Skip to content

SPIEM NEWS
dezembro de 2024

A SPIEM-NEWS é a newsletter electrónica da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.

Subscreva a SPIEM NEWS

Periodicidade: Bianual
Contacto: [email protected]
Editores: Hélia Jacinto, Letícia Martins, Neusa Branco e Lurdes Serrazina

O que é esta newsletter?

Esta newsletter pretende constituir-se como um meio privilegiado de comunicação entre a direção da SPIEM e os/as sócios/as, aos quais é enviada por e-mail. Fica também disponível no site da Sociedade, onde pode ser consultada por investigadores, educadores e professores que tenham interesse pelo desenvolvimento da investigação em educação matemática.
Inclui informação de relevo para a comunidade de investigação em educação matemática, como notícias, anúncios de eventos, e divulgação de projetos e trabalhos de investigação com relevância e atualidade.
Convidamos todos/as a compartilhar Notícias, Eventos e Recursos que considerem de interesse. Para tal, envie a sua contribuição por e-mail para [email protected]

Com satisfação lançamos uma nova SPIEM News e aproveitamos para partilhar as deliberações e novidades da SPIEM após a Assembleia Geral de novembro de 2024, realizada durante o EIEM 2024.
Um dos pontos da assembleia foi a avaliação do formato do Encontro de Investigação em Educação Matemática – EIEM 2024, que decorreu pela primeira vez numa tarde de sexta-feira e sábado. Esta experiência revelou-se positiva e consideramos que tem potencial para uma maior adesão, pelo que a Assembleia aprovou oficialmente a continuidade deste modelo para os próximos anos. Além disso, foi deliberado que o EIEM de 2026 será realizado em março, um ajuste que visa alinhar o evento com o calendário académico e potenciar uma maior participação de investigadores e educadores.
Um momento particularmente especial foi a aprovação de quatro Sócios Honorários da SPIEM. É com enorme orgulho que a nossa comunidade presta homenagem ao legado de figuras de referência na Educação Matemática: João Pedro da Ponte, José Manuel Matos, Leonor Santos e Lurdes Serrazina. O reconhecimento do impacto do trabalho destes colegas é motivo de inspiração e celebração, sublinhando o compromisso com a excelência e a transformação educacional que nos une.

Olhando para o futuro, já estamos a preparar os nossos dois grandes eventos de 2025. A Escola de Verão da SPIEM, organizada conjuntamente com a SEIEM e agendada para o início de julho em Barcelona, será mais uma oportunidade de partilha e aprendizagem, enquanto o EIEM 2025, que decorrerá em novembro em Lisboa, promete consolidar o espírito inovador e colaborativo que define o nosso encontro anual.
Por fim, ao terminar o ano, uma notícia triste. É com profundo pesar que comunicamos a partida do nosso estimado sócio Luís Menezes, alguém sempre disponível a colaborar com a SPIEM e profundamente envolvido nos seus diferentes encontros e projetos, em particular na organização do EIEM 1999, EIEM 2007 e EIEM 2012. O Luís foi também uma figura central na dinamização de grupos de discussão e era amplamente solicitado no processo de revisão, onde contribuiu com rigor e dedicação inigualáveis. A sua ausência será profundamente sentida, mas o impacto do seu trabalho e o carinho que conquistou na nossa comunidade permanecerão vivos.
Continuamos a contar com o envolvimento de todos para fortalecer a nossa comunidade e promover o avanço da Educação Matemática.

A Direção da SPIEM

A SPIEM organiza ou participa em diversas atividades, conforme aqui lhe damos conta, e de entre as quais destacamos o EIEM.

EIEM 2025
O EIEM é um espaço privilegiado da nossa comunidade para estabelecer contactos e troca de conhecimentos. Em 2025, o EIEM terá lugar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa em novembro. Mais informações serão divulgadas oportunamente na página da SPIEM.

Escola de Verão 2025
A Escola de Verão 2025, uma colaboração entre a Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática (SEIEM) e a Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM), visa enriquecer a formação de jovens investigadores em educação matemática.
O próximo evento terá lugar em Barcelona, em julho de 2025. Mantenha-se atento à página da SPIEM, onde brevemente divulgaremos mais informações!

Participação no XXVI Simpósio da Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática (2024)
A SPIEM marcou presença no XXVII Simpósio SEIEM, que ocorreu de 4 a 6 de setembro de 2024, na Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia da Universidade de Córdoba. O programa do Simpósio pode ser consultado aqui: https://www.seiem.es/seiem2024/programa.shtml

Webinares Atlânticos 2024
Pelo terceiro ano consecutivo a SPIEM colaborou na organização dos Webinares Atlânticos, promovidos em parceria com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e a Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática (SEIEM). Este ano juntou-se a SOMIDEM – Sociedad Mexicana de Investigación y Divulgación de la Educación Matemática.

