Encontro 2011

Encontro de 2011 na Póvoa de Varzim, sob o tema

«Ensino e Aprendizagem da Álgebra»

 

Prefácio

 

Conferências Plenárias

«Um programa de formação contínua e o desenvolvimento do pensamento algébrico de professores do 1.º ciclo do ensino básico»

Teresa Pimentel

«Integración del pensamiento algebraico en la educación básica. Un experimento de enseñanza con alumnos de 8-9 años»

Marta Molina

 

Tecnologia e Avaliação do Ensino-aprendizagem da Álgebra

Resumo Grupo de Discussão

Joana Brocardo, António Domingos

«A calculadora gráfica no ensino das funções: Implicações sobre a prática de uma professora»

Helena Rocha

«Tecnologias e pensamento algébrico: Conhecimento e prática de duas professoras de matemática»

José Duarte, Joana Brocardo e João Pedro da Ponte

«Web 2.0 e padrões na aprendizagem da matemática - Um estudo de caso no 8.º ano de escolaridade»

Maria Luísa Almeida e Isabel Cabrita

«Como reconhecer o ente matemático se ele tem diferentes faces?»

Miguel Silva e António Domingos

«Representações múltiplas de funções em ambiente com geogebra: Um estudo sobre o seu uso com alunos do 9.º ano»

Ana Patrícia Gafanhoto e Ana Paula Canavarro

«Provas de aferição e exames: A qualidade das questões de álgebra»

Mário Ceia, Adelaide Filipe e Cláudia Santos

 

Representações no Ensino-aprendizagem da Álgebra

Resumo Grupo de Discussão

Helena Martinho, João Pedro da Ponte

«As representações matemáticas nas concepções de professores do 1.º ciclo do ensino básico: Um estudo exploratório»

João Pedro da Ponte e Isabel Velez

«Compensação e variação: Um estudo sobre o pensamento relacional de alunos do 4.º ano de escolaridade»

Célia Mestre e Hélia Oliveira

«A aprendizagem da comparação e ordenação de números racionais através de uma abordagem exploratória»

João Pedro da Ponte e Marisa Quaresma

«Representações no desenvolvimento do pensamento algébrico»

Sandra Nobre, Nélia Amado e João Pedro da Ponte

«O sentido do símbolo de alunos do 10.º ano de escolaridade»

Daniela Nogueira e Floriano Viseu

«O sentido de símbolo de um aluno e a Álgebra do 12.º ano»

Maria Teresa Grossmann e João Pedro da Ponte

«O sinal de igual: Um estudo vertical»

Laura Bandarra

 

Gestão Curricular no Ensino-aprendizagem da Álgebra

Resumo Grupo de Discussão

Rosa Antónia Ferreira, Isabel Vale

«Generalização de padrões em contextos visuais: Um estudo no sexto ano de escolaridade»

Ana Barbosa

«Raciocínio matemático em contexto algébrico: Uma análise com alunos do 9.º ano»

Joana Mata Pereira e João Pedro da Ponte

«Padrões em contextos figurativos no 2.º ano da licenciatura em educação básica»

António Guerreiro

«Situações de modelação na formação inicial de professores»

Neusa Branco e João Pedro da Ponte

«“Para passar de dm2 para cm2 tenho de andar duas casas!”: Conhecimento do professor e implicações nas possíveis aprendizagens dos aluno»

Carlos Miguel Ribeiro

«O erro como ponte para a aprendizagem das equações: O caso da Maria»

Luísa Vale, Rosa Antónia Ferreira e Leonor Santos

«Sequências e regularidades no 7.º ano: Uma abordagem no quadro do novo programa»

Paula Teixeira e Henrique Guimarães