Skip to content

SPIEM NEWS
novembro de 2023

A SPIEM-NEWS é a newsletter electrónica da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.

Subscreva a SPIEM NEWS

Periodicidade: Bianual
Contacto: [email protected]
Editores: Ana Barbosa, Isabel Vale
e Lurdes Serrazina

O que é esta newsletter?

Esta newsletter pretende constituir-se como um meio privilegiado de comunicação entre a direção da SPIEM e os/as sócios/as, aos quais é enviada por e-mail. Fica também disponível no site da Sociedade, onde pode ser consultada por investigadores, educadores e professores que tenham interesse pelo desenvolvimento da investigação em educação matemática.
Inclui informação de relevo para a comunidade de investigação em educação matemática, como notícias, anúncios de eventos, e divulgação de projetos e trabalhos de investigação com relevância e atualidade.
Convidamos todos/as a compartilhar informação sobre Notícias, Eventos e Recursos que considerem de interesse. Para tal, envie a sua contribuição por e-mail para [email protected]

ÍNDICE

  1. Nota de abertura
  2. O Encontro de Investigação em Educação Matemática – EIEM 2023
  3. Outras atividades da SPIEM
    • 3.1 Webinares atlânticos
    • 3.2 Escola de Verão
    • 3.3 Participação da SPIEM no XXVI Simpósio da SEIEM
  4. Chamada de artigos
  5. Conferências nacionais e internacionais
  6. Submissão de candidaturas a projetos
  7. Recursos em investigação em educação matemática
  8. Novos doutores em educação matemática
  9. Sites de sociedades de investigação em educação matemática

Neste terceiro número da SPIEM News damos continuidade às secções apresentadas nas edições anteriores, no entanto são ainda divulgadas outras informações relevantes para a comunidade de investigadores em educação matemática.

Destacamos um conjunto de encontros e conferências programadas para 2023, 2024 e 2025 que poderão ser do interesse dos sócios da SPIEM e não só, que se constituem como uma oportunidade para a partilha de trabalhos de investigação em curso ou concluídos. No mesmo âmbito são também divulgadas algumas chamadas para a submissão de artigos em números temáticos de revistas como DEME, Education Sciences, MTML e PNA. A SPIEM News tem ainda a preocupação de dar a conhecer eventos e iniciativas em que a SPIEM está ou esteve envolvida, destacando-se: o EIEM 2023, que se irá realizar em Aveiro a 18 e 19 de novembro, subordinado ao tema Resolução de Problemas; a realização dos webinares atlânticos, promovidos pela SPIEM, SBEM e SEIEM, tendo já decorrido dois: o primeiro sobre Estudos de Aula, proferido por João Pedro da Ponte e o segundo sobre La ingeniería didáctica como metodología de investigación y de diseño da responsabilidade de Berta Barquero; a participação da SPIEM no XXVI Simpósio da SEIEM através da presença da sua Presidente, Ana Paula Canavarro.

Ainda no âmbito das parcerias entre SPIEM e SEIEM dá-se nota em números sobre a Escola de Verão para jovens investigadores em educação matemática que se realizou na Escola Superior de Educação de Bragança. Tendo em conta este público considerou-se pertinente incluir neste número (no ponto 5) da SPIEM News informação sobre as candidaturas à 13th YERME Summer School (YESS13) que se constitui como uma oportunidade para conhecer outros investigadores, desenvolver trabalho colaborativo e obter feedback sobre trabalhos em curso.

Como tem sido habitual em números anteriores solicitamos aos sócios da SPIEM que nos façam chegar sugestões de possíveis secções que considerem relevantes, assim como informações que ajudem a complementar as já disponibilizadas.

Esperamos que este boletim informativo seja do seu interesse e desejámos-lhe um bom trabalho!

O EIEM é o nosso encontro. Já alguma vez participou?
Venha este ano à 31.ª edição do EIEM. É em 18 e 19 de novembro, na Universidade de Aveiro subordinado ao tema Resolução de Problemas e tem como propósito principal refletir sobre o trabalho de investigação, concluídos ou em curso, relativos a múltiplos aspetos associados à Resolução de Problemas.