A temática deste ciclo de webinares foi Investigações sobre reformas curriculares em matemática. Caso não tenha tido oportunidade de assistir aos webinares, pode visualizá-los nas ligações abaixo disponibilizadas.

Webinar 1 / 25 de setembro de 2024
Investigador: Ruy César Pietropaolo, Universidade Bandeirante Anhanguera, Brasil
Título: Base Nacional Comum Curricular em Matemática: uma leitura ambivalente.
Base Nacional Comum Curricular em Matemática: uma leitura ambivalente

Webinar 2 / 23 de outubro de 2024
Investigadora: Ana Paula Canavarro, Universidade de Évora, Portugal
Título: Evolução do currículo de matemática em Portugal: o que diz a investigação?
Evolução do currículo de matemática em Portugal: o que diz a investigação?

Webinar 3 / 20 de novembro de 2024
Investigador: José Luis Lupiáñez, Universidad de Granada, Espanha
Título: Investigar sobre el Currículo de Matemáticas.
Investigar sobre el Currículo de Matemáticas

Webinar 4 / 11 de dezembro de 2024
Investigador: David Block Sevilla, Departamento de Investigaciones Educativas -Cinvestav, México
Título: Cambios curriculares en la enseñanza de las matemáticas en México, en el último medio siglo.
Cambios curriculares en la enseñanza de las matemáticas en México, en el último medio siglo

O Encontro de Investigação em Educação Matemática de 2024 decorreu nos dias 22 e 23 de novembro, na Escola Básica e Secundária do Cerco do Porto. Brevemente serão divulgadas as atas deste Encontro. 

Pode consultar o programa aqui, do qual destacamos o momento de homenagem a Leonor Santos.

Procura uma revista para publicar o seu último artigo?
Apresentamos várias opções, tanto nacionais como internacionais, especializadas no ensino e aprendizagem da Matemática. A maioria destas revistas aceita submissões de manuscritos de forma contínua, e algumas oferecem edições temáticas que podem ser adequadas ao seu trabalho. Partilhamos também convites para submissão de artigos em algumas destas publicações.

A Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática recebe manuscritos em fluxo contínuo. A revista publica artigos que decorram de estudos empíricos e artigos de reflexão teórica que se centrem em questões relacionadas com o ensino e a aprendizagem da matemática e a formação do professor que ensina matemática, nos diferentes níveis de ensino, e que constituam um contributo original para a área. Consulte as condições para submissão na página da revista. https://quadrante.apm.pt

A revista APEduC recebe manuscritos em fluxo contínuo. Está a aceitar submissões de propostas para o Volume VI, N.º 1 (maio de 2025) até 10 de março de 2025.
https://www.apeduc.pt/revista-edicoes-anteriores-chamada-artigos

O Boletim de Educação Matemática – BOLEMA tem como objetivo disseminar a produção em Educação Matemática ou áreas afins. Os trabalhos podem ser resultados de pesquisa empírica, ensaios ou outras formas padrão neste domínio do conhecimento. Com três edições ao ano, o BOLEMA recebe artigos em fluxo contínuo.
https://www.scielo.br/j/bolema/

Avances de Investigación en Educación Matemática é a revista da Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática. O objetivo da AIEM é contribuir para o avanço do conhecimento dos processos envolvidos na educação matemática e na investigação em educação matemática. A revista abrange todos os domínios de estudo da educação matemática e tem uma forte vocação internacional. É publicada duas vezes por ano: em maio e em novembro.
https://aiem.es

A PNA é uma revista de investigação em Didática da Matemática, da responsabilidade da Universidade de Granada, cujo principal objetivo é promover e divulgar investigação de qualidade realizada a nível nacional e internacional. É uma revista de publicação trimestral.
https://revistaseug.ugr.es/index.php/pna/

A Educational Studies in Mathematics é uma revista que se debruça sobre os aspectos pedagógicos, metodológicos e didáticos do ensino e aprendizagem da matemática.
De momento existem duas chamadas para artigos em aberto.

“Replication Studies in Mathematics Education”
Editores: Jinfa Cai, Wim Van Dooren, Demetra Pitta-Pantazi, e Farzaneh Saadati
Aceita submissões até 1 de janeiro de 2025
https://resource-cms.springernature.com/springer-cms/rest/v1/content/27436668/data/v2

“Mathematics Education for Sustainable Futures”
Editores: Alf Coles, Kate le Roux, Mariam Makramalla, David Wagner
Aceita submissão de artigos entre 1 de abril de 2024 e 31 de outubro de 2025
https://link.springer.com/journal/10649/updates/26959150

A Revista Portuguesa de Educação publica estudos científicos originais realizados na área da Educação e publica em fluxo contínuo. https://revistas.rcaap.pt/rpe/
A Sisyphus – Journal of Education pretende ser um espaço de debate sobre aspetos políticos, sociais, económicos, culturais, históricos, curriculares e organizacionais da educação. A revista é publicada quadrimestralmente e aceita contribuições em fluxo contínuo. https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/

A revista Interacções recebe manuscritos em fluxo contínuo, que incidam sobre investigação ou reflexão teórica em diversas áreas relacionadas com a educação.
 https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/

Apresentamos Conferências, Seminários e Encontros na área da Educação Matemática em que pode ter interesse em participar. Na lista abaixo surgem por ordem cronológica.
Em muitos ainda pode propor uma comunicação.

