Encontro 2004

Encontro 2004, em Beja, sob o tema

«História do Ensino da Matemática em Portugal»

 

Introdução

José Manuel Matos

«Pesquisar sobre a história do ensino da matemática: metodologia, abordagens e perspectivas»

Gert Schubring

«A matemática na escola: um tema para a história da educação»

Wagner Rodrigues Valente

«Los problemas de optmización en la enseñanza secundaria de España durante el siglo XX. 

Un paseo a través de las reformas, orientaciones y libros de texto»

Maria Teresa González Astudillo

«Emergenza della didattica della matematica nei primi giornali matematici italiani»

Fulvia Furinghetti, Annamaria Somaglia

«Garção Stockler e o “Projecto sobre o estabelecimento e organização da instrução pública no Brasil”»

Luís Manuel Ribeiro Saraiva

«O conceito da derivada no ensino secundário ao longo do século XX»

Ana Paula Florêncio Aires, Modesto Sierra Vázquez

«A matemática na estrutura curricular do ensino secundário (até meados do século XX)»

Carlos Grosso

«O lúdico nas aritméticas do século XVI»

Helena Castanheira Henriques, Conceição Almeida

«O processo de edição de manuais escolares, em Portugal, na década de 30 

– estudo de um caso: J.Vicente Gonçalves e a sua obra para o ensino liceal»

Cecília Costa

«A equação do 1.º grau em manuais de diversas épocas»

João Pedro da Ponte

«Profissionalização e continuidade geracional: uma leitura sociológioca do prefácio de 

“Traité du Calcul Differentiel et du Calcul Intégral” de S. F. Lacroix»

Darlinda Moreira

«Os livros de matemática durante a monarquia: um breve roteiro»

Helena Castanheira Henriques

«Comparação entre os programas de matemática de 1936, 1948 e 1954»

Ana Casca, Sílvia Ramalho

«Uma polémica sobre logaritmos: história e significado»

Isabel Cristina Dias