SPIEM NEWS
junho de 2025
A SPIEM-NEWS é a newsletter electrónica da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.
Periodicidade: Bianual
Contacto: [email protected]
Editores: Hélia Jacinto, Letícia Martins, Neusa Branco e Lurdes Serrazina
O que é esta newsletter?
Esta newsletter pretende constituir-se como um meio privilegiado de comunicação entre a direção da SPIEM e os/as sócios/as, aos quais é enviada por e-mail. Fica também disponível no site da Sociedade, onde pode ser consultada por investigadores, educadores e professores que tenham interesse pelo desenvolvimento da investigação em educação matemática.
Inclui informação de relevo para a comunidade de investigação em educação matemática, como notícias, anúncios de eventos, e divulgação de projetos e trabalhos de investigação com relevância e atualidade.
Convidamos todos/as a compartilhar Notícias, Eventos e Recursos que considerem de interesse. Para tal, envie a sua contribuição por e-mail para [email protected]
É com grande entusiasmo que damos início a mais uma edição da SPIEM News, repleta de atualizações e eventos significativos para a comunidade de Investigação em Educação Matemática.
Este ano, o conjunto de webinares atânticos de investigação em educação matemática, sob o tema História da Educação Matemática, teve início no mês de maio. Recentemente, tivemos o prazer de realizar o primeiro webinar, conduzido por José Manuel Matos, intitulado “Estudar o passado e compreender o presente em Educação Matemática”. Este evento tem contado com cada vez mais visualizações no canal do YouTube da SBEM. Agradecemos a todos os que participaram e contribuíram para a sua concretização, em particular ao José Manuel Matos.
Estamos agora a contar com um novo webinar, agendado para o dia 25 de junho, que será conduzido por Antonio Oller. O tema “La historia de la educación matemática como recurso en la formación de profesorado” promete trazer valiosas contribuições sobre a importância da história no contexto da formação de professores.
Além disso, temos o prazer de anunciar que, no próximo mês de julho, a Universidade de Barcelona acolherá a Escola de Verão 2025, uma organização conjunta da SPIEM e da SEIEM. Este evento reunirá 36 estudantes de diferentes nacionalidades, todos a realizar doutoramento em Educação Matemática em universidades portuguesas e espanholas. Será uma excelente oportunidade para a troca de conhecimentos e experiências entre jovens investigadores.
Por fim, lembramos que o próximo Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM), com foco na temática Educação Matemática na Era Digital, terá lugar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nos dias 21 e 22 de novembro. O prazo para envio de comunicações é o dia 15 de setembro. Incentivamos todos a participar e a partilhar suas investigações e experiências.
Este ano tem-se revelado agitado a vários níveis — político, social e de valores, tanto a uma escala nacional como mundial. A investigação tem enfrentado vários obstáculos e é preciso superá-los. A este propósito, vamos retomar o então polémico poema de Drummond de Andrade
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
Carlos Drummond de Andrade (1928)
A Direção da SPIEM
A SPIEM organiza ou participa em diversas atividades, conforme aqui lhe damos conta, e de entre as quais destacamos o EIEM.

EIEM 2025
O EIEM é um espaço privilegiado da nossa comunidade para estabelecer contactos e troca de conhecimentos. Em 2025, o EIEM terá lugar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa em novembro, nos dias 21 e 22 de novembro, sob o tema “Educação Matemática na Era Digital”.
Mais informações serão divulgadas oportunamente na página da SPIEM, onde já pode encontrar os primeiros detalhes:
https://eiem2025.spiem.pt/

Escola de Verão 2025
A Escola de Verão 2025, uma colaboração entre a Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática (SEIEM) e a Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM), visa enriquecer a formação de jovens investigadores em educação matemática.
O próximo evento terá lugar em Barcelona, nos dias 10 e 11 de julho de 2025. Participarão 9 doutorandos e jovens investigadores de instituições portuguesas. A SPIEM apoia a participação.