Pode ainda fazer a sua inscrição para participar no encontro até 3 de novembro.

Do programa destacamos três momentos plenários a saber:

Hélia Jacinto, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, com o tema “Resolução de Problemas de matemática com tecnologias: da competição matemática à sala de aula”.

Peter Liljedahl, Simon Frasier University, Canada, com o tema “Building Thinking Classrooms: A Summary of 15 Years of Research”
Painel Plenário, com o tema “Resolução de Problemas – Investigação, Currículo e Desenvolvimento Curricular na Educação Matemática” e com a participação de:

António Borralho (Moderador), Universidade de Évora
Alicia Bruna Castañeda, Universidad de La Laguna
Nélia Amado, Universidade do Algarve
Margarida Rodrigues, Escola Superior de Educação de Lisboa

Além da realização do EIEM, sabe o que a SPIEM faz?
Eis algumas das atividades que promovemos e/ou em que participamos:

Pelo segundo ano consecutivo estão a decorrer os webinares atlânticos promovidos pelas Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática (SEIEM) e da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM) desta vez com o tema global “Designs de investigação”.

O primeiro webinar deste ano decorreu a 27 de setembro. Este foi da responsabilidade da SPIEM, que convidou João Pedro da Ponte para apresentar os “Estudos de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de Matemática”. Este webinar foi bastante participado por colegas dos três países.

Seguiu-se o segundo webinar a 25 de outubro, da responsabilidade da SEIEM, que convidou Berta Barquero para falar sobre “La ingeniería didáctica como metodología de investigación y de diseño”.

O terceiro webinar está a cargo da SBEM, que convidou Adair Nacarato para abordar a temática “A investigação matemática num grupo de trabalho colaborativo”. Este último webinar de 2023 realizar-se-á a 29 de novembro.

Os resumos de cada webinar e os horários podem ser consultados em Webinares atlânticos de investigação em educação matemática 2023 – SPIEM.

Todos os webinares podem ser seguidos no canal Youtube da SBEM, onde também é possível aceder aos webinares já realizados (em 2023 e em 2022). Na página da SPIEM encontra essa informação.

Como anunciado, realizou-se em 25 e 26 de julho a Escola de Verão SEIEM e SPIEM, na Escola Superior de Educação (ESE) de Bragança. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática (SEIEM) e da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM), cujo principal objetivo é contribuir para a formação dos jovens investigadores em educação matemática.

Participaram 29 jovens investigadores em Educação Matemática, sendo 21 espanhóis e 8 portugueses, que durante dois dias tiveram oportunidades de, em diálogo com investigadores seniores ligados a revistas da especialidade em Portugal e Espanha, analisarem questões relativas à publicação de artigos. A avaliação dos participantes foi muito positiva, com uma pontuação global de 9,2 em 10, tendo a maioria dos participantes considerado que a escola de verão contribuiu para a sua formação.

Agradece-se à organização local e aos investigadores seniores que contribuíram para o sucesso do evento.

A Presidente da SPIEM, Ana Paula Canavarro, participou no XXVI Simposio da SEIEM, nos dias 6 a 8 de setembro de 2023, na Universidad de La Rioja, Logroño, Espanha, no âmbito da parceria entre as duas Sociedades. O Simpósio teve também o contributo de Neusa Branco no “Seminario de Investigación: Retos de la formación del profesorado ante las exigencias de los nuevos currículos”, como participante indicada pela SPIEM. 

Quer publicar um artigo, mas não sabe onde? Apresentamos revistas, nacionais e internacionais onde o pode fazer. A maior parte recebe manuscritos em fluxo contínuo. Algumas propõem números temáticos que se podem adequar ao seu trabalho, por isso divulgamos chamadas para a submissão de artigos em algumas revistas. Veja se a sua área de interesse se enquadra nos temas propostos.

A Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática recebe manuscritos em fluxo contínuo. A revista publica artigos que decorram de estudos empíricos e artigos de reflexão teórica que se centrem em questões relacionadas com o ensino e a aprendizagem da matemática e a formação do professor que ensina matemática, nos diferentes níveis de ensino, e que constituam um contributo original para a área. Consulte as condições para submissão na página da revista.
https://quadrante.apm.pt/about/submissions

A Revista Online com revisão dupla e cega de pares Indagatio Didactica recebe manuscritos em fluxo contínuo. Está a aceitar submissões de propostas de artigos a publicar no volume 15, número regular de dezembro de 2023. https://proa.ua.pt/index.php/id/about/submissions

A revista Interacções recebe manuscritos em fluxo contínuo. Está a aceitar submissões de propostas para o Volume 19, N.º 64 de 2023 – Número especial “Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas e de Gestão” https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/about/submissions

A Sisyphus – Journal of Education pretende ser um espaço de debate sobre aspetos políticos, sociais, económicos, culturais, históricos, curriculares e organizacionais da educação. A revista publica artigos que apresentem investigações originais – estudos teóricos e análises empíricas – e que expressem uma grande variedade de métodos, de modo a encorajar a apresentação de trabalhos inovadores e provocadores baseados em diferentes orientações, incluindo as políticas. Os editores procurarão artigos de um vasto leque de disciplinas académicas, em busca de contribuições claras e significativas para a compreensão dos processos educativos. A revista é publicada quadrimestralmente e aceita contribuições em fluxo contínuo.
https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/issue/view/1645

O Boletim de Educação Matemática – BOLEMA tem como objetivo disseminar a produção em Educação Matemática ou áreas afins. Os trabalhos podem ser resultados de pesquisa empírica, ensaios ou outras formas padrão neste domínio do conhecimento. Com três edições ao ano, o BOLEMA recebe artigos em fluxo contínuo.
https://www.scielo.br/j/bolema/

Avances de Investigación en Educación Matemática é a revista da Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática. O objetivo da AIEM é contribuir para o avanço do conhecimento dos processos envolvidos na educação matemática e na investigação em educação matemática. A revista abrange todos os domínios de estudo da educação matemática e tem uma forte vocação internacional e é publicada duas vezes por ano, em maio e em novembro.
https://aiem.es

A PNA é uma revista de investigação em Didática da Matemática cujo principal objetivo é promover e divulgar investigação de qualidade realizada a nível nacional e internacional.

Chamada de artigos da PNA:
Special issue “The professional practices, preparation and support of mathematics teacher educators”
Editor convidado: Alessandro Ribeiro
Limite para a submissão de artigos: 30/11/2023
https://revistaseug.ugr.es/index.php/pna/SpecialIssue

Digital Experiences in Mathematics Education é uma revista dedicada ao debate sobre a natureza do pensamento e do ensino da matemática, sobre questões de equidade, diversidade cultural, desenvolvimento profissional e a própria natureza do pensamento matemático.

Chamada de artigos da DEME (Digital Experiences in Mathematics Education):
Special issue “Mathematics education in the era of ChatGPT: investigating its meaning and use for school and university education”
Editores convidados: Birgit Pepin Nils Buchholtz e Ulises Salinas-Hérnandez
Limite para a submissão de abstracts: 30/11/2023
https://www.4tu.nl/cee/news/news/Call%20for%20papers%20for%20DEME%20Special%20Issue/

A revista APEduC recebe manuscritos em fluxo contínuo. Está a aceitar submissões de propostas para o Volume 4, N.º 2, de novembro de 2023.
https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/about/submissions

A Revista Portuguesa de Educação publica estudos científicos originais realizados na área da Educação e publica em fluxo contínuo. Aceita a submissão de manuscritos sobre investigação empiricamente sustentada ou textos de reflexão teórica inovadora que contribuam para o avanço do conhecimento em temáticas como inclusão social, cidadania, direitos humanos; políticas, governação e organização escolar; pedagogia e educação formal, não formal e informal; artigos e pré-prints de interface entre estas e outras áreas afins à da Educação; e recensões críticas de livros.
https://revistas.rcaap.pt/rpe/

A Revista Lusófona de Educação é uma publicação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) do Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Os seus objetivos prioritários são a publicação de trabalhos científicos na área das Ciências de Educação e o intercâmbio com outras publicações científicas da mesma área ou áreas afins. De momento são apenas aceites propostas para os dossiers temáticos abertos.
https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao

A revista Acta Scientiae é uma publicação bimestral da Universidade Luterana do Brasil sob a responsabilidade do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Tem por Missão divulgar trabalhos de pesquisa científica e de revisão e resenhas da área de Ensino da CAPES, com foco no Ensino de Ciências e Matemática. O fluxo de publicação online dos artigos é contínuo.
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/

A Education Sciences é uma revista académica internacional de acesso livre, com revisão por pares, empenhada em proporcionar um acesso global inclusivo e equitativo à investigação. O seu objetivo é divulgar resultados de investigação oportunos e de alta qualidade sobre uma vasta gama de temas. Neste momento estão abertas as seguintes chamadas para artigos em números temáticos:

Special issue “Innovations in Mathematics Education: Evaluation, Research and Practice”
Editores convidados: Christopher Rakes, Robert Ronau e Jon Saderholm
Limite para a submissão de artigos: 01/12/2023
https://www.mdpi.com/journal/education/special_issues/4UOF4L44UR

Special issue “Methods and Tools in Mathematics Education”
Editores convidados: Francesca Ferra e Giulia Ferrari
Limite para a submissão de artigos: 31/01/2024
https://www.mdpi.com/journal/education/special_issues/55YKZP0B61

Special issue “Fostering mathematics teachers for a new era”
Editores convidados: João Pedro da Ponte e Olive Chapman
Limite para a submissão de artigos:15/04/2024
https://www.mdpi.com/journal/education/special_issues/H1F8YNREV3

A Open Education Studies é uma revista internacional de acesso livre, revista por pares, que publica artigos originais e relevantes em todos os domínios da investigação em educação. Publica contribuições teóricas, empíricas e metodológicas para a investigação em educação. A revista abrange todos abrange todos os níveis de ensino e aprendizagem, desde a primeira infância até à aprendizagem ao longo da vida.
https://www.degruyter.com/journal/key/edu/html

Neste momento estão abertas as seguintes chamadas para artigos em números temáticos:

Special issue: Disruptive Innovations in Education
Lead Editor: Carla M.A. Pinto, Polytechnic University of Porto – ISEP & CMUP, Portugal
Guest Editors: Mário Cruz, Polytechnic University of Porto – ESE, Portugal; Ricardo Queirós, Polytechnic University of Porto – ESMAD, Portugal; Daniela Mascarenhas, Polytechnic University of Porto – ESE, Portugal
Limite para a submissão de artigos: 30/12/2023.

Special issue: Building Bridges in STEAM Education in the 21st Century
Lead Editor: Carla M.A. Pinto, School of Engineering, Polytechnic of Porto, Portugal Guest Editors: Chris Brownell, Fresno Pacific University in California, USA; Zsolt Lavicza, Johannes Kepler University, Austria; Jorge Mendonça, School of Engineering, Polytechnic of Porto, Portugal; Ana Paula Lopes, Porto Accounting and Business School, Polytechnic of Porto; Filomena Soares, Porto Accounting and Business School, Polytechnic of Porto, Portugal
Limite para a submissão de artigos: 31/10/2023.

Quer participar em Conferências, Seminários e Encontros?
Apresentamos alguns nos quais pode participar. Consulte a lista. Em muitos ainda pode propor uma comunicação.

FPMAT 2023
VIII Fórum Nacional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática
Instituto Federal do Piauí, Piauí, Brasil
30 de novembro a 02 de dezembro de 2023
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://www.even3.com.br/viii-forum-nacional-de-formacao-inicial-de-professores-que-ensinam-matematica-343596/

XX ENEC/VI ISSE
Encontro Nacional de Educação em Ciência/International Seminar of Science Education
Universidade da Beira Interior, Covilhã
18 – 20 de janeiro de 2024
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://www.ubi.pt/entidade/xx_enec

WCQR
8th World Conference on Qualitative Research
Azores (Portugal) & Johannesburg (South Africa) e online
23-25 jan 2024
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://wcqr.ludomedia.org

ADMEE
35.º ColóquioADMEE – Association pour le Développement des Méthodologies d’Évaluation en Éducation.
Universidade do Minho, Braga, 24 – 26 janeiro 2024
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://admee2024.wixsite.com/35eme