2025

CERME 14
14th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
Bozen-Bolzano, Italy, 4-8 february 2025
Limite para submissão de trabalhos: Fechado
https://www.cerme14.it/

2025 AMTE Annual Conference | Twenty-Ninth Annual Conference of the Association of Mathematics Teacher Educators
Reno, Nevada, 6-8 de fevereiro de 2025
Limite para submissão de trabalhos: Fechado
https://www.amte.net/content/2025-annual-amte-conference

XXXII Colóquio da AFIRSE Portugal 2025
Lisboa, Portugal, 5-7 de fevereiro de 2025
Limite para submissão de trabalhos: Fechado
https://afirse.ie.ul.pt/

WCQR
9th World Conference on Qualitative Research (WCQR2025)
Krakow, Polónia 4-6 fevereiro 2025 | Online, 11-13 fevereiro 2025
Limite para submissão de trabalhos: Fechado
https://wcqr.ludomedia.org

3rd Latin American STEAM Education Research Conference and Summer School
Uruguay, 6-7 de fevereiro de 2025 | Argentina, 10-12 de fevereiro de 2025
Limite para submissão de trabalhos: Fechado
https://steameducation.la/index.php/en/home/

INTED2025, the 19th annual International Technology, Education and Development Conference
Valencia, Espanha, 3-5 de março de 2025
Limite para submissão de trabalhos: Fechado
https://iated.org/inted/

Congresso SOMIDEM2
Online, 10-16 de março de 2025
Limite para submissão de trabalhos: Fechado
https://somidem.org.mx/?view=viewevento&id=1118

INCTE’25
Bragança, Portugal, 2-3 de maio de 2025
Limite para submissão de trabalhos: 31 de janeiro de 2025
https://incte.ipb.pt/

MERGA CONFERENCE 2025
Canberra, Austrália, 6-10 de julho de 2025
Limite para submissão de trabalhos: Symposia papers – 26 de janeiro 2025 | Research papers – 16 de março de 2025
https://merga.net.au/merga-annual-conference/

X CIBEM
Guadalajara, México, 7-12 de julho de 2025
Limite para submissão de trabalhos: 31 de janeiro de 2025
https://www.cibem2025.com/

14º Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa (CIAIQ2025)
Vila Nova de Gaia, Portugal, 15-17 de julho de 2025| Online, 22-24 de julho de 2025
Limite para submissão de trabalhos: Painel de Discussão e Workshops – 15 de janeiro de 2025 | Trabalho – 2 de abril de 2025
https://ciaiq.ludomedia.org/sobre-pt/

4th thematic European Council for High Ability (ECHA) conference on inclusion and sustainability
14th International group for Mathematical Creativity and Giftedness conference

Karlstad, Suécia, 16-18 de junho de 2025
Limite para submissão de trabalhos: 8 de janeiro de 2025
https://www.kau.se/en/gifted-doctoral-programme/conferences/combined-echa-and-igmcg-conference-16-18-june-2025

PME 48 | 48th Annual Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education
Santiago, Chile, 28 de julho a 2 de agosto de 2025
Limite para submissão de trabalhos: Research Report – 15 de janeiro de 2025 | Comunicação oral e poster – 1 de março de 2025
https://eventos.cmm.uchile.cl/pme48/

ICTMA22 | 22nd International Conference on Teaching on Mathematical Modeling and Application
Linkoping, Suécia, 10-15 de agosto de 2025
Limite para submissão de trabalhos: 15 de abril de 2025
https://liu.se/en/article/international-conference-ictma22

SEMT’ 25 | International Symposium Elementary Mathematics Teaching
International Symposium Elementary Mathematics Teaching
Praga, Chéquia, 17-21 de agosto de 2025
Limite para submissão de trabalhos: Paper 1 de abril de 2025 | Poster 15 de maio de 2025
https://www.semt.cz/

ESERA Conference 2025 in Copenhagen: Embracing Transitions in Science Education
Copenhagen, Denmark, 25-29 de agosto de 2025
Limite para submissão de trabalhos: 31 de janeiro de 2025
https://www.esera.org/conference-2025/

