Encontro 2003

Encontro 2003, em Évora, sob o tema

«A Matemática na formação do professor»

 

Introdução

António Borralho, Cecília Monteiro, Rui Espadeiro

 

SECÇÃO I

Conferências Plenárias

«Relación con el Conocimiento Profesional en la Formación Inicial de Profesores de Matemáticas de Secundaria: Reflexión sobre Cuestiones Profesionales»

Pablo Flores

«Educação Matemática dos Futuros Professores»

Eduardo Veloso

«A Matemática e Diferentes Modelos de Formação»

Carlos Braumman, Darlinda Moreira, Joana Brocardo, João Pedro da Ponte

SECÇÃO II

«A Componente Matemática na Formação de Professores do 1.º Ciclo e do Pré-Escolar»

«Que Formação Matemática para os Professores do 1.º Ciclo e para os Educadores de Infância?»

Cristina Loureiro

«O Conhecimento Matemático do Professor do 1.º Ciclo»

Anabela Gaio, Teresa Olga Duarte

«A Geometria e a Informática na Formação do Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico»

António Ribeiro, Isabel Cabrita

«Significados de Referência Histórica e Cultural dos Decimais»

Isabel Vizinho, Isabel Cabrita

«Matemática na Infância: Um projecto Inter-Cultural»

Maria da Graça Azevedo, Marlene Migueis, Margarida Rocha, Isabel Bastos, Ana Cláudia Henriques, Ana Maria Teixeira, Carla Brandão, Maria Manuela Lima

SECÇÃO III

«Competências Matemáticas à Saída da Formação Inicial»

«Competências Matemáticas à Saída da Formação Inicial»

Cecília Costa, Cecília Monteiro, Cristolinda Costa

«Competências Matemáticas: Interpretação por Professores do Ensino Básico»

Carlos Morais

«Componente Matemática na Formação Inicial: Perspectiva de Alunos do 4.º Ano do Curso de Professores do Ensino Básico da Variante Matemática/Ciências da Natureza da Escola Superior de Educação de Faro»

António Guerreiro

«A Formação do Profissional de Educação em Matemática»

Maria Bethânia Santos, Isabel Cabrita

«Argumentação e Demonstração no Contexto da Formação Inicial de Professores»

Lina Fonseca, Domingos Fernandes

«Competências Matemáticas à Saída da Formação Inicial» Conclusões

Cecília Costa, Cecília Monteiro, Cristolinda Costa

SECÇÃO IV

«A Formação Matemática ao Longo da Carreira Profissional do Professor»

«A Formação Matemática ao Longo da Carreira Profissional do Professor»

António Borralho, Rui Espadeiro

«Projectos com Matemática: Sobre os Produtos de uma Experiência de Formação»

Arsélio Martins

«Formação de Professores de Matemática: Passado, Presente e que Futuro?»

Maria Helena Henriques, Conceição Almeida

«Um Modelo Pedagógico para o Ensino Activo da Matemática»

José Carlos Teixeira, Teresa Gaspar

«O Ensino do Tema “Funções” no 10.º Ano: Uma Experiência Pedagógica Inovadora»

Teresa Gaspar, José Carlos Teixeira

«A Formação Matemática ao Longo da Carreira Profissional do Professor» Conclusões

António Borralho, Rui Espadeiro