Webinares Atlânticos 2025
Pelo quarto ano consecutivo, a SPIEM colabora na organização dos Webinares Atlânticos de Investigação em Educação Matemática, promovidos em parceria com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), a Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática (SEIEM) e a Sociedad Mexicana de Investigación y Divulgación de la Educación Matemática (SOMIDEM).
Este novo ciclo de webinares é dedicado ao tema História da Educação Matemática e teve início no dia 21 de maio.
Webinar 1 / 21 de maio de 2025
O primeiro webinar deste ciclo contou com a presença de José Manuel Matos, da Universidade Nova de Lisboa. Caso não tenha tido oportunidade de assistir, pode visualizar o webinar na ligação abaixo.
Estudar o passado e compreender o presente em Educação Matemática

Webinar 2 / 25 de junho de 2025
Investigador: Antonio Oller, Espanha
Título: La historia de la educación matemática como recurso en la formación de profesorado
Para assistir em https://www.youtube.com/watch?v=VCA7Jvjc5gM
Webinar 3 / 24 de setembro de 2025
Investigador: Wagner Valente, Brasil
Título: A Matemática do Ensino: uma discussão histórico-epistemológica
Webinar 4 / 22 de outubro de 2025
Investigador: Juan de Dios Viramontes Miranda, México
Título: El arte de razonar con figuras: Una mirada desde Euclides hacia el aula mexicana
Procura uma revista para publicar o seu último artigo?
Apresentamos várias opções, tanto nacionais como internacionais, especializadas no ensino e aprendizagem da Matemática. A maioria destas revistas aceita submissões de manuscritos de forma contínua, e algumas oferecem edições temáticas que podem ser adequadas ao seu trabalho. Partilhamos também convites para submissão de artigos em algumas destas publicações.

A Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática recebe manuscritos em fluxo contínuo. A revista publica artigos que decorram de estudos empíricos e artigos de reflexão teórica que se centrem em questões relacionadas com o ensino e a aprendizagem da matemática e a formação do professor que ensina matemática, nos diferentes níveis de ensino, e que constituam um contributo original para a área. Consulte as condições para submissão na página da revista.
De momento existe uma chamada em aberto para o número temático de 2025 subordinado ao tema “Tendências de investigação sobre o ensino e a aprendizagem da matemática no âmbito da educação STE(A)M”.
Editores: Teresa Blanco (Universidade de Santiago de Compostela, Espanha), Andrea Capozucca (Universidade de Camerino e Istituto d’Istruzione Superiore Leonardo da Vinci of Civitanova Marche, Itália) e Berta Barquero (Universidade de Barcelona, Espanha).
Prazo de submissão: 1 de julho de 2025.

A revista APEduC recebe manuscritos em fluxo contínuo. Consulte a página da revista em https://www.apeduc.pt/revista-edicoes-anteriores-chamada-artigos

O Boletim de Educação Matemática – BOLEMA tem como objetivo disseminar a produção em Educação Matemática ou áreas afins. Os trabalhos podem ser resultados de pesquisa empírica, ensaios ou outras formas padrão neste domínio do conhecimento. Com três edições ao ano, o BOLEMA recebe artigos em fluxo contínuo.
https://www.scielo.br/j/bolema/

Avances de Investigación en Educación Matemática é a revista da Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática. O objetivo da AIEM é contribuir para o avanço do conhecimento dos processos envolvidos na educação matemática e na investigação em educação matemática. A revista abrange todos os domínios de estudo da educação matemática e tem uma forte vocação internacional. É publicada duas vezes por ano: em maio e em novembro.
https://aiem.es

A PNA é uma revista de investigação em Didática da Matemática, da responsabilidade da Universidade de Granada, cujo principal objetivo é promover e divulgar investigação de qualidade realizada a nível nacional e internacional. É uma revista de publicação trimestral que aceita submissões entre janeiro e junho, e entre setembro e dezembro.
https://revistaseug.ugr.es/index.php/pna/




