Encontro 2010

Encontro de 2010 na Costa da Caparica, sob o tema

«Comunicação no Ensino e na Aprendizagem da Matemática» 

 

«On the comunication»

Joanna Mamona-Downs

«O processo de demonstrar na aula de Matemática: Um olhar sobre a comunicação emergente»

Margarida Rodrigues

«Community of learners with technology»

Ornella Robutti

 

A comunicação na aula de Matemática

«Trabalho colaborativo e matemática: contributo para a comunicação e aprendizagem matemática»

Margarida César e Ricardo Machado

«A comunicação em sala de aula no desenvolvimento de uma tarefa de natureza exploratória»

Filomena Leite Pinto e Leonor Santos

«Comunicar e aprender matemática: Dois casos de alunos surdos no ensino regular»

Inês Borges e Margarida César

«Comunicar sem ver: um estudo sobre formas de comunicação com alunos cegos em aulas de matemática»

Cláudia Ventura, Margarida César e Nuno Santos

«Gesto, janela para exteriorizar o pensamento visual-espacial»

Conceição Costa

 

A comunicação em materiais escritos e manuais

«Propostas didácticas potenciadoras de conexões entre matemática e ciências em contextos de educação formal e não formal – contributos do processo de validação»

Sofia Nogueira, Celina Tenreiro-Vieira e Isabel Cabrita

«Análise  do  manual  escolar de matemática “Amiguinhos”,  do  2.º ano de escolaridade»

Maria João Silva e Darlinda Moreira

«O feedback em relatórios escritos na aula de matemática»

Sílvia Semana e Leonor Santos

«As histórias e o desenvolvimento do sentido de número no pré-escolar»

Ana Rita Serras e Raquel Vieira

 

A comunicação e o professor de matemática

«Explicar e negociar significados: as concepções e as práticas de uma candidata a professora de Matemática»

Kátia Maria de Medeiros e João Pedro da Ponte

«O papel do outro (aluno) na comunicação matemática: práticas de uma professora do 1.º ciclo»

António Guerreiro

«Práticas comunicativas de uma professora de Matemática»

Carlos Miguel Ribeiro, José Carrillo e Rute Monteiro

«Concepções sobre a comunicação matemática de uma futura Professora»

Luís Menezes

«Auto-regulação das aprendizagens matemáticas pelos alunos, a acção do professor»

Paulo Dias e Leonor Santos

 

A comunicação, representações e tecnologia

«Comunicação Matemática na resolução de problemas com a folha de cálculo»

Nélia Amado, Sandra Nobre, Susana Carreira e João Pedro da Ponte

«A resolução de problemas e a comunicação Matemática para além da sala de aula: como vêem os alunos o uso das tecnologias?»

Nuno Amaral, Susana Carreira e Nélia Amado

«A comunicação de ideias matemáticas no início da Telescola — linguagem, representações e práticas curriculares»

José Manuel de Matos e Mária Cristina Almeida

«A comunicação matemática no contexto de actividades de investigação: o uso de representações matemáticas»

Ana Henriques e João Pedro da Ponte

«Comunicação e representações na aprendizagem dos números racionais no 5.º ano de escolaridade»

João Pedro da Ponte, Marisa Quaresma e Maria João Costa