Projeto P3M

SEMINÁRIO PRÁTICAS PROFISSIONAIS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

15 e 16 de fevereiro de 2013, Anfiteatro do Instituto de Educação

Inscrição: Gratuita, até dia 8 de fevereiro, em P3M, com acesso antecipado aos textos do Seminário.

 

As recentes orientações curriculares para a disciplina de Matemática que se têm vindo a afirmar internacionalmente estabelecem objetivos desafiantes para a aprendizagem dos alunos. Contudo, também colocam desafios significativos às práticas dos professores, pelo que este projeto pretende estudar as práticas profissionais de professores de Matemática e as condições da sua transformação.

Este Seminário pretende dar a conhecer os trabalhos já realizados neste projeto – que incluem diversos estudos empíricos em salas de aula e também a produção de materiais multimédia para a formação de professores – e promover o seu cruzamento com perspetivas internacionais sobre o tema.

 

PROGRAMA

sexta-feira, 15 de fevereiro

11:00-11:30

Sessão de Abertura: Apresentação do projeto e do seminário

João Pedro da Ponte (coordenador do projeto, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa)

11:30-12:30

Conferência “Relações entre investigação académica e práticas letivas: Compreender, apoiar e transformar o ensino da Matemática”

Paola Sztajn (Univ. da Carolina do Norte, EUA) (Comentário de Ana Paula Canavarro, Univ. de Évora)

14:00-15:30

Painel “Áreas de problematização do projeto”

Participantes:

João Pedro da Ponte e Hélia Oliveira (Instituto de Educação, Universidade de Lisboa);

Luís Menezes, ESE de Viseu;

Dario Fiorentini (Univ. Estadual de Campinas);

Salvador Llinares (Univ. de Alicante);

Moderadora: Helena Martinho (Univ. do Minho)

15:30-17:00

Simpósio I

17:00-17:30

Pausa para café

17:30-18:30

Conferência: “Mirada profesional: Componente de las practicas profesionales del profesor de matemáticas”

Salvador Llinares (Universidade de Alicante, Espanha)

(Comentário de Rosa Ferreira, Universidade do Porto)

18:30 – 19:00

Momento musical e convívio

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

sábado, 16 de fevereiro

09:30-10:30

Conferência “Aprendizagem profissional e participação em comunidades investigativas”

Dario Fiorentini (Universidade Estadual de Campinas, Brasil)

(Comentário de Luís Menezes, ESE de Viseu)

10:30-11:00

Pausa para café

11:00-12:30

Conferência “Casos multimédia na formação de professores”

Hélia Oliveira (Instituto de Educação, Univ. Lisboa),

Ana Paula Canavarro (Univ. de Évora),

Luís Menezes (ESE de Viseu)

14:00-15:30

Simpósio II

15:30-17:15

Painel “Condições de mudança nas práticas profissionais dos professores de Matemática”

Participantes:

Lurdes Figueiral (presidente da APM);

João Almiro (Escola Secundária de Tondela);

Paola Sztajn (Universidade da Carolina do Norte);

Moderadora: Hélia Oliveira (Instituto de Educação, Universidade de Lisboa)

17:15-17:30

Encerramento