Encontro 2009

Encontro de 2009 em Vila Real, sob o tema

«Números e Estatística – reflectindo no presente, perspectivando o futuro»

 

Introdução

 

CONFERÊNCIAS PLENÁRIAS

 

«Training school teachers to teach probability: reflections and challenges»

Carmen Batanero, Universidade de Granada

«Desafios e complexidades na concepção e exploração de tarefas para o desenvolvimento do sentido do número»

Joana Brocardo e Catarina Delgado, ESE -IP de Setúbal

«Ensino e aprendizagem da estatística: Realidades e Desafios»

José António Fernandes, Universidade do Minho

«Looking at numbers: young children developing number sense»

Maarten Dolk, Instituto Freudenthal

 

GRUPOS DE DISCUSSÃO

«Números: Ensino e aprendizagem»

«Os números na interface da Língua Portuguesa e da Matemática»

A. Costa e L. Fonseca

«Resolução de Problemas de valor Omisso: análise das estratégias dos alunos»

A. Silvestre e J. P. Ponte

«O desenvolvimento do sentido da multiplicação e divisão de números racionais»

H. Pinto

«A descoberta de padrões no desenvolvimento do cálculo mental: Uma experiência com professores do 1.º ciclo»

T. Pimentel e I. Vale

«As representações dos números racionais na resolução de problemas com recurso à barra como modelo»

H. Ventura e H. Oliveira

«Conceitos e raciocínio matemático na resolução de problemas numéricos»

N. Amado, S. Nobre e S. Carreira

«Ensinar fracções – o efeito das interpretações de fracção na construção do conceito»

P. Cardoso e E. Mamede

 

«Estatística: Ensino e aprendizagem»

«Que conhecimentos são necessários para se ensinar a média aritmética?»

C. Monteiro

«O conhecimento profissional em acção durante a exploração de um pictograma: uma situação de Iliteracia»

C. M. Ribeiro, J. Carrillo e R. Monteiro

«Conhecimento estatístico: um estudo com futuros professores»

C. Martins, M. Vara Pires e P. Barros

«Literacia estatística no arranque de um novo ciclo de estudos»

M. M. Nascimento e J. A. Martins

«Trabalho de projectos no processo de ensinar e aprender estatística na universidade»

S. Campos e Sousa Júnior

«Estatística na formação profissional: uma abordagem usando facturas de água»

S. Coelho e M. M. Nascimento

«Construindo Conceitos Estatísticos: Uma experiência no 4.º ano de escolaridade»

A. Guerreiro, D. Pereira e R. Seixas

«As atitudes em relação à estatística em professores: um estudo comparativo de países»

A. Estrada, C. Batanero, J. Bázan e A. Aparício

 

«Números: Desenvolvimento curricular e tecnologia»

«As tarefas de ensino e a aprendizagem dos números decimais»

C. Mestre

«O desenvolvimento do sentido do número num contexto de resolução de problemas de adição e subtracção no 2º ano de escolaridade»

E. Ferreira e L. Serrazina

«A comunicação e a resolução de problemas envolvendo padrões»

S. Moreira e L. Fonseca

«Das igualdades numéricas ao estudo das equações do 1.º grau»

M. Saraiva e R. Berrincha

«A liberdade que as tecnologias permitem: trabalhando os números e as capacidades matemáticas transversais»

N. Amado, N. Amaral e S. Carreira

 

«Estatística: Desenvolvimento curricular e tecnologia»

«Desenvolver percursos de aprendizagem matemática com tabelas e gráficos»

D. Fernandes e A. Cardoso

«Painel da estatística uma experiência num curso profissional»

P. Sampaio e C. Coutinho

«Estudo exploratório sobre perspectivas, conhecimentos e práticas de professores de matemática, do ensino secundário, no domínio da estatística»

S. Quintas, H. Oliveira e R. Ferreira

«A abordagem das tarefas estatísticas nos manuais escolares do 7.º ano de escolaridade»

S. Ribeiro e J. A. Fernandes

«A prática profissional no âmbito do ensino da estatística com recurso à calculadora gráfica»

H. Rocha

«A Estatística e a comunicação matemática numa turma de 5.º ano de escolaridade»

M. H. Martinho

«Desenvolvimento da literacia estatística em dois manuais do 7.º ano de escolaridade»

M. H. Martinho e F. Viseu