Encontro 2005

Encontro 2005, em Caminha, sob o tema

«Números e Álgebra na aprendizagem da Matemática e na formação de professores»

 

Introdução

Isabel Vale, Teresa Pimentel, Ana Barbosa, Lina Fonseca, Leonor Santos, Paula Canavarro 

 

SECÇÃO I

Conferências Plenárias

«Números e Álgebra no currículo escolar»

João Pedro da Ponte

«El desarrolo y el uso del sentido de los símbolos»

Abraham Arcavi

«Componentes de la investigación en pensamento numérico y algebraico (PNA)»

Bernardo Gómez

 

SECÇÃO II

Números e Álgebra — Desenvolvimento Curricular

«Números e Álgebra: desenvolvimento curricular»

Joana Brocardo, Catarina Delgado, Fátima Mendes, Isabel Rocha, Lurdes Serrazina

«A abordagem da proporcionalidade directa em manuais escolares de diversos países»

Sandra Marques, João Pedro da Ponte

«A abordagem das inequações nos manuais escolares»

Rosa Oliveira

«Análise convencional ou análise não convencional? Os hiper-reais no ensino pré-universitário»

Filomena Baptista Soares

«Sentido do número: um estudo no 1.º ciclo do ensino básico»

Fátima Mendes, Catarina Delgado

«Percursos e concepções – a matemática na infância»

Maria da Graça Azevedo, Marlene da Rocha Miguéis

«Reflexão sobre uma experiência de trabalho colaborativo e à distância»

Lurdes Serrazina, Isabel Rocha

«O sentido do número: o caso dos decimais e das fracções»

Cecília Monteiro, Hélia Pinto

 

SECÇÃO III

Números e Álgebra — Ensino e Aprendizagem

«Os padrões no ensino e aprendizagem da Álgebra»

Isabel Vale, Pedro Palhares, Isabel Cabrita, António Borralho

«A integração de investigações matemáticas no ensino-aprendizagem das sucessões»

Magda Pereira

«Caracterização dos conceitos matemáticos avançados no ensino superior: o caso da sucessão convergente»

António Domingos

«Diferentes formas de multiplicar»

Filomena Baptista Soares, Maria Paula Sousa Nunes

«Equações do 2.º grau do fim do século XIX ao início do século XXI»

Ana Fraga, Carmen Salvado, Elisa Mosquito, Teresa Santos, João Pedro da Ponte

«Os conceitos de subespaço gerado e de conjunto de vectores geradores na formação de professores de matemática»

Ricardo Gonçalves, Cecília Costa

«Uma experiência de ensino da proporcionalidade no 2.º ciclo do ensino básico»

Ana Isabel Silvestre, João Pedro da Ponte

 

SECÇÃO IV

Números e Álgebra — Tecnologias

«A Folha de cálculo e a aprendizagem da Álgebra»

Carla Neves, Sara Monteiro, Guida Rocha, Ana Cristina Silva, João Pedro da Ponte

«Recursos de apoio ao processo de ensino e aprendizagem da matemática»

Carla Alves, Carlos Mesquita Morais

«A Álgebra dos sistemas de identificação»

Carlos Miguel Ribeiro

 

SECÇÃO V

Painel

«O ensino/aprendizagem dos Números e da Álgebra: Que problemas? Que desafios?»

Fátima Guimarães, Abraham Arcavi, Bernardo Gómez, João Pedro da Ponte, Jorge Nuno Silva