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Webinares atlânticos de investigação em educação matemática 2023

Designs de investigação em Educação Matemática

Apresentação Os Webinares Atlânticos de Investigação em Educação Matemática são uma iniciativa das três sociedades de Investigação em Educação Matemática de Portugal, Espanha e Brasil:

Estes webinares têm como objetivo criar oportunidade de socialização e debate da investigação que atualmente se desenvolve nos três países sobre um determinado tema, que será escolhido anualmente, criando uma ponte atlântica de diálogo e partilha.

Em cada ano, realiza-se um ciclo composto por três webinares, sobre um mesmo tema, sendo cada um dinamizado por um/a investigador/a indicado por cada uma das sociedades. Em 2022 realizou-se a primeira edição dos webinares centrados na resolução de problemas. Em 2023, os webinares vão incidir sobre designs de investigação em Educação Matemática.

Os webinares realizam-se online, sempre à quarta-feira, e têm a duração de 90 minutos, repartidos entre a apresentação por parte do/a investigador/a e a discussão com os participantes.

Transmissão em direto no canal youtube da SBEM

A inscrição nos webinares é gratuita, a realizar através do link

Comissão Organizadora Ana Paula Canavarro, António Domingues, Agostinho Homa, Clara Jiménez, Claudia Lisete Groenwald, Edelmira Badillo, Gilberto Januário, Lurdes Serrazina, Neusa Branco, Nuria Climent, Pere Ivars, Rosa Tomás Ferreira

Programa

João Pedro da Ponte

Webinar 1

Estudos de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de Matemática

Investigador: João Pedro da PonteInstituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Moderação: Gilberto Januário (pela SBEM)

Quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Horário: 13:30 hora do Brasil (Brasília); 17:30 hora de Portugal continental; 18:30 hora de Espanha.

O estudo de aula é um processo formativo que decorre num contexto colaborativo e que leva os professores a realizar uma pequena investigação sobre a sua prática profissional. Usualmente, envolve quatro momentos principais: (i) definição de um objetivo de aprendizagem relevante para os alunos, onde estes têm usualmente dificuldades, e estudo preparatório, (ii) planeamento de uma aula, (iii) observação dessa aula, e (iv) reflexão pós-aula e balanço final do processo. Nos estudos de aula, os principais objetivos são aprofundar a reflexão dos participantes sobre a elaboração de tarefas, as estratégias e dificuldades dos alunos e a condução das aulas (na apresentação da tarefa, durante o trabalho autónomo dos alunos e na discussão coletiva). Neste webinar apresento resultados de estudos de aula realizados em Portugal diversos níveis de ensino e que mostram como estes podem proporcionar aos professores um olhar mais atento sobre a natureza das tarefas a propor em sala de aula e a dinâmica da aula, levando-os a valorizar mais os processos de raciocínio dos seus alunos e a reconhecer melhor as capacidades destes. Além disso, mostro como os estudos de aula podem dar um significativo contributo para o desenvolvimento do trabalho colaborativo entre professores e para a sua valorização da reflexão.
Berta Barquero

Webinar 2

La ingeniería didáctica como metodología de investigación y de diseño

Investigadora: Berta BarqueroUniversitat de Barcelona, España
Moderação: Hélia Oliveira (pela SPIEM)

Quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Horário: 13:30 hora do Brasil (Brasília); 17:30 hora de Portugal continental; 18:30 hora de Espanha.

La noción de ingeniería didáctica (ID) surge, desde sus inicios con los trabajos de Brousseau (1982), con la teoría de situaciones didácticas (TSD), como una metodología de investigación con el objetivo de permitir el estudio empírico de fenómenos didácticos en situaciones epistemológicas y ecológicas controladas. La ID se presenta como una metodología de investigación para generar y estudiar ciertos fenómenos didácticos mediante el diseño, implementación y análisis de procesos de estudio en condiciones lo más cercanas posible a las escolares, bajo un control de estas por parte de los investigadores. En la misma línea que la iniciada por la TSD, la teoría antropológica de lo didáctico (TAD) integra el diseño de tareas dentro de una metodología experimental planteada en términos de ID (García et al., 2019). El diseño, implementación y análisis de nuevas organizaciones de enseñanza y aprendizaje, como, por ejemplo, a partir de la propuesta de los Recorridos de Estudio e Investigación, se inscriben en esta problemática epistemológica e institucional. Se presentarán algunos casos de diseño y análisis de dichas propuestas de enseñanza para ejemplificar las etapas, objetivos y principios que han sido implementados en procesos didácticos concretos, siguiendo las etapas de ID, para articular investigación, diseño y práctica de aula.
Adair Mendes Nacarato

Webinar 3

A investigação matemática num grupo de trabalho colaborativo

Investigadora: Adair Mendes NacaratoUniversidade São Francisco – USF – Itatiba/SP, Brasil
Moderação: José M. Marbán (pela SEIEM)

Quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Horário: 14:00 hora do Brasil (Brasília); 17:00 hora de Portugal continental; 18:00 hora de Espanha.

A apresentação terá como foco a investigação matemática realizada por professores-pesquisadores que participam de um grupo colaborativo. Trata-se de um grupo vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, com 21 anos de existência. O grupo agrega professores que ensinam matemática nos diferentes níveis de ensino (da educação infantil ao ensino superior). O grupo adota como metodologia de trabalho e de pesquisa a Design Research, constituída de diferentes ciclos: estudos de uma temática, elaboração de tarefas para a sala de aula, desenvolvimento das tarefas, recolha dos registros dos alunos e das narrativas pedagógicas dos professores, análise e discussão no coletivo do grupo, reescritas da tarefa quando necessário com novos desenvolvimentos em sala de aula e, finalmente, a sistematização e divulgação dos resultados. Trata-se de um espaço de formação e desenvolvimento profissional dos professores envolvidos.

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