A revista Interacções recebe manuscritos em fluxo contínuo, que incidam sobre investigação ou reflexão teórica em diversas áreas relacionadas com a educação.
https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/
Apresentamos Conferências, Seminários e Encontros na área da Educação Matemática em que pode ter interesse em participar. Na lista abaixo surgem por ordem cronológica.
2025
MERGA CONFERENCE 2025
Canberra, Austrália, 6-10 de julho de 2025
Limite para submissão de trabalhos: fechado
https://merga.net.au/merga-annual-conference/
X CIBEM
Guadalajara, México, 7-12 de julho de 2025
Limite para submissão de trabalhos: fechado
https://www.cibem2025.com/
14º Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa (CIAIQ2025)
Vila Nova de Gaia, Portugal, 15-17 de julho de 2025
Online, 22-24 de julho de 2025
Limite para submissão de trabalhos: fechado
https://ciaiq.ludomedia.org/sobre-pt/
PME 48 | 48th Annual Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education
Santiago, Chile, 28 de julho a 2 de agosto de 2025
Limite para submissão de trabalhos: fechado
https://eventos.cmm.uchile.cl/pme48/
ICTMA22 | 22nd International Conference on Teaching on Mathematical Modeling and Application
Linkoping, Suécia, 10-15 de agosto de 2025
Limite para submissão de trabalhos: fechado
https://liu.se/en/article/international-conference-ictma22
SEMT’ 25 | International Symposium Elementary Mathematics Teaching
Praga, Chéquia, 17-21 de agosto de 2025
Limite para submissão de trabalhos: fechado
https://www.semt.cz/
ESERA Conference 2025 in Copenhagen: Embracing Transitions in Science Education
Copenhagen, Denmark, 25-29 de agosto de 2025
Limite para submissão de trabalhos: fechado
https://www.esera.org/conference-2025/
ATEE 2025 Annual Conference | The making of authentic teachers in ages of artificiality?
Dublin, Ireland, 26-29 de agosto de 2025
Limite para submissão de trabalhos: fechado
https://www.mie.ie/en/research/conferences_and_events/upcoming_events/atee_annual_conference_2025_dublin/home/
ECER 2025 – European Conference on Educational Research | Charting the Way Forward: Education, Research, Potentials and Perspectives
Belgrado, Sérvia, 9-12 de setembro de 2025
Limite para submissão de trabalhos: fechado
https://eera-ecer.de/conferences/ecer-2025-belgrade
CADGME 2025 – Conference on Digital Tools in Mathematics Education
Esch-sur-Alzette (Belval Campus), Luxembourg, 9 – 11 de setembro de 2025
Limite para submissão de trabalhos: Fechado
https://cadg.me/2025/home
XXVIII Simpósio da SEIEM
10-12 de setembro de 2025
Limite para submissão de trabalhos: Fechado
https://www.seiem.es/seiem2025/
Educação em Ciências em Tempos de Mudança: Desafios da Era Digital
Santarém, Portugal, 11-13 de setembro de 2025
Limite para submissão de trabalhos: fechado
https://enec2025.ipsantarem.pt/
Linnaeus University, Växjö, Suécia, 17-19 de setembro de 2025
Limite para submissão de trabalhos: Fechado
https://lnu.se/en/meet-linnaeus-university/current/events/2025/konferenser/international-mathematical-views-conference/
International Conference on IT-based Mathematical Education 2025
New York, USA, presencial e online, 19-20 de setembro de 2025
Limite para submissão de trabalhos: fechado
https://stemconferences.com/icime/index.html
EduTeach2025 | 9th Canadian International Conference on Advances in Education, Teaching & Technology 2025: “Navigating Equity and Inclusion in Technology-Enhanced Education”
Toronto, Canada, 4-5 de outubro de 2025
Limite para submissão de trabalhos: 30 de agosto de 2025
https://educationconference.info/
II Congreso Internacional de GeoGebra
Universidade de Coimbra, 23-25 de outubro de 2025
Limite para submissão de trabalhos: 30 de junho de 2025
https://congresogeogebra.org/
18th annual International Conference of Education, Research and Innovation
Sevilha, Espanha, 10-12 de novembro de 2025
(Virtual ou presencial)
Limite para submissão de trabalhos: 10 de julho de 2025
https://iated.org/iceri/
10th Conference on Research in Mathematics Education in Ireland (MEI 10)
Dublin, Irlanda, 17-18 de outubro de 2025.
Limite para submissão de trabalhos: Fechado.
https://sites.google.com/dcu.ie/meiconference/mei-10
2026
INTED 2026 – The 20th International Technology, Education and Development Conference
Valencia, Espanha, 3-5 de março de 2026
