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Webinares atlânticos de investigação em educação matemática 2022

Investigação atual em resolução de problemas

Apresentação
Os webinares atlânticos em investigação em educação matemática são uma iniciativa das três sociedades de Investigação em Educação Matemática de Portugal, Espanha e Brasil:

Estes webinares têm como objetivo criar oportunidade de socialização e debate da investigação que atualmente se desenvolve nos três países sobre um determinado tema, que será escolhido anualmente, criando uma ponte atlântica de diálogo e partilha.

Em cada ano, realiza-se um ciclo composto por três webinares, sobre um mesmo tema, sendo cada um dinamizado por um/a investigador/a indicado por cada uma das sociedades. Em 2022 realiza-se a primeira edição dos webinares e tem como tema geral a resolução de problemas.

Os webinares realizam-se on-line, sempre à quarta feira, e têm a duração de 90 minutos, repartidos entre a apresentação por parte do/a investigador/a e a discussão com os participantes.

A inscrição nos webinares é gratuita e deve ser feita aqui

Transmissão em direto no canal youtube da SBEM

Comissão Organizadora
Ana Paula Canavarro, António Domingues, Agostinho Homa, Clara Jiménez, Claudia Lisete Groenwald, Edelmira Badillo, Gilberto Januário, Lurdes Serrazina, Neusa Branco, Nuria Climent, Pere Ivars, Rosa Tomás Ferreira.

Programa

Hélia Jacinto

Webinar 1

Resolução de Problemas de Matemática com Tecnologia: da atividade dos alunos ao conhecimento didático do professor

Investigadora: Hélia JacintoInstituto de Educação da Universidade de Lisboa

Quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Horário: 13:30 hora do Brasil (Brasília); 17:30 hora de Portugal continental; 18:30 hora de Espanha.

As tecnologias digitais oferecem, atualmente, um amplo leque de possibilidades ao ensino e à aprendizagem da matemática pois, para além de impelirem formas inovadoras de aceder ao conhecimento, suportam o desenvolvimento de pensamento matemático através de atividades como a manipulação e a exploração que podem levar à identificação de variantes ou invariantes, bem como à formulação de conjeturas e a generalizações.

Neste webinar discutir-se-á o papel das tecnologias digitais numa atividade matemática muito concreta – a resolução de problemas não rotineiros –, revisitando um estudo cujos participantes eram jovens proficientes nesta atividade e apresentando resultados de uma nova pesquisa que procura compreender os aspetos do conhecimento didático do professor de matemática, necessários para ensinar a resolver problemas com tecnologias.

Assim, num primeiro momento, apresentar-se-á o enquadramento teórico que possibilitou o desenvolvimento de um modelo explicativo dos processos de Resolução de Problemas de Matemática com Tecnologias (RPMT), tendo por base a observação de alunos do ensino básico a resolver problemas e a exprimir o seu pensamento matemático.

Seguidamente, e a partir de outro estudo em que se entrevistou e observou professores de matemática experientes a resolver problemas não rotineiros com recurso a tecnologias digitais, discutir-se-ão alguns aspetos do Conhecimento para Ensinar Resolução de Problemas de Matemática com especial incidência numa das componentes deste referencial: a proficiência do professor de matemática na resolução de problemas com tecnologias.

Serão discutidas resoluções de problemas desenvolvidas com diferentes ferramentas tecnológicas, quer por alunos do ensino básico, quer por professores de matemática, a fim de destacar elementos essenciais da sua atividade e que ilustram o papel transformador da tecnologia.

Ambos os estudos sugerem que a integração eficiente de tecnologias digitais na atividade de resolução de problemas de matemática envolve um tipo particular de capacidade – a fluência tecno-matemática.

O webinar encerrará com uma síntese dos resultados alcançados e uma reflexão sobre as possíveis implicações tanto no ensino e aprendizagem da matemática como em iniciativas de desenvolvimento profissional e formação de professores.

Ángel Gutiérrez

Webinar 2

Resolución de problemas y rasgos de alta capacidad matemática

Investigador: Ángel GutiérrezUniversidad de Valencia

Quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Horário: 13:30 hora do Brasil (Brasília); 17:30 hora de Portugal continental; 18:30 hora de Espanha.

La resolución de problemas es la actividad más típicamente matemática y, en el contexto escolar, la actividad que permite identificar con más claridad la capacidad matemática y las habilidades de razonamiento matemático de cada estudiante.

En esta sesión, presentaré resultados de diversas líneas de investigación actuales sobre el uso de resolución de problemas para la identificación y la atención de estudiantes de Educación Primaria y Educación Secundaria Obligatoria (ESO) con alta capacidad matemática. Mostraré ejemplos en los que se puede observar cómo los estudiantes, al resolver problemas, ponen en juego diferentes habilidades reconocidas como típicas de la alta capacidad matemática, tales como generalización, transferencia, creatividad, visualización, etc.

También presentaré brevemente, acompañado de ejemplos, el marco teórico de los niveles de demanda cognitiva, que utilizamos en nuestras investigaciones para describir y diferenciar diversos estilos de razonamiento durante la resolución de problemas.

Este marco aporta una aproximación complementaria a la anterior, pues se centra en analizar el esfuerzo cognitivo que realizan los estudiantes durante las diferentes etapas de resolución de los problemas.

Norma Suely Gomes Allevato

Webinar 3

Resolução e Proposição de Problemas: na associação com as TIC’s, pesquisas e práticas em Educação Matemática

Investigadora: Norma Suely Gomes AllevatoUniversidade Cruzeiro do Sul

Quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Horário: 12:30 hora do Brasil (Brasília); 17:30 hora de Portugal continental; 18:30 hora de Espanha.

Mais do que em tempos anteriores, na pesquisa e em prescrições curriculares atuais a Resolução e a Proposição de Problemas têm assumido posição destacada.

Consequentemente, têm desencadeado reflexões sobre seu modus operandi e impulsionado o desenvolvimento de pesquisas voltadas ao ensino, à aprendizagem, à avaliação, aos currículos e à formação de professores.

Ademais, ao serem associadas às Tecnologias de Informação e Comunicação, a Resolução e a Proposição de Problemas evidenciam novos aspectos a considerar e suscitam novas questões a serem investigadas, cujas respostas fornecem subsídios para orientar a prática docente e a aprendizagem matemática em todos os níveis de ensino, em especial na Educação Básica.

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