Encontro 2006

Encontro 2006, sob o tema

«Currículo e Desenvolvimento Curricular: Desafios para a Educação Matemática»

 

Introdução

João Pedro da Ponte, Lurdes Serrazina, António Guerreiro, Carlos Ribeiro, Luciano Veia

 

Conferências Plenárias

«Desenvolvimento curricular: contributos de um projecto centrado no sentido do número»

Joana Brocardo

«Del currículo al profesor y su desarrollo profesional»

José Carrillo, Nuria Climent

«Mudanças e Resistências na Evolução do Currículo de Matemática. 

Estudo de Caso sobre as Calculadoras na Escola Primária»

Teresa Assude

 

Grupo de Discussão

Orientações Curriculares Actuais

«Orientações curriculares actuais para a Matemática em Portugal»

Leonor Santos, Ana Paula Canavarro, Sílvia Machado

«Dificuldades dos alunos do 8.º Ano no trabalho em Álgebra»

Idália Pesquita, João Pedro da Ponte

«Uma proposta curricular para o ensino da geometria do 8.º ano»

Nuno Candeias, João Pedro da Ponte

«Das Regularidades às Equações. Uma Proposta Pedagógica para o 7.º Ano de Escolaridade»

Neusa Branco, João Pedro da Ponte

«O papel das Tecnologias da Informação e Comunicação num Projecto de Desenvolvimento Curricular»

João Vítor Torres, Joana Brocardo

«A demonstração nos programas de Matemática: Uma análise transversal»

Cecília Costa, Pedro Tadeu

«Actividades Investigativas e Aprendizagens na Análise Numérica»

Ana Henriques, João Pedro da Ponte

 

Grupo de Discussão

O papel do professor no desenvolvimento curricular

«Preconceitos e conceitos, tempos e contratempos»

Ana Luísa Paiva, Fátima Guimarães

«A Mediação Didáctica no Ensino da Geometria: As Percepções dos Estudantes»

Ilda Couto Lopes, Ana Breda, Nilza Costa

«As explorações das Grandezas no 1.º Ciclo do Ensino Básico»

Isabel Cláudia Araújo Nogueira, José António Cajaraville Pegito

«A prática do currículo oculto nas aulas de Matemática na escola fundamental e sua influência

na formação do administrador: Uma Pesquisa Exploratória»

Josefa Sónia Pereira da Fonseca

«Educar para a Autonomia»

Sónia Palha

«Questões de Linguagem: Rigor versus Compreensão»

Filomena Baptista Soares, Maria Paula Sousa Nunes

«A fracção na perspectiva do professor e do aluno das séries iniciais da escolarização brasileira»

Sandra Magina, Tânia Campos

 

Grupo de Discussão

Perspectivas históricas sobre o currículo da Matemática

«Os problemas de optimização no ensino secundário ao longo do século XX e XXI:

análise dos programas oficiais»

Ana Elisa Esteves Santiago, Modesto Sierra Vázquez, Maria Teresa González Astudillo

«A Estatística nos Anuários da Escola do Exército»

Filipe Papança

«Abordagens Não Convencionais em Manuais do Ensino Secundário: Um Exemplo»

Filomena Baptista Soares, António José Pascoal

«A actividade de ensino e a constituição do professor de matemática como sujeito histórico»

Marisa da Silva Dias, Manoel Oriosvaldo de Moura

 

Grupo de Discussão

Manuais escolares

«Manuais escolares: Um ponto de situação»

Darlinda Moreira, João Pedro da Ponte, Manuel Vara Pires, Paula Teixeira

«O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano»

Mariana Tavares, João Pedro da Ponte

«As equações nos manuais… Que abordagem?»

Rosa Oliveira

«A abordagem da proporcionalidade directa nos manuais escolares: Um exemplo brasileiro»

Sandra Marques, João Pedro da Ponte