Encontro 1995

Ata do Encontro de 1995, que teve lugar no Luso, sob o tema

«Desenvolvimento profissional dos professores de Matemática: Que formação?»

 

PREFÁCIO

Cecília Monteiro, João Pedro da Ponte

 

I FORMAÇÃO INICIAL

«Frames for teaching»

Peter Gates

«Teoria/Prática na formação inicial de professores de Matemática na ESE de Lisboa»

Cristina Loureiro, Lurdes Serrazina

 

II CONCEPÇÕES E CONHECIMENTO PROFISSIONAL

«Conocimiento profesional del profesor de matemáticas: Conocimiento, creencias y contexto en relación a la noción de funcion»

Salvador Llinares

«Modelos de conhecimento do professor na aula de Matemática»

Fátima Guimarães

«A importância da pergunta do professor na aula de Matemática»

José Luís Menezes

«A resolução de problemas, o raciocínio e a comunicação matemática no 1.º ciclo do Ensino Básico»

Luciano Veia

«O saber dos professores: Usá-los apenas? Respeitá-lo e considerá-lo simplesmente?»

Manuel Joaquim Saraiva

«Psicogénese de um conceito e a sua história: Uma relação de paralelismo.»

Marina Rodrigues

 

III FORMAÇÃO CONTÍNUA

«In-service education as a contribution to the improvement of professional practice: Some insights into an Austrian in-service programme for mathematics teacher.»

Konrad Krainer

«Um programa de formação contínua de professores do 1.º Ciclo na área da Educação Matemática.»

Maria Isabel Rocha

«Perspectivas de desenvolvimento profissional de professores de Matemática.»

João Pedro da Ponte

 

IV ASPECTOS METODOLÓGICOS

«Estudos etnográficos em Educação Matemática: Implicações da análise de estudos realizados em Portugal»

João Filipe Matos