MCG 2024
13th international Conference on Mathematical Creativity and Giftedness
Central University of Technology, South Africa, 20-23 fevereiro 2024
Limite para submissão de trabalhos: Fechada
https://www.igmcg.org/conf13

INTED2024
18th annual International Technology, Education and Development Conference
Valencia, Spain, 4-6 março 2024
Limite para submissão de trabalhos: 23 novembro 2023
https://iated.org/inted/

ICEMST2024
International Conference on Education in Mathematics, Science and Technology
Antalya, Turquia ou Online, 27-30 abril 2024
Limite para submissão de trabalhos: 1 fevereiro 2024
https://www.2023.icemst.com

DIDACTIFEN 2024
Supports didatiques, resources pédagogiques – Formes, (in-)égalités, autorités et pratiques
Liège Université, Liège, Belgique, 23-24 mai, 2024
Limite para submissão de trabalhos: 20 dezembro 2023
https://didactifen2024.sciencesconf.org

ATEE Springer Conference 2024
Teacher education research in Europe: trends, challenges, practices and perspetives.
Università degli studi di Bergamo, Bergamo, Italy
29 maio – 1 junho 2024
Limite para submissão de trabalhos: 25 janeiro 2024
https://ateespring2024.unibg.it

NORMA 24
Interplay between research and teaching practice in mathematics education
Aarhus University Copenhaga , Dinamarca, 4-7 junho 2024
Data limite de submissão: 1 novembro 2023
https://matematikdidaktik.dk/aktuelt/norma-24

FAME
Feedback and Assessment in Mathematics Education
Utrecht, The Netherlands, 5-7 junho 2024
Limite para submissão de trabalhos: 12 janeiro 2024
https://www.uu.nl/en/research/fame-feedback-assessment-in-mathematics-education

INDRUM 2024
International Network for Didactic Research in University Mathematics
University Mathematics Education Barcelona, Spain
10-14 junho 2024
Limite para submissão de trabalhos: 23 novembro, 2023
https://indrum2024.sciencesconf.org

EduTeach2024
8th Canadian International Conference on Advances in Education, Teaching & Technology – Future of Education and Role of Technology
University of Toronto, Toronto, Canada, 15-16 junho 2024
Limite para submissão de trabalhos: 30 abril 2024
https://educationconference.info

MERGA 46
Mathematics Education Research Group of Australasia
Griffith University, on the Gold Coast, Austrália
30 junho – 4 Julho 2024
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://merga.net.au/Public/Public/Annual-Conference/Home.aspx

ICCS 2024
II International Conference on Child Studies
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
3 – 5 julho 2024
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://www.iccs-meeting.org/iccs2024/

31-ICL
Thirty-first International Conference on Learning – The Converging Challenges for Inclusive Education: Intercultural Competences and Digital Literacies in Global Contexts
Utrecht University, Utrecht, Netherlands + Online
10-12 julho 2024
Limite para submissão de trabalhos: 10 dezembro 2023
https://thelearner.com/2024-conference

ICME-15
International Congress on Mathematical Education
Sidney, Australia, 7-14 julho 2024
Limite para submissão de trabalhos: fechada

CIAIQ2024
13º CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA
Universidade da Extremadura, Cáceres, Espanha e online, 16-18 julho 2024
Limite para submissão de trabalhos: 12 de janeiro de 2024
https://ciaiq.ludomedia.org/sobre-pt

PME 47
47th Annual Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education
New Zealand, 17-21 julho 2024
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://www.igpme.org/annual-conference/past-conferences

XXXIV SIEM
Seminário de Investigação em Educação Matemática
Agrupamento Escolas Rafael Bordalo Pinheiro
Caldas da Rainha, 17 -18 julho,2024
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias

MEDA4
Mathematics Education in the Digital Age
Università Degli Studi di Bari Aldo Moro, Bari, Italy, 3-6 September 2024
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://www.dm.uniba.it/it/ricerca/convegni/2024/meda4

ATEE Winter conference 2023
Teacher professional Development in times of global and local Transformations: International perspetives and challenges
University of Minho, IEC, Braga, 26 – 28 outubro 2024
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://atee.education/conferences/winter-conference

