Encontro 2002

Encontro 2002, em Coimbra, sob o tema

«Actividades de investigação na aprendizagem da Matemática e na formação de professores»

Introdução 

João Pedro da Ponte, Conceição Costa, Ana Isabel Rosendo, Ema Maia, Nisa Figueiredo, Ana Filipa Dionísio

«Divagações sobre investigação matemática e o seu papel na aprendizagem da matemática»

Carlos Braumann

«A aula de matemática como espaço epistemológico forte»

Paulo Oliveira

«Investigações matemáticas e profissionais na formação de professores»

Lurdes Serrazina, Isabel Vale, Helena Fonseca

«O trabalho investigativo nas aprendizagens iniciais da matemática»

Cristina Martins, Ema Maia Hugo Menino, Isabel Rocha, Manuel Vara Pires

«Investigações matemáticas na aprendizagem do 2º ciclo do ensino básico ao ensino superior»

Leonor Santos, Joana Brocardo, Manuela Pires, Ana Isabel Rosendo

«A brincar... aprendemos matemática»

Alice Tinoco

«A calculadora no 1.º ciclo: Mero instrumento de verificação ou algo mais?»

Ema Mamede

«Abordagem dos numerais decimais no 1.º ciclo do ensino básico sustentada por actividades significativas de resolução de problemas»

Isabel Vizinho, Isabel Cabrita

«A bola de futebol como um importante aliado na aquisição de novos conhecimentos»

Elda Vieira Tramm

«Alunos/investigadores no ensino superior no séc. XIX»

Helmuth Maloneck, Jaime Carvalho e Silva, Teresa Costa

«O conhecimento didáctico e as atitudes de uma professora estagiária face à realização de actividades de investigação na aula de matemática»

Lina Brunheira

«Olha p’ro que eu digo mas não olhes p’ro que eu faço»

Lina Fonseca

«Do número ao sentido do número»

Graça Cebola

«A taxonomia SOLO e os níveis de van Hiele»

Mário Ceia

«Processos mentais associados ao pensamento matemático avançado: Visualização»

Conceição Costa

«A teoria da reificação de Anna Sfard: O caso das funções»

Ana Paula Mourão

«A construção do conhecimento matemático avançado: o caso do conceito de sucessão»

António Domingos