Encontro 2008

Encontro de 2008 em Vieira de Leiria, sob o tema

«Tecnologias na Educação Matemática»

 

Introdução

Ana Paula Canavarro, M. Isabel Rocha    

«The didactical challenge of technology integration in school mathematics»

Kenneth Ruthven

«Multiple dimensions involved in the design of tasks taking full advantage

of dynamic interactive geometry»

Colette Laborde

«CAS (computer algebra system) en la enseñanza y aprendizage del cálculo.

Algunos resultados de investigación»

Matías Camacho Machín

«Mediação e colaboração na aprendizagem em Matemática com as TIC»

João Filipe Matos

«O uso da calculadora básica e científica no ensino da Matemática:

uma questão ainda por resolver»

João Pedro da Ponte e Graça Cebola

«Cálculo mental e calculadora»

Inês Soares de Albergaria e João Pedro da Ponte

«Calculadoras na sala de Matemática, um estudo no 3.º ano de escolaridade»

Marco Pereira e António Guerreiro

«Concepções e práticas lectivas dos professores de Matemática do 2.º ciclo

em relação à calculadora: contributos da formação para a reflexão»

Célia Mercê e João Pedro da Ponte

«A calculadora e o computador nas práticas profissionais dos

professores de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico»

Elisa Mosquito e João Pedro da Ponte

«Introduzindo o conceito de logaritmo com a calculadora científica»

Erivam Lima Laureano e Kátia Maria de Medeiros

«O professor e a integração da calculadora gráfica no ensino da Matemática»

Helena Rocha

«A calculadora gráfica e o ensino da Matemática

Evangelina Romano e João Pedro da Ponte

«A utilização da calculadora gráfica na aula de Matemática:

um estudo com alunos do 12.º ano no âmbito das funções»

Maria João Semião e Ana Paula Canavarro

«A calculadora gráfica e as representações matemáticas: uma experiência»

Cristina Ramos e Liliana Raposo

«O recurso a sensores e calculadoras gráficas no emergir da proporcionalidade inversa

com alunos do 9.º ano: papel e potencialidades»

Cláudia Lança e Ana Paula Canavarro

«Modelação matemática com recurso a calculadora gráfica e sensores»

Tomé António Mendes Torres

«Uma boa janela de visualização? Sim, obrigada!»

Maria José Andrade e Hélia Oliveira

«Calculadoras gráficas: alguns aspectos técnicos a ter em conta na sua utilização»

Maria Madalena Correia Consciência

«O cálculo algébrico simbólico na aula de Matemática do ensino secundário»

Manuel Guilherme Teles Lagido

«Software no ensino e aprendizagem da Matemática: algumas ideias para discussão»

Hélia Oliveira e António Domingos

«Utilização pedagógica do computador por professores estagiários de Matemática

– diferenças na prática de sala de aula»

Nélia Amado e Susana Carreira

«Ensinar Matemática com computador: factores de inibição ou motivação das práticas dos professores»

Ana Isabel Leal da Costa e Ana Paula Canavarro

«Aprender geometria utilizando um ambiente de geometria dinâmica»

Nuno Candeias e João Pedro da Ponte

«A folha de cálculo como ferramenta potenciadora do uso de estratégias multiplicativas

na resolução de problemas em contexto»

Dárida Fernandes, Isabel Cabrita e Jaime Carvalho e Silva

«Quadros interactivos: relato das experiências realizadas no âmbito do ensino e aprendizagem da Matemática»

Elisabete Sacramento Fitas e Cecília Costa

«Aplicação do quadro interactivo na aprendizagem de equações»

Patrícia Sampaio e Clara Coutinho

«A internet no ensino e aprendizagem da Matemática»

José Duarte, José Portela e João Torres

«Conexões entre fracções, números decimais e percentagens no 5.º ano: explorações com uma applet»

Hélia Ventura e Hélia Oliveira

«Regressão linear: uma tarefa com applet nas práticas lectivas de estatística do ensino superior»

Maria Manuel Nascimento e José Alexandre Martins

«Um olhar sobre as características dos alunos e a utilização de webquests»

Maria Lurdes Lima

«A Matemática em ambiente virtual – potencialidades dos blogues»

Cristina Carrilho e Isabel Cabrita

«“Assunto: resposta ao problema do sub14” A internet e a resolução de problemas em torno da competência matemática dos jovens»

Hélia Jacinto e Susana Carreira

«Reflectir e inovar com a escola virtual nas práticas pedagógicas de Matemática»

Maria Idalina Santos e Ana Amélia Amorim Carvalho

«Auto-formação do professor de Matemática pelo uso das tecnologias de informação e comunicação»

Celina Abar

«Contributos da internet na resolução de problemas»

Carla Alves e Pedro Palhares