CADGME 2024
Conference on Digital Tools in Mathematics Education
University of Luxembourg, Esch-sur-Alzette, Luxembourg.
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://cadg.me

CERME 14
14th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
Bozen-Bolzano, Italy, 4-8 february 2025
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
http://erme.site/cerme-conferences

ICTMA22
The 22nd International Conference on Teaching on Mathematical Modeling and Application
Linkoping, Suécia, 10-15 agosto 2025,
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://liu.se/en/article/international-conference-ictma22

AMTE
28th Annual Conference of the Association of Mathematics Teacher Educators
Orlando, FL, USA, 8-10 february 2025
Limite para submissão de trabalhos: fechada
https://amte.net/content/2024-annual-amte-conference

CIAEM/IACME XVII
Conferencia interamericana de educacion mathematica/ Inter-American Conference on Mathematics Education
Monterrey, México, Novembro 2027
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://ciaem-iacme.org

Eventos para Jovens investigadores

Está a realizar Doutoramento ou é um jovem investigador? Este evento pode ser do seu interesse.

13th YERME Summer school (YESS13)
YERME Summer school (YESS), visa não só apresentar conferências por parte de investigadores experientes, mas também permitir que jovens investigadores se reúnam diariamente, durante uma semana, para trabalhar em grupos supervisionados por especialistas e partilhar os seus trabalhos de modo a receber feedback. O YESS é uma oportunidade para conhecer outros investigadores interessados na educação matemática. Esta escola de verão apoia a criação de esforços colaborativos, bem como a obtenção de feedback produtivo de forma significativa e respeitosa.
A próxima edição realiza-se entre 22-29 de agosto de 2024 na Universidad de Cantabria, em Cantabria, Espanha.
Inscreva-se aqui:
https://yess13.unican.es

Divulgação de linhas de finaciamento a projectos/concursos/Calls  nacionais e internacionais (p.e. FCT, Erasmus, Fundações, …)

FCT 2023
Projetos de I&D em todos os domínios científicos 2023
Âmbito: Os concursos anuais de Projetos de I&D em Todos os Domínios Científicos da FCT procuram aumentar a competitividade nacional e internacional da ciência e tecnologia, bem como contribuir para a inovação e transferência de conhecimento, assim como para a realização das aspirações globais definidas na Agenda 2030: Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Prazo previsto para candidaturas: 1-30 de novembro de 2023

ERC Grants 2024
Âmbito: O European Research Council (ERC) visa apoiar e financiar projetos pioneiros e investigadores em etapas progressivas na carreira, com base na excelência científica. Para 2023, o ERC divulgou já datas de convocatórias provisórias e indicativas, de forma a que os investigadores possam planear as suas candidaturas. Este programa encoraja propostas de natureza interdisciplinar e pioneiras, que abordem novos e emergentes campos de investigação e introduzam abordagens inovadoras e invenções científicas não convencionais.
Prazo para candidaturas:
Starting Grant – 24 de outubro de 2023
Consolidator Grant – 12 de dezembro de 2023
Proof of Concept – 14 de março de 2024 e 17 de setembro de 2024
Advanced Grant – 29 maio de 2024
https://erc.europa.eu/apply-grant

MSCA Postdoctoral Fellowships 2024
Âmbito: As Bolsas Individuais Marie Sklodowska-Curie destinam-se a financiar projectos individuais de investigadores doutorados em todas as áreas científicas.
Prazo para candidaturas: 11 de Setembro de 2024
https://marie-sklodowska-curie-actions.ec.europa.eu/calls/msca-postdoctoral-fellowships-2024

Conhece estes recursos? Verifique a lista e encontre novidades e clássicos.

Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática
A Quadrante vai publicar até ao final deste ano o número temático “Afetos na Educação Matemática”, editado por Nélia Amado e Pietro Di Martino. Este número (Vol. 32, n.º 2, 2023) contará com contribuições incidentes no papel dos fatores afetivos na aprendizagem da matemática, entre as quais se incluem estudos em todos os níveis de ensino, focando resultados e conclusões de projetos locais, nacionais ou internacionais. Também serão abordadas questões mais específicas, como:
A relação entre afeto e desempenho escolar em matemática, sucesso e insucesso na aprendizagem da matemática, as expetativas académicas e pessoais dos alunos; O interesse, a motivação, a autoconfiança e o gosto dos alunos na resolução de problemas matemáticos, na modelação matemática, na educação STEAM e na utilização das tecnologías; A influência do afeto na participação e envolvimento dos alunos nas aulas de matemática e em ambientes fora da escola, incluindo na aprendizagem da matemática em contexto virtual e online; Estudos sobre identidades, atitudes, crenças, emoções, valores e o seu desenvolvimento nos alunos; Estudos sobre identidades, atitudes, crenças, emoções, valores e o seu desenvolvimento na formação inicial e continua de professores.
Se tem interesse nesta área não deixe de ler este número da Quadrante.
https://quadrante.apm.pt

The role of the History of Mathematics in the Teaching/learning Process
Propõe novas formas de pensar aos professores de matemática e aos formadores de professores. Relaciona a história da matemática com a aprendizagem da matemática. Inclui a história contemporânea da tecnologia como elemento central da história da matemática.
https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-031-29900-1
Sanchez, S., Bayés, A., Appelbaum, P., & Aldon, G. (Eds.) (2023). The Role of the History of Mathematics in the Teaching/Learning Process. Springer.

The Evolution of Research on Teaching Mathematics
Discute os desafios teóricos e metodológicos associados à investigação sobre o previsão-processo-produto. Apresenta uma análise crítica da investigação atualmente existente sobre o processo de previsão-produção. Orienta a investigação futura no domínio da investigação sobre previsão-processo-produto.
Open access
https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-031-31193-2
Manizade, A., Buchholtz, N., & Beswick, K. (Eds.) (2023). The Evolution of Research on Teaching Mathematics: International Perspectives in the Digital Era. Springer.

Mathematics Curriculum Reforms Around the World – The 24th ICMI Study
Apresenta uma perspectiva global sobre as reformas curriculares da matemática escolar passadas, presentes e futuras, bem como ideias e práticas-chave em e sobre reformas curriculares de matemática em diferentes contextos.
Open access https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-031-13548-4
Shimizu, Y., & Vithal, R. (Eds.) (2023). Mathematics Curriculum Reforms Around the World – The 24th ICMI Study. Springer.

Handbook of Digital Resources in Mathematics Education
Articula recursos digitais e educação matemática, fornece uma perspectiva global, destacando os aspectos transformadores dos recursos digitais.
https://link.springer.com/referencework/10.1007/978-3-030-95060-6
Pipin, B., Gueudet, G., & Choppin, J. (Eds.) (2023). Handbook of Digital Resources in Mathematics Education. Springer Cham.

Conhece os novos doutores em Educação Matemática? Consulte como se ampliou a lista de teses até novembro de 2023 realizadas nas diferentes Institutições de Ensino Superior.

Bruna Mayara Batista Rodrigues
(maio 2023)
O desenvolvimento do conhecimento didático para ensinar estatística de professores de matemática num curso de especialização.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

 Ana Filipa Lemos Balinha
(julho 2023)
Visualização Espacial na Educação Pré-Escolar
Instituto de Educação da Universidade do Minho

Misleine Andrade Ferreira Peel
(julho 2023)
A aprendizagem através da perspetiva filosófica dos afetos e dos erros: um caminhar alagmático entre a matemática e a língua portuguesa.
Universidade da Beira Interior

Conhece outras sociedades de investigação em educação matemática?
Consulte a atividade daquelas com quem mais colaboramos

SBEM
Sociedade Brasileira de Educação Matemática
http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/

SEIEM
Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática
https://www.seiem.es/

E de outras relevantes no campo da Investigação em Educação Matemática

ERME
European Society for Research
in Mathematics Education
http://erme.site/

ICMI
The International Commission
on Mathematical Instruction
https://www.mathunion.org/icmi

IGPME
International Group for the Psychology of Mathematics Education
https://www.igpme.org/organization/history/

NCTM
National Council of Teachers of Mathematics
https://www.nctm.org/

AERA
American Educational Research Association
https://www.aera.net/

IGMCG
International Group for Mathematical
Creativity and Giftedeness
https://www.igmcg.org