ATEE 2025 Annual Conference | The making of authentic teachers in ages of artificiality?
Dublin, Ireland, 26-29 de agosto de 2025
Limite para submissão de trabalhos: 31 de janeiro de 2025
https://www.mie.ie/en/research/conferences_and_events/upcoming_events/atee_annual_conference_2025_dublin/home/

Educação em Ciências em Tempos de Mudança: Desafios da Era Digital
Santarém, Portugal, 11-13 de setembro de 2025
Limite para submissão de trabalhos: 1 de março de 2025
https://enec2025.ipsantarem.pt/

ECER 2025 – European Conference on Educational Research | Charting the Way Forward: Education, Research, Potentials and Perspectives
Belgrado, Sérvia, 9-12 de setembro de 2025
Limite para submissão de trabalhos: 31 de janeiro de 2025
https://eera-ecer.de/conferences/ecer-2025-belgrade

International Conference on IT-based Mathematical Education 2025
New York, USA, presencial e online, 19-20 de setembro de 2025
Limite para submissão de trabalhos: 1 de junho de 2025
https://stemconferences.com/icime/index.html

EduTeach2025 | 9th Canadian International Conference on Advances in Education, Teaching & Technology 2025: “Navigating Equity and Inclusion in Technology-Enhanced Education”
Toronto, Canada, 4-5 de outubro de 2025
Limite para submissão de trabalhos: 30 de agosto de 2025
https://educationconference.info/

2026

FAME 2
Budapest, Hungary, 3–5 Junho 2026
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://www.uu.nl/en/research/fame-feedback-assessment-in-mathematics-education

INDRUM2026: Sixth conference of the International Network for Didactic Research in University Mathematics
Dubrovnik, Croatia,15-19 de junho de 2026
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://indrum2026.sciencesconf.org/

2027

CIAEM/IACME XVII | Conferencia interamericana de educacion matematica/ Inter-American Conference on Mathematics Education
Monterrey, México, novembro 2027
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://ciaem-iacme.org/

2028

ICME-16 | International Congress on Mathematical Education
Praga, República Checa, 1-9 de julho de 2028
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://www.mathunion.org/icmi/icme/icme-16-2028

Aqui divulgamos linhas de financiamento a projetos, mediante concursos nacionais ou internacionais.

Concurso para Projetos de Investigação de caráter Exploratório
A FCT lançou o presente concurso que visa financiar projetos de investigação de caráter exploratório em todos os domínios científicos.
Pode consultar mais informações aqui.
O prazo de submissão de candidaturas termina no dia 25 fevereiro 2025, pelas 17h.

Conhece os novos doutores? Consulte como se ampliou a lista de teses realizadas até dezembro de 2024 nas diferentes Instituições de Ensino Superior.

Anabela da Mota Neves (fevereiro 2024)
A App Milage Aprender+ : uma experiência de gamificação na aprendizagem da Matemática no Ensino Básico
Universidade de Trás os Montes e Alto Douro

Edson Costa Cruz (junho 2024)
Um Percurso de Ensino em Métodos Numéricos: Estudo de Caso em uma Turma de Licenciatura em Matemática
Universidade de Trás os Montes e Alto Douro

Sofia Alexandra Bolou Alegria (junho 2024)
Aprender com conexões entre a Matemática e a Dança Tradicional Portalegrense: um estudo no 1.º ciclo de escolaridade
Universidade de Évora

Madalena Garreth Albino Hungulo (julho 2024)
Desenvolvimento profissional de professores de matemática: A realização de estudos de aula em Angola e Portugal
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Rodrigo Ruiz Campos (setembro 2024)
O conhecimento didático de professores do ensino secundário para promover o raciocínio matemático: uma experiência de formação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Conhece outras sociedades de investigação em educação matemática? Consulte a atividade daquelas com quem mais colaboramos nas seguintes ligações:

SBEM
Sociedade Brasileira de Educação Matemática
http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/

SEIEM
Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática
https://www.seiem.es/

SOMIDEM
Sociedad Mexicana de Investigación y Divulgación de la Educación Matemática
https://somidem.org.mx/

E de outras igualmente relevantes no campo da investigação em Educação Matemática:

ERME
European Society for Research in Mathematics Education
http://erme.site/

ICMI
The International Commission on Mathematical Instruction
https://www.mathunion.org/icmi

IGPME
International Group for the Psychology of Mathematics Education
https://www.igpme.org/organization/history/

NCTM
National Council of Teachers of Mathematics
https://www.nctm.org/

AERA
American Educational Research Association
https://www.aera.net/

IGMCG
International Group for Mathematical
Creativity and Giftedeness
https://www.igmcg.org

NCETM
National Centre for Excellence in the Teaching of Mathematics
https://www.ncetm.org.uk/