com/home/

Quer concorrer a financiamento para investigação? Estão abertas candidaturas:

ERC Grants 2023
Âmbito: O European Research Council (ERC) visa apoiar e financiar projetos pioneiros e investigadores em etapas progressivas na carreira, com base na excelência científica. Para 2023, o ERC divulgou já datas de convocatórias provisórias e indicativas, de forma a que os investigadores possam planear as suas candidaturas. Este programa encoraja propostas de natureza interdisciplinar e pioneiras, que abordem novos e emergentes campos de investigação e introduzam abordagens inovadoras e invenções científicas não convencionais.

Prazo para candidaturas:
Starting Grant – 25/10/2022
Consolidator Grant – 2/02/2023
Advanced Grant – 23/05/2023
Synergy Grant – 8/11/2022
https://www.hezelburcht.com/en/grants/

Conhece estes recursos? Verifique a lista e encontre novidades e clássicos:

Normas APA (7.ª ed)
American Psychological Association (2020). Publication Manual of the American Psychological Association
2020: the official guide to APA style (7th ed.). American Psychological Association.

International Handbook of Mathematics Teacher Education: Volume 1
Potari, D., & Chapman, O. (2020). International Handbook of Mathematics Teacher Education: Volume 1 (2nd ed.). Brill Sense.

International Handbook of Mathematics Teacher Education: Volume 2
Llinares, S., & Chapman, O. (2020). International Handbook of Mathematics Teacher Education: Volume 2 (2nd ed.). Brill Sense.

International Handbook of Mathematics Teacher Education: Volume 3
Lloyd, G., & Chapman, O. (2020). International Handbook of Mathematics Teacher Education: Volume 3 (2nd ed.). Brill Sense.

Handbook of International Research in Mathematics Education
English, L., & Kirshner, D. (2008). Handbook of International Research in Mathematics Education. Routledge.

Second Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning
Lester, F. (2007). Second Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning. NCTM.

Conhece outras sociedades de investigação em educação matemática?
Consulte a atividade daquelas com quem mais colaboramos:

SBEM
Sociedade Brasileira de Educação Matemática
http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/

SEIEM
Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática
https://www.seiem.es/

Conhece os novos doutores em educação matemática? Consulte como se ampliou a lista de teses até agosto de 2022.

Joana Rita Bandeira da Conceição (jul 2022)
O desenvolvimento da estruturação espacial nos primeiros anos de escolaridade
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Joana Rosa Baião Latas (jun 2022)
Explorações etnomatemáticas na ilha do Príncipe: uma proposta de trilho
Universidade de Coimbra

Simão Pedro Mateus Selezi (fev 2022)
Identificação e Valorização dos Saberes Matemáticos Presentes em Artefactos Culturais da Etnia Nganguela: Uma Contribuição para o Ensino da Matemática
Universidade de Coimbra

Claudenice Cardoso Brito (jan 2022)
A Teoria Histórico-Cultural como fundamento para a formação do Alfabetizador Matemático
Universidade da Beira Interior