Limite para submissão de trabalhos: Mais informação em breve
https://iated.org/inted/
ICRES2026 International Conference on Research in Education and Science – 2026
Cappadocia, Nevsehir, Turquia, 6-10 de maio de 2026
Limite para submissão de trabalhos: Ver período de registo na página
https://www.istes.org/event/icres/2026
ICEMST 2026: International Conference on Education in Mathematics, Science and Technology
Cappadocia, Nevsehir, Turquia, 6-10 de maio de 2026
Limite para submissão de trabalhos: Ver período de registo na página
https://www.istes.org/public/index.php/event/icemst/2026
FAME 2
Budapest, Hungary, 3–5 Junho 2026
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://www.uu.nl/en/research/fame-feedback-assessment-in-mathematics-education
INDRUM2026: Sixth conference of the International Network for Didactic Research in University Mathematics
Dubrovnik, Croatia, 15-19 de junho de 2026
Limite para submissão de trabalhos: 24 de novembro de 2025
https://indrum2026.sciencesconf.org/
International Conference on Science Education ICSE
Tóquio, Japão, 22-23 de Julho de 2026
Limite para submissão de trabalhos: 5 de novembro de 2025
https://waset.org/science-education-conference-in-july-2026-in-tokyo
PME 49
Helsinki, Finlândia, 2026
Limite para submissão de trabalhos: Mais informações em breve
https://www.igpme.org/annual-conference/
2027
CERME 15
Bratislava, Slovakia, 8-12 de fevereiro de 2027
Limite para submissão de trabalhos: Mais informações em breve
http://erme.site/cerme-conferences
PME 50
Tóquio, Japão, 2027
Limite para submissão de trabalhos: Mais informações em breve
https://www.igpme.org/annual-conference/
15th MCG conference
Calgary, Canada,14 – 27 de setembro de 2027 (datas provisórias)
Limite para submissão de trabalhos: Mais informações em breve
https://www.igmcg.org/
CIAEM/IACME XVII | Conferencia interamericana de educacion matematica/ Inter-American Conference on Mathematics Education
Monterrey, México, novembro 2027
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://ciaem-iacme.org/
2028
ICME-16 | International Congress on Mathematical Education
Praga, República Checa, 1-9 de julho de 2028
Limite para submissão de trabalhos: brevemente mais notícias
https://www.icme16.org/
Consulte o calendário de concursos previstos pela FCT para 2025 aqui. Para outubro de 2025 está prevista a divulgação do Aviso de Abertura do Concurso para Projetos ICDT e do Concurso para Projetos Exploratórios em todos os domínios Científicos.
https://www.fct.pt/wp-content/uploads/2025/03/CalendarioConcursosFCT_2025.pdf
Conhece os novos doutores? Consulte como se ampliou a lista de teses realizadas até maio de 2025 nas diferentes Instituições de Ensino Superior.
Carlota Maria Conceição Aires Pedro (maio 2025)
Flexibilidade em cálculo mental na adição e subtração numa perspetiva de sentido de número: um estudo nos 1.º e 2.º anos de escolaridade.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Gimo José Maundera (março 2025)
O desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores de matemática no estudo de aula em Moçambique
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Conhece outras sociedades de investigação em educação matemática? Consulte a atividade daquelas com quem mais colaboramos nas seguintes ligações:
SBEM
Sociedade Brasileira de Educação Matemática
http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/
SEIEM
Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática
https://www.seiem.es/
SOMIDEM
Sociedad Mexicana de Investigación y Divulgación de la Educación Matemática
https://somidem.org.mx/
E de outras igualmente relevantes no campo da investigação em Educação Matemática:
ERME
European Society for Research in Mathematics Education
http://erme.site/
ICMI
The International Commission on Mathematical Instruction
https://www.mathunion.org/icmi
IGPME
International Group for the Psychology of Mathematics Education
https://www.igpme.org/organization/history/
NCTM
National Council of Teachers of Mathematics
https://www.nctm.org/
AERA
American Educational Research Association
https://www.aera.net/
IGMCG
International Group for Mathematical
Creativity and Giftedeness
https://www.igmcg.org
NCETM
National Centre for Excellence in the Teaching of Mathematics
https://www.ncetm